Vale a pena usar automação de Instagram?

Usar automação de Instagram virou uma prática recorrente entre perfis de influenciadores, afiliados e empresas de marketing digital. É uma maneira de fazer o perfil ser notado pela audiência.

Sim, eu, Rejane Toigo também utilizo em meu perfil e para os perfis que gerenciamos em nossa empresa Like Marketing.

Acredito que a automação representa uma grande oportunidade para você se conectar de maneira mais fácil com a sua audiência. Mas, atenção: é preciso saber configurar a ferramenta e contar com o famoso bom senso.

Como usar automação de Instagram

Automação de Instagram é uma plataforma responsável por fazer o seu perfil seguir outros perfis, curtir e comentar posts. Quando contratei essa plataforma – no meu caso, uso o Gerenciagram – o objetivo era acelerar uma prática que eu já fazia manualmente.

Afinal, se não seguimos ninguém e não interagimos, não somos vistos!

No entanto, antes de contratar uma ferramenta dessa, é preciso que você entenda quem é o seu público. Essa informação é fundamental para você direcionar a ferramenta para seguir, curtir e comentar os perfis que realmente interessam para o seu negócio.

Comentários em posts X Mensagens automáticas

A ferramenta possibilita que você deixe comentários automáticos em posts. Eu não uso essa função e nem recomendo. Imagine que você programa um comentário bem genérico e ele aparece em um post fora de contexto.

Exemplo: um “parabéns” onde a pessoa relata sobre alguma perda que teve.

Enquanto isso, as mensagens automáticas representam uma oportunidade para quem sabe usar.

Evite fazer um texto gigante oferecendo seu produto ou serviço logo de cara para quem acabou de te seguir! Que tal instigar o novo seguidor com uma pergunta?

Eu, por exemplo, gosto de perguntar se esse novo seguidor já conhece meu canal do YouTube. Se ele diz que sim, eu mesma envio uma nova mensagem agradecendo e pedindo uma sugestão de tema.

Quem diz que não, também envio na sequência o link do canal do YouTube como convite para seguir.

Nada substitui o conteúdo

Eu acredito na automação do Instagram como um meio de impulsionar o perfil. Mas, acredite: nada substitui o conteúdo.

Se você configura a automação para seguir o perfil de público que te interessa e esse público não se sente contemplado pelo seu conteúdo, não adianta. Essas pessoas não vão ver valor e, por isso, não vão seguir de volta, muito menos interagir.

Lembre-se que a automação tem como objetivo trazer ao seu negócio seguidores reais. É por isso que os resultados não acontecem do dia para a noite, mas eles chegam. Presenciei diversos perfis que cresceram com a ajuda da automação.

Então, recomendo que contratar um serviço de automação ocorra após você trabalhar os três pilares do seu conteúdo: persona, linha editorial e cronograma. Não há robô que faça milagre. Conteúdo é fundamental.

Espero ter esclarecido sobre como a automação de Instagram ajuda seu perfil a crescer. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.
Fechar Menu