Automação de marketing: multiplique seus resultados sem contratar novos vendedores

Você sabe por que a automação de marketing é importante para sua empresa?

Por meio de ferramentas de automação, você pode atrair público qualificado para o seu site ou loja virtual sem que essas pessoas sejam abordadas por um vendedor.

Se você não sabe o que é automação de marketing, ou já ouviu falar mas nunca compreendeu em profundidade, continue até o final deste artigo.

Vou explicar com detalhes como a automação de marketing ajuda a sua empresa a diminuir o custo de aquisição por cliente – CAC.

O que faz a automação de marketing?

Você já percebeu que alguns sites pedem que você dê permissão para enviar notificações?

Esta é apenas uma das funções da automação de marketing. Entre as principais funções que você pode configurar, estão:

  • Envio de e-mails;
  • Respostas automáticas por chats e e-mails;
  • Controle do posicionamento do site no Google;
  • Envio de notificações.

Essas funções podem ser engrenadas para captar ainda mais pessoas interessadas no seu negócio descubram os seus conteúdos.

Isso mesmo! O conteúdo é um dos pilares da automação de marketing. A produção de conteúdos de qualidade é essencial para atrair o público. Por outro lado, é com a automação que você mede o interesse do público nos seus conteúdos.

Ou seja, marketing de conteúdo e automação se complementam.

Leia também: Mitos sobre inbound marketing que você precisa esquecer

Como usar automação de marketing?

A automação de marketing usa os seus conteúdos para atrair pessoas qualificadas para o seu negócio. Assim, elas transitam pelo seu funil de vendas – o que do ponto de vista dos clientes podemos chamar de jornada de compra.

Quando a pessoa faz um cadastro na sua base, ela inicia um relacionamento com a sua empresa. Seja deixar um e-mail em troca de um e-book ou entrar em um grupo de ajuda do whatsapp.

Nesse processo, chamamos essa pessoa e seus dados para contato de lead. Estamos falando de um prospect, ou cliente em potencial da sua empresa. Quando ele faz o cadastro, essa base é gerenciada pela automação de marketing.

Por meio da automação, é possível mapear cada passo do cliente nessa jornada e tornar os processos mais previsíveis. Também é interessante fazer testes A/B. Por exemplo: dividir a lista de e-mail pela metade, onde 50% recebe um texto e outros 50% recebem outro texto.

Sempre com o mesmo objetivo (venda ou contato), você testa qual modelo estrutural de e-mail traz mais resultados.

Se a sua empresa trabalha com vendedores diretos, saiba que a automação ajuda muito no trabalho desses profissionais. Quando eles fizerem contato com os potenciais clientes, estarão munidos das informações fornecidas pelas ferramentas e têm mais chances de fechar as vendas.

No Brasil, existem duas ferramentas de automação bem completas: a RD Station e o Leadlovers. Aqui na Like Marketing, utilizamos o RD Station para gerenciar os projetos da empresa e também de nossos clientes.

Dúvidas esclarecidas? Espero que a automação de marketing ajude a gerar ainda mais lucros para o seu negócio.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.
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