Como identificar micro influenciadores digitais?

Identificar micro influenciadores digitais tornou-se uma necessidade para muitas marcas, produtos e serviços.

Acontece que por ser um mercado muito novo ainda é difícil ter clareza sobre qual o melhor negócio na hora de fechar uma parceria.

Usar a imagem de profissionais que costumam estar em alta na mídia não é novidade. É assim que muitas marcas trabalham há anos, normalmente com os macro influenciadores.

São artistas, atletas olímpicos, entre outros profissionais que vendem a sua influência em propagandas para diversos meios, desde os impressos, televisivos e agora pela internet.

A pulverização do acesso aos meios digitais proporcionada pelas redes sociais mudou essa realidade. Hoje, são diversos os nichos que podem contar com micro influenciadores para alavancar os seus resultados.

Se há 10 anos usar a influência de uma pessoa era privilégio de grandes marcas, hoje a história é bem diferente. Mas, fica a dúvida:

Como escolher esse micro influenciador?

Popularidade X Influência

Para decidir por qual micro influenciador contratar, o primeiro passo é ter clareza sobre o que é popularidade e o que é ter influência. Vamos combinar: se o seu interesse está em números, talvez seja mais interessante um anúncio em jornal, rádio ou TV local.

Como o interesse é divulgar para as pessoas certas – aquelas que são contempladas pelo seu produto ou serviço – a qualidade desse influenciador é essencial.

Sabe aquelas pessoas cheias de amigos, que todo mundo adora, mas que nem sempre influencia alguém a tomar uma decisão? Esse perfil não é o mais interessante.

O objetivo de fazer parceria com um influenciador é que a audiência dele sinta vontade de comprar da sua marca, elevando a percepção de valor e associando a imagem desse influenciador à sua própria imagem.

Ou seja, além do número de seguidores, existem outras variáveis que você precisa considerar.

A relação de um influenciador com a marca

É importante observar o perfil e o estilo de um influenciador.

Um atleta tem muito mais propriedade para recomendar um suplemento, um tênis de corrida ou qualquer outro acessório que envolva a prática esportiva.

Além de transferir a sua autoridade ao produto, esse influenciador já conta com uma audiência que está interessada no uso consumo de tal item.

É esse o ponto central que deve ser avaliado. Como a personalidade foi construída, e se no conteúdo está clara a forma como ela influencia por meio do que faz.

Assim é possível entender como age a audiência desse influenciador e se de fato é um público que faz sentido para o seu produto ou serviço.

Seguidores e interações

Faça o paralelo entre o número de seguidores que o influenciador tem e também das interações que as suas postagens conseguem.

Imagine um influenciador que tem muitos seguidores, os posts até são bastante curtidos, porém, seu perfil não tem muitos comentários. Desconfie! Pode ser que esse perfil:

  • Não tenha um grande poder de influenciar pessoas;
  • Tenha curtidas compradas, ou seja, seguidores fantasma.

Leia também: 5 dicas para reciclar conteúdo de forma fácil

Como saber se as curtidas são verdadeiras?

Para saber se vale a pena  contratar esse influenciador, é preciso fazer uma análise do perfil mais a fundo. Além do número de seguidores e interações, verifique se esses seguidores de fato são interessantes para a sua marca.

Veja quais são os comentários que aparecem no Instagram, no Facebook e no Instagram dessa pessoa.

Também vale a pena analisar alguns perfis dos seguidores desse influenciador para descobrir se o seu produto ou serviço diz respeito diretamente a eles.

Veja o que esses seguidores postam, quais outras marcas seguem, se relatam alguma dificuldade relacionada…

Dá trabalho? Dá, sim. Mas, aumenta muito as chances de você acertar ao fazer uma parceria.

Não esqueça de fazer a comparação desse influenciador com outros que também possam ser interessantes!

Eu espero que este artigo ajude você a identificar microinfluenciadores digitais.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Convido você a se inscrever para saber primeiro sobre o curso Criadores de Conteúdo. Se você deseja criar conteúdo inteligente e encantador, inscreva-se aqui.

Espero por você!

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

rejane-toig

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.
Fechar Menu