Os três pilares para você fazer conteúdo encantador

Você quer fazer conteúdo encantador e não sabe por onde começar? Então, vai gostar de conhecer os três pilares do conteúdo que conecta de verdade!

Muito mais do que entregar um conteúdo cheio de valor para a sua audiência, esse método ajuda você a organizar sua produção e ter uma visão ampla daquilo que é realizado.

Leia até o final para entender como trabalhamos o conteúdo encantador aqui na Like Marketing.

Primeiro pilar: sua persona

Você deve sempre ter em mente que o conteúdo produzido deve interessar mais ao seu cliente do que à sua empresa. Sabe aquele amigo chato que só fala de si mesmo o tempo inteiro? Se você não quer ser visto assim pela sua audiência, estude sua persona.

Já falei neste artigo sobre a diferença de persona e público alvo. Saber apenas gênero, idade e localização é muito pouco para criar um conteúdo de valor.

Vamos pegar como exemplo duas mulheres de 30 anos vivendo em um mesmo bairro.

  • A primeira deixou a faculdade para casar há 10 anos. Hoje tem dois filhos, e busca no trabalho de artesanato uma renda para seus gastos pessoais;
  • A segunda é solteira, vive só, tem pós-graduação e busca no trabalho de marketing digital a ascensão como profissional e melhoria da renda.

Você percebe que o estilo de vida muda todo o nicho de interesse? Essas mulheres, apesar de terem em comum a idade e a localização, provavelmente não compram as mesmas roupas, os mesmos carros e os mesmos cursos.

Conheça a fundo o seu cliente ideal. Pesquise as páginas que ele curte e as pessoas que ele segue. Este é o primeiro pilar da produção de conteúdo encantador.

Segundo pilar: linha editorial

Agora que você definiu a sua persona, hora de definir o conteúdo que você vai entregar. A linha editorial inclui os temas que são do interesse da sua persona e que tem relação com o produto ou serviço da sua marca.

Tenha em mente os principais benefícios daquilo que você vende. O que a sua persona ganha ao seguir o seu perfil? E depois de comprar o seu produto?

Liste em uma planilha esses assuntos. Uma academia pode trabalhar com diferentes assuntos que cabem em sua linha editorial:

  • Informativo (sobre alimentação e efeitos dos exercícios);
  • Motivacional (dicas de autoestima e beleza);
  • Propaganda (tipos de treino e planos que oferece) são apenas algumas.

Para saber mais, leia este post sobre como criar uma linha editorial. Este é o segundo pilar da produção de conteúdo encantador.

Terceiro pilar: calendário de publicações

Você já sabe o que sua persona quer e aquilo que vai entregar. Hora de distribuir seu conteúdo!

Aqui na Like Marketing, fazemos esse planejamento das publicações antes mesmo do mês iniciar. Assim, conseguimos distribuir os posts de maneira equilibrada e constante.

Por exemplo, não é interessante todos os posts de uma semana serem motivacionais e na outra todos informativos. É preciso balancear: um informativo, um motivacional, outro para divulgar serviço… E por aí vai. Nada de feed repetitivo!

É importante entender que esse calendário não deve servir para engessar a sua distribuição de conteúdo.

Existem assuntos que precisam ser abordados na hora devido ao timing. Quando entender que vale a pena postar sobre algo no mesmo dia, não hesite. Desde que seja a exceção, é claro… Se você deixar para pensar o post sempre no dia que deve rodar, a chance da qualidade cair é bem maior.

Para saber mais sobre calendário de publicações, dá uma espiada neste artigo aqui do blog.

Quer saber mais? Assista minha palestra no Afiliados Brasil

Sim, eu sou uma das palestrantes confirmadas do evento Afiliados Brasil. No dia 31 de maio, às 18 horas, subo no palco do auditório II para falar sobre “Neuroconteúdo –
Como fazer conteúdo que conecta”.

Você pode saber mais sobre a palestra neste link e fazer sua inscrição agora mesmo para participar do evento. Entre os dias 30 de maio e 1 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Não perca essa oportunidade de adquirir mais conhecimentos para evoluir o seu negócio.

Lembre-se: Deus ajuda quem senta e estuda!

Eu espero que este artigo seja útil para entender os três pilares para você fazer conteúdo encantador.

Até a próxima!

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.
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