4 DICAS de como ser produtivo no trabalho ⋆ Like Marketing - Inteligência & estratégia digital.

4 DICAS de como ser produtivo no trabalho

ser produtivo no trabalho

Ser produtivo no trabalho é uma missão difícil nos tempos atuais, pois somos expostos a muitas distrações durante o dia.

Memes, mensagens com links que te levam para o submundo da internet, e-mails, conversas paralelas, notificações e mais notificações. Todas as forças querendo tirar o foco da tarefa que você deveria estar fazendo.

Inclusive este post pode ser uma. 🙂 Espero que te ajude de alguma forma para ser produtivo no trabalho com as dicas práticas a seguir:

1. Desligue todas as notificações

Você deve estar pensando: como assim? Como vou saber que alguém mandou uma mensagem, um cliente precisa de uma resposta, ou aquela brusinha que comprei está chegando? Não importa o dispositivo, computador ou celular, qualquer tipo de notificação tira o foco da atividade que você está executando naquele momento e te deixar longe de ser produtivo no trabalho.

O mindset ensinado aqui é que você fique no comando e após a finalização de uma tarefa, no ócio criativo, na pausa para o café, você faz o check nas suas notificações. Dessa forma você não será interrompido subitamente e seu trabalho será mais produtivo.

2. Não seja multitarefa

Em um ambiente de trabalho dinâmico, onde muitas coisas acontecem no mesmo tempo, somos levados a ser multitarefa. Se posso enviar uma mensagem, pagar minha fatura do cartão e ao mesmo tempo criar o layout para o projeto, porque não fazer?

O problema é que no final do dia ao invés de ter poucas tarefas completas, você terá várias tarefas incompletas. Além disso, a possibilidade de você cometer um erro aumenta muito, pois você tem que dividir a atenção em várias tarefas. E quando perceber o dia passou e você não foi tão produtivo. Lembre se, o projeto atrasa no primeiro dia.

3. Faça pausas estratégicas

Se você sentir que está trocando de tarefas a todo momento significa que você está se sentindo cansado, desfocado, entendiado, e talvez esse seja um bom momento para pausar, pegar um café, checar suas notificações, se distrair um pouco e recarregar as energias fechando o olho por um momento.

Alguns minutos de pausa podem fazer toda a diferença em ser produtivo trabalho. 

Tenha uma PAUSA REFLEXIVA agora, leia esse texto!

4. Identifique padrões

Estar atento ao jeito que seu corpo funciona, horários de maior produtividade, itens que te distrai, podem te ajudar a planejar melhor o seu dia.

Para entender o seu comportamento, sugiro utilizar uma ferramenta que se chama Rescue Time, ela analisa e te mostra em quais apps e sites você está gastando seu tempo. Dessa forma você consegue fazer os ajustes necessários na sua rotina para ser mais produtivo no trabalho.

Conclusão para ser produtivo no trabalho:

Ser produtivo está relacionado a capacidade que você tem de gerenciar e adequar sua rotina de modo que você produza mais com menos tempo.

Espero que esse post ajude você a ter atitudes mais produtivas no ambiente de trabalho.