Como fazer Facebook Live do desktop ⋆ Like Marketing - Inteligência & estratégia digital.

 Usando o Facebook ao vivo a partir do seu ambiente de trabalho abre um novo mundo de possibilidades para divulgação de uma empresa. Sim, isso mesmo! Agora é possível fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook, as chamadas Lives, usando o desktop!

 Para isso, basta usar um software gratuito chamado OBS Studio, e nesse post vamos mostrar como fazer isso passo a passo!

 #1: Instalar OBS Estúdio

 OBS é um software livre que permite compartilhar seletivamente aplicativos em seu ambiente de trabalho e criar um vídeo sobreposto usando um sistema de live-streaming. Se você já tem o OBS instalado, você pode pular para a etapa #2.

 Para começar, visite o site da OBS e baixe a última versão do OBS Studio que roda em Windows, Mac OS X, e Linux.

 Uma vez baixado, vá para o arquivo OBS para instalar o programa. Se você estiver executando o Windows, escolha Executar como Administrador para evitar problemas com permissões ao instalar.

 

Clique para concluir a instalação OBS no seu computador.

 #2: Configurar a sua cena

 Uma vez instalado, você precisa configurar a cena que pretende mostrar em sua Live. O OBS permite controlar as telas mostradas, seus tamanhos, o áudio e muito mais.

 Vamos demonstrar uma configuração de cena única.

 Quando você abre OBS pela primeira vez, uma nova cena em branco aparece na tela. Na parte inferior do OBS, estão os ícones  das principais ferramentas: cenas, fontes e mixer.

 À direita, ficam as configurações e ferramentas.

 

Se você está transmitindo vídeo ao vivo, você pode alternar as cenas, dependendo do que você deseja exibir para o seu público.

 Agora, você precisa adicionar fontes de áudio e vídeo para sua cena.

Neste exemplo, as fontes serão um microfone, a webcam e a janela de navegador.

Clique no botão + na caixa para adicionar uma nova fonte.

 

Comece adicionando a janela do navegador. Clique no botão + e escolha capturar janela.

 Em seguida, escolha a janela que você deseja compartilhar. Neste exemplo, escolha chrome.exe para exibir o navegador.

 

Siga os mesmos passos para adicionar a webcam.

Clique no botão + e escolha Dispositivo de captura de vídeo.

 Se você quiser personalizar as definições da webcam, role para baixo para ver todas as suas opções. Para este exemplo, deixamos definidos os padrões.

Selecione e clique em OK.

Por último, adicione o microfone clicando no botão + e selecionando Áudio Captura de entrada.

Escolha o seu microfone a partir do menu drop-down e clique em OK.

 Nota: Se você estiver usando um microfone e webcam, você poderá ver vários canais de áudio. Então você deve desativar o áudio da webcam, como mostrado aqui.

Agora, configurar a visão que público terá durante a sua Live. Arraste e redimensione as janelas em sua cena de acordo com a configuração que desejar.

 

Sua cena foi definida. OBS irá salvar sua configuração para que fique disponível sempre que você abrir o software futuramente.

 #3: Otimizar Configurações OBS para a Live no Facebook

 Configure sua Live no OBS.

 O Facebook Live suporta configurações máximas de saída de vídeo. Se você usar imagens em alta qualidade, pode ficar travando ou ser rejeitada pelo Facebook. Clique no botão Configurações no canto inferior direito.

 

 Nota: Se você deseja salvar a transmissão no seu computador, você pode querer definir o formato de gravação como mp4.

 A próxima configuração é o Vídeo. Defina a resolução e FPS (quadros por segundo). Sua resolução não deve ser maior que 1280 x 720 e seu FPS deve ser não mais do que 30.

 #4: Inicie a Live

 Uma vez definidas as configurações de vídeo e saída no OBS, você terá que adicionar uma chave de transmissão ao vivo no OBS para conectá-lo ao Facebook.

