Porque ter um BLOG no meu E-Commerce? ⋆ Like Marketing - Inteligência & estratégia digital.

Porque ter um BLOG no meu E-Commerce?

Essa é uma dúvida muito comum. Muitos empresários proprietários de lojas virtuais fazem essa pergunta: porque preciso ter um blog no meu e-commerce?

Ao efetuar uma estratégia de marketing digital onde o objetivo é obter visitantes no site, o blog é uma poderosa ferramenta de atração desses visitantes.

Isso porque o usuário da internet pode ser atraído por uma informação relevante sobre um assunto que ele tenha interesse, antes do que pelo próprio produto. E justamente as informações interessantes que o blog vai acrescentar na vida desse usuário é o que pode induzi-lo a comprar os produtos disponíveis na loja on-line.

CONTEÚDO => ATENÇÃO + INTERESSE + DESEJO = AÇÃO

Por exemplo, um e-commerce que vende produtos de decoração pode atrair muitos visitantes através de conteúdo sobre arquitetura de interiores. O usuário que navega na internet  ou nas redes sociais ao se deparar com uma bela imagem de uma sala decorada e um artigo chamado  “5 dicas para mudar a cara da sala de TV sem gastar muito”  provavelmente vai clicar nesse link se o interesse por decorar a casa estiver no seu radar!

E nesse momento, esse usuário estará a 1 segundo do próximo clique que o levará  a navegar pelas ofertas do seu site, já inspirado pelo artigo com fotos de uma sala nova!

Dessa forma, o conteúdo do blog tem o poder de chamar a atenção e despertar o interesse e o desejo do usuário, e como consequência provável: a AÇÃO, que nesse caso é o clique de compra do produto.

SEO – POSICIONAMENTO DO SITE

Mas não é só isso! Um site de loja virtual com páginas atualizáveis no formato de blog provavelmente vai estar melhor posicionado nos buscadores da internet, como o google.

E isso ocorre por várias razões:

  1.  os buscadores valorizam sites com atualizações periódicas
  2.  as palavras chaves contidas nos posts do blog fazem com que os sites sejam encontrados pelos usuários
  3.  blogs com conteúdo interessante pode um numero maior de acessos ao site, o que o torna mais relevantes para os buscadores que os e-commerces sem blog
  4.  o usuário tende a ficar mais tempo navegando em um site com blog, pois se encanta por textos e imagens interessantes e os buscadores valorizam sites com maior tempo de permanência do usuário, privilegiando novamente o seu posicionamento.
  5. o conteúdo dos posts de um blog são mais facilmente compartilháveis pelos usuários do que produtos e ofertas, gerando links clicáveis em redes sociais e outros sites como referência, colaborando para aumentar a relevância nos buscadores.

NÃO COMETA ESSE ERRO

A loja virtual e o blog não devem estar acomodadas em domínios diferentes, e esse é equívoco comum, cometido por gestores de e-commerces.  É bom lembrar que o SEO ou posicionamento do site considera a raíz do domínio para contabilizar os acessos. Dessa forma, o ideal é manter todas as atividades da empresa, conteúdo e venda, sob um mesmo domínio de site.

CONTEÚDO PARA E-COMMERCE

Quanto mais relevante e interessante for o conteúdo dos posts do blog, maior as chances do seu e-commerce chamar a atenção dos usuários, fixar-se entre os seus favoritos. Maiores serão as chances de posicionamento nos sites de busca  e consequentemente maiores as chances de vender os produtos contidos nele!!!

REDES SOCIAIS + REMARKETING

Se vc tiver um blog no seu e-commerce recheados de conteúdos lindos e interessantes, você pode criar uma postagem com esse artigo nas redes sociais, principalmente no Facebook.

Uma excelente headline (ou título), se bem atrativa  pode fazer com que o público da sua fanpage clique no seu blog para ler o conteúdo do post e isso vai gerar mais acessos! Mas vc pode fazer melhor ainda: é possível patrocinar essa postagem do link do seu blog no facebook e multiplicar os acessos rapidamente, pois os cliques no os cliques para ler o post vão aumentar ainda mais!

O remarketing é um técnica que permite  a criação de novos anúncios para todos os usuários que entraram em um pagina do seu site, através da instalação de tags que identificam esse usuário. Os novos anúncios para quem já teve contato com algum conteúdo específico do seu site pode ser feito tanto no Google quanto no Facebook, e aumentam muito a probabilidade de inscrição em uma lista de cadastros para iniciar um relacionamento por e-mail ou mesmo a conversão em um venda de produtos.

Então a mágica acontece assim:

 

Duvidas?

Deixa sua pergunta nos comentários que vou ter prazer em responder!

Beijocas

Ah, eu fiz um vídeo sobre isso também, assiste aí!!