7 verdades sobre o Marketing Digital que todo empresário precisa saber ⋆ Like Marketing - Inteligência & estratégia digital.

7 verdades sobre o Marketing Digital que todo empresário precisa saber

Não, o seu negócio não precisa ser uma loja on-line para levar o Marketing Digital à sério.

Não tem escapatória, a tecnologia mudou nossas vidas por completo, e o marketing antigo não funciona mais.

Por isso o marketing digital é algo que toda empresa deve levar em consideração.

Mesmo as pequenas empresas devem estar conectadas e com foco na comunicação digital, pois é aí que estão os futuros clientes.

Se você ainda está um pouco perdido neste novo mundo digital cheio de informações e constantes inovações, então você precisa saber estas 7 verdades sobre o Marketing Digital que desvendamos para você.

    1. O jeito internauta de viver

O jeito internauta de viver pode ser chamado também de a “internetização das coisas”. É um fenômeno onde as coisas e acontecimentos mais corriqueiros do dia-a-dia podem ser publicados numa rede social e serem incríveis. Em outras palavras, os nossos celulares se transformaram em um poderoso diário pessoal, só que com acesso aberto (pode isso produção?). E a sua empresa está preparada para lidar com o jeito internauta de viver? Pensar no impacto que o seu produto ou serviço tem na vida dos seus clientes já é um começo.

   2. Micro-momentos

A maneira mais fácil de definir esta questão é relacionando ela com a compra por impulso. A portabilidade e acessibilidade do mundo das ofertas e lojas digitais para ser atrativo, devem ser super rápidas, ou seja, são micro-momentos. Funciona assim: você tem segundos para mostrar como a sua empresa pode suprir a necessidade do seu cliente, e com a internet, este cliente espera que você esteja presente 24h por dia onde quer que ele esteja.

    3.Celular é rei

O público não está atrás de seus computadores por apenas 30 minutos por dia. Pelo contrário, as pessoas tem passado cada vez mais tempo conectadas em seus dispositivos móveis à todo momento. Na verdade, 60% das pessoas acessam redes sociais, email e consultam sites na palma da sua mão, através dos celulares. Ainda não se convenceu? O Brasil é o terceiro País no mundo que fica mais tempo online no celular, sendo que esse número triplicou nos últimos 3 anos.

    4. Desenvolvimento de uma marca

A definição de marca para os marketeiros de plantão mudou. Uma vez marca apenas se referia a imprimir cartões de visita, ter um site com uma logo bem grande e criar uma boa impressão na fachada da empresa. Agora, uma marca é muito mais do que uma questão de harmonia de cores. Ela é a reputação, é o relacionamento com o cliente, ela é a maneira como você interage. Basta uma ação infeliz de um colaborador para o cliente errado, por exemplo, para talvez arruinar a imagem da empresa com tantos, ou mais, internautas que você já pensou em atingir.

    5. Fazendo as pessoas entrarem porta à dentro

De acordo com Edward James (CEO do Go Up), “Antes o SEO era mensurado pela quantidade de tráfico que se tinha em um site, marketeiros digitais fizeram sua fama fazendo as pessoas entrarem porta à dentro de uma empresa. Antes, o que acontecia depois que a pessoa entrava no site não era levado em conta. Agora as responsabilidades dos profissionais do marketing digital levaram o conceito de relacionamento com o cliente a um novo nível. Na verdade é bem mais do que fazer o cliente entrar porta à dentro, é monitorar a maneira que ele pensa e como se comporta durante o inteiro processo de decisão de compra.” O maior desafio do profissional de marketing não é concentrar as ações nos passos decisivos de compra do cliente, mas sim fazer com que a experiência de compra deste cliente seja tão boa que ele volte a comprar novamente e indique este produto ou serviço nas redes sociais ( leia mais sobre moeda social aqui).

    6. Aplicativos

Os aplicativos são os queridinhos do momento. Basta dar uma olhada rápida nos comerciais de TV, você vai ver que as empresas estão não somente ofertando seus produtos, mas também as facilidades e praticidades que seus aplicativos podem oferecer para seus clientes. A verdade é que muitos consumidores preferem baixar os aplicativos do que acessar o site das empresas. Os Apps vem roubando a cena! Talvez por serem mais rápidos, acumularem maior número de informação e  serem mais específicos. Ter um acesso para a sua empresa direto da tela do celular do seu cliente é realmente atrativo, não é?

    7. Transmissões ao vivo

Transmissões ao vivo estão crescendo cada vez mais nas redes sociais. E sabe porque? Porque vídeos conectam mais. Muitas empresas não deram a devida atenção às transmissões ao vivo, ao invés disso, trataram as lives como meras novidades que logo cairiam no esquecimento. Se você pensa assim, nunca subestime a vontade de um cliente de ver o que acontece nos bastidores. O marketing digital está sendo mais interativo do que nunca, e parte desta evolução vem do fervilhar de lives que aumenta a cada dia em todas redes sociais.

O marketing digital não é algo para ser ignorado se você quer ter sucesso no seu negócio. E se você ainda não começou, não existe mágica: Comece agora!

 

Este Post foi inspirado em Forbes.