Como criar uma linha editorial para seu conteúdo?

Criar uma linha editorial é fundamental para definir quais conteúdos serão produzidos para cada cliente. Este é um passo após definir persona e público alvo. Se você não sabe como fazer, confira neste post.

É importante que, antes de tudo, você defina a sua persona e o público alvo. O conteúdo deve ser de alto interesse da sua persona. Quando não é assim, provavelmente você está perdendo recursos humanos e financeiros na hora de produzir conteúdo.

Para alcançar os objetivos que a sua marca precisa, após estudar muito bem a persona, é preciso criar uma linha editorial. Reflita sobre como a sua marca pode contribuir para que a persona saia da ignorância em algum assunto relevante para ela.

O que a marca oferece X Interesse da persona

O primeiro passo para criar uma linha editorial é cruzar interesses. Faça o levantamento dos produtos e serviços que a sua marca oferece e quais são os principais interesses dos clientes.

Listar os produtos e serviços pode parecer a parte mais tranquila, porém, é preciso que fique bem detalhado e especificado o que cada um deles oferece ao cliente. Se a academia oferece “atividades físicas”, você precisa enumerar uma por uma: dança, natação, luta, musculação e qualquer outra que exista.

A partir dessas atividades, você precisa focar em dúvidas prováveis e reais dos seus clientes. Afinal, se alguém está comprando de você, é porque o seu produto ou serviço está resolvendo uma demanda que aquela pessoa tem. Não esqueça disso!

Essa percepção de dúvidas você pode listar com base naquilo que já ouve dos seus clientes ou mesmo realizando uma pesquisa simples.

Em uma academia, alguns dos assuntos mais interessantes para postar podem ser:

  • Como ganhar massa muscular?
  • O que comer antes do treino?
  • Quais alimentos prejudicam a perda de gordura?
  • Quais os melhores exercícios para tonificar o abdômen?
  • Adolescente pode fazer musculação?
  • Quais os benefícios do treino HIIT?

Esses são alguns exemplos de assuntos que podem ser abordados tanto nos blogs como nas redes sociais que serão alimentadas com esse conteúdo.

Como definir a frequência dos posts?

Quem não é visto não é lembrado. Por isso é tão importante manter uma regularidade das postagens. Mas, quantas vezes por semana postar?

Bem, talvez a pergunta não seja essa, mas sim o que postar em cada dia da semana. É provável que você precise postar todos os dias da semana. O segredo é saber qual o conteúdo mais recomendado para cada dia.

Dentro daquilo que a marca oferece, entre os produtos e os serviços, ao cruzar com os interesses da persona, você pode criar as categorias de conteúdos. De volta ao exemplo da academia, pode usar categorias como:

  • Motivacional – dicas de beleza, autoestima, força de vontade para treinar;
  • Alimentação – receitas, o que comer ou deixar de comer;
  • Atividades físicas – treino de musculação, treino funcional, dança.

Este é um exemplo simples. A partir disso, é possível descrever o que será escrito ou falado sobre cada um desses itens. O próximo passo será criar um calendário de conteúdos, por isso, continue no blog para saber mais.

Espero ajudar você a criar a linha editorial para seu conteúdo a partir dessa dica!

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.
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