Como criar um Calendário de Publicações que Funciona ⋆ Like Marketing - Inteligência & estratégia digital.

Como criar um Calendário de Publicações que Funciona

calendário de publicações

E chegamos ao terceiro passo para você iniciar sua produção de conteúdo! Aqui vou falar de como criar um calendário de publicações.

Esse é o último post de uma série que te ensina por onde começar a produzir conteúdo como estratégia para atrair clientes e manter o relacionamento com os atuais.

Depois de entender para quem e o quê você vai falar, chega o momento de definir o… quando.

Vamos para a prática:

Montando o calendário

 

 

A primeira coisa que você deve fazer para desenvolver um calendário de publicações é criar uma tabela com os dias do mês:

Para isso você pode escolher um formato que ache mais fácil de usar. Aqui na Like nós usamos uma planilha do Excel e funciona super bem. Se você preferir, pode usar até mesmo um documento do Word, usando a função de tabelas. O importante é determinar um espaço onde você possa organizar o que será postado nas suas redes sociais durante o mês previamente.

Se você notar, nós separamos por abas os calendários de diferentes locais: temos a aba do Facebook, dos E-mails que serão enviados, do Blog, Youtube… cada um tem seu calendário.

Isso facilita a comunicação dos membros da equipe, melhora e otimiza a organização do conteúdo.

Cada coisa tem seu lugar.

 Como alimentar seu calendário

 

 

Se você já passou pela etapa da Definição de Persona e da construção da Linha Editorial, você já sabe no que seu público está interessado em ler, aprender e ouvir e também já definiu previamente os assuntos que serão abordados.

Parta para o Google, livros, materiais sobre seu setor e crie uma lista de referências: você pode compartilhar uma notícia relevante, criar um infográfico sobre ela ou mesmo unir duas referências para criar um super post de blog que irá atrair a atenção da sua persona.

Você pode até usar uma ferramenta que serve de fonte inesgotável de conteúdo: falo dela nesse post aqui.

Fazendo isso, seu calendário vai começar a ganhar vida:

 DICA!

 

À medida que você vai trabalhando nas publicações do mês, crie um esquema de cores para atualizar seu calendário, especialmente se ele for utilizado por mais de uma pessoa.

No nosso calendário, você pode notar 3 cores: preto, azul e amarelo. Cada uma significa uma etapa do post: o preto ainda não foi feito, o azul já está pronto e agendado e o amarelo está parcialmente feito (pode faltar texto ou imagem, por exemplo).

Isso mantém todo mundo informado sobre o andamento do calendário e também ajuda muito a organizar o que deve ser feito com maior urgência.

 

 

Qual a importância desse processo?

 

 

Nós usamos uma expressão aqui na agência que é a seguinte: “Não trabalhamos apagando incêndio”.

O que quer dizer?

Que não esperamos a casa pegar fogo para nos mexer! Nós tomamos as medidas necessárias para evitá-lo.

Com um calendário de publicações, podemos planejar e agir com semanas de antecedência: temos tempo para revisar, corrigir e melhorar o material antes de sua publicação.

Além disso, o calendário nos mostra claramente a distribuição do conteúdo que vamos abordar: fica muito fácil descobrir se estamos falando muito do mesmo assunto, ou utilizando o mesmo formato seguidamente.

O ideal é ter uma boa variedade para não cansar quem está consumindo aquele conteúdo.

Gostou?

Conseguiu entender como e porque criar um calendário de publicações?

Ah! Para te dar ainda mais ideias, desenvolvi um modelo de calendário já alimentado com formatos de posts que podem ser adaptados para qualquer pessoa ou negócio! Clique abaixo para começar sua produção de conteúdo inteligente:

Um beijo,