Conteúdo inteligente: o que é e como fazer?

Quer fazer conteúdo inteligente? Em primeiro lugar, você precisa entender esse conceito. Continue até o final deste artigo se quiser compreender o que faz um conteúdo de fato inteligente.

O primeiro mandamento do conteúdo inteligente é que ele deve interessar a quem lê. Pode ser que você tenha objetivos distintos, desde atrair um visitante para o seu site até vender o seu produto.

Independente disso, se o seu conteúdo não interessar ao receptor, ele simplesmente não tem valor.

Seja por meio de vídeos, imagens, textos, redes sociais, mensagens diretas… Se esses conteúdos não interessam a quem está recebendo, eles simplesmente não estão cumprindo com o seu objetivo.

Leia também: 3 técnicas para divulgar sua marca nas redes sociais

De que o conteúdo inteligente é capaz

Existem muitas razões pelas quais você pode produzir conteúdos. Os objetivos mais comuns são:

  • Educar;
  • Divertir;
  • Emocionar;
  • Ensinar.

Se o seu conteúdo consegue cumprir todas essas funções, é um bom sinal. Isso significa que seu conteúdo é capaz de atrair o seu público e reter a atenção durante o maior tempo possível.

Quanto mais a sua audiência amar e compartilhar o seu conteúdo, mais certeiro ele é.

O conteúdo inteligente, inclusive, é direcionado para um público bem definido e é capaz de chegar a esse público. Quando a pessoa que tem o perfil desejado pela sua marca tem contato com esse conteúdo, ela é conduzida por essa mensagem a tomar uma ação específica.

Se o objetivo for vender, o conteúdo vende o produto certo para a pessoa certa.

Então, como produzir conteúdo inteligente?

Produzir conteúdo que atenda ao seu objetivo enquanto supre uma necessidade do seu público – pode ser desde função utilitária até de entretenimento – depende de uma estratégia.

Você precisa entender quem é o seu público-alvo e a sua persona, e definir a melhor maneira de fazer a comunicação com essa pessoa. Com quem você está falando? Em que momento ela vai receber essa mensagem? Por qual meio? Qual problema seu conteúdo vai solucionar?

Sem uma estratégia de conteúdo bem definida, você vai perder tempo e dinheiro. Afinal, os conteúdos produzidos provavelmente não serão úteis para o seu próprio objetivo nem mesmo para o público-alvo do produto, serviço ou negócio.

Eu sei da dificuldade que é começar a produzir conteúdo sem saber elaborar uma estratégia. Até você acertar a sua forma de chegar ao público, o investimento em conteúdos que não são úteis é alto. Então, como otimizar os recursos humanos e materiais?

Foi pensando nisso que estruturei o curso Criadores de Conteúdo. Um grupo de 12 pessoas participa de 6 encontros, online e ao vivo, por meio de uma plataforma em que todos podem se ver e ouvir, como uma verdadeira sala de aula.

Todos os vídeos ficam disponíveis na área de membros e podem ser acessados a qualquer momento pelos alunos. Além disso, os participantes têm acesso a um grupo exclusivo de whatsapp para trocar ideias e tirar dúvidas.

Para saber mais sobre conteúdo inteligente e sobre meu curso, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Quer produzir conteúdo inteligente? Inscreva-se aqui.

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.
Fechar Menu