 Para obter a sua chave você precisa iniciar uma nova LIVE na sua fanpage. Abra a página, clique em Ferramentas de publicação, e em seguida vídeos. A partir daqui, você verá um botão + Live.

 Clicando no botão LIVE transmitir ao vivo, abrirá uma caixa de diálogo semelhante à mostrada abaixo. Copie a chave e volte para a janela do OBS. Não feche o Facebook.

 Nota: Este código só funciona por 90 minutos e é necessário um novo código para cada nova transmissão.

No OBS, clique em Configurações e clique na opção Stream. Escolha Facebook LIVE e cole a chave na caixa de Key Stream. Clique em OK.

 

 #5: Visualizando e testando a tela da Transmissão ao vivo

 Antes de entrar no ar, você deve visualizar a tela usando as ferramentas de publicação do Facebook que você deixou aberta anteriormente. Teste o vídeo e áudio para garantir que não haja problemas com a imagem e som.

 Nota: Não utilize caixas de som, use fones de ouvido para evitar retorno do áudio.

 Se estiver tudo certo, inicie a transmissão ao vivo clicando em Start  no canto inferior direito da OBS Studio. Se você quiser gravar o vídeo da transmissão, clique no botão Iniciar gravação ao iniciar a transmissão.

 Volte para as ferramentas de publicação do Facebook anteriormente deixadas em aberto e clique no botão azul Preview.

 A partir daqui, você estará vendo a pré-visualização do vídeo. Você também pode escrever sua atualização e colocar um título na sua LIVE. Quando estiver pronto, clique no botão azul Go Live ou iniciar transmissão.

 Mantenha as ferramentas de publicação abertas enquanto você estiver transmitindo. Para finalizar a transmissão volte às ferramentas e clique no botão End ou Encerrar.

Se tiver problemas de travamento, use um cabo de rede em vez da rede Wi-Fi.

 Nesta tela, você não será capaz de ver os comentários ao vivo. Mas existem algumas soluções para garantir que você não perca os comentários da sua Live.

 #6: Moderando comentários  enquanto transmite a LIVE

 Para se conectar com o público, é importante responder aos comentários ao vivo. É possível ver os comentários ao vivo em seu desktop ou smartphone.

>> Ver os comentários no computador

 Para ver os comentários no computador, basta abrir uma nova guia e ir para a sua fanpage. Encontre o vídeo ao vivo em execução na sua página e clique sobre as palavras “Clique para saber mais”, que está escrito em branco e às vezes pode ser difícil de encontrar.

 Uma janela de sobreposição se abre e mostra os comentários.

 Ler os comentários na área de trabalho funciona bem se você tiver dois ou mais monitores. Se você tem um monitor, a leitura dos comentários pode ficar difícil.

>> Acessar os comentários em um dispositivo móvel:

 Sua outra opção é ver os comentários no seu dispositivo móvel. Para fazer isso, abra o aplicativo do Facebook e acesse sua Fanpage e veja os comentários.

 Lembre-se que ler os comentários no smartphone ou tablet sobre a mesa você vai ficar olhando para baixo em seu vídeo. O ideal é usar um tripé para posicionar seu dispositivo móvel na altura dos olhos e paralelo com a webcam.

 O ideal é testar essas duas opções de monitoramento aos comentários e ver qual é mais fácil para você. O importante é garantir que você leia e responda aos comentários ao vivo. Essa é uma das razões que a LIVE funciona tão bem para criar conexão com o público e fazer crescer o seu negócio.

 Poder transmitir a tela do computador e outras informações durante uma transmissão ao vivo é uma virada de jogo e com certeza uma diferenciação para empresas que decidirem usar essa ferramenta. O OBS oferece a capacidade para mostrar produtos, ensinar, compartilhar mídia, e muito mais.

 Espero que seja útil!

Um beijo


Rejane & Equipe Like Marketing

(Fonte: http://www.socialmediaexaminer.com/how-to-use-facebook-live-from-your-desktop-without-costly-software/?utm_campaign=New&utm_medium=PinterestPage&utm_source=Pinterest)