8 habilidades do social media indispensáveis para o sucesso

Você conhece as habilidades do social media de sucesso?

Ganhar dinheiro fazendo gestão de redes sociais é o desejo de diversos profissionais. Em especial, dos profissionais envolvidos com comunicação e marketing.

Trabalhar como social media oferece um mundo de possibilidades, mas também traz inúmeros desafios para quem faz essa escolha. Apesar de ser uma trajetória repleta de aprendizados, erros e acertos, é preciso saber se você tem o perfil necessário para exercer a função.

Por que precisei selecionar muitos profissionais para a Like Marketing, sei bem quais as habilidades do social media que são necessárias para que a pessoa tenha êxito nessa atividade.

Continue até o final do artigo para descobrir se você tem o que é necessário para ser um gestor de mídias sociais.

1. Dominar a língua portuguesa

Escrever com clareza e coesão é a base do trabalho do social media. Não dá para confiar simplesmente nos corretores gramaticais. Muitas vezes, essas ferramentas não identificam o contexto da frase que faz palavras “mas” e “mais” trocarem todo o sentido.

Então, se você tem problemas com a língua portuguesa, confunde alguns verbos e não consegue estruturar bem um texto, pense bem antes de se lançar como social media.

2. Curiosidade

Para escrever, é preciso pesquisar. E muito! O bom social media é aquele profissional que não fica contente com uma única fonte. Ele sempre busca além, compara as informações e assim estrutura seus textos de forma diferente daquilo que é feito.

3. Criatividade

Ser criativo não é uma habilidade inata. Você pode desenvolvê-la. E deve, caso queira trabalhar como social media. O bom profissional dessa área jamais copia na íntegra um conteúdo, mas sim pega como referência e enriquece antes de publicar.

Quer saber como ficar mais criativo? Estude, vá a museus, viaje, leia livros, cerque-se de pessoas diferentes e viva muitas experiências. Tudo isso ajuda você a desenvolver a criatividade.

4. Estudar muito

Para desenvolver textos, o social media precisa estudar muito. Durante horas? Se for preciso, sim! Aqui na Like Marketing, somos especializados na criação de conteúdos para a área da saúde.

Isso significa que nossos redatores e designers precisam se debruçar diante dos temas dos clientes. Sem estudo, o trabalho não sai como deve ser.

5. Poder de síntese

Todo social media precisa desenvolver essa habilidade. Cada post deve ser bastante focado em um assunto específico e com o texto mais enxuto quanto for possível.

Se você sente dificuldade em sintetizar relatos, faça exercícios de resumos de livros que leu e filmes que assistiu. Além de auxiliar no estudo, você também treina a sua capacidade de manter a ideia central do texto sem divagar.

Objetividade é fundamental para o social media e pode ser treinada.

6. Capacidade de análise

Para produzir com qualidade, é preciso entender o que funciona melhor para a sua audiência. Quem escreve posts não faz para si mesmo, mas sim para alguém. Por isso, é tão importante saber analisar dados.

Diante dos números das redes sociais, você descobre quem é o seu público, quais tipos de posts as pessoas mais gostam e do que elas não gostam. O social media precisa executar, medir e reformular sua estratégia de acordo com os resultados.

7. Organização

Só ganha dinheiro como social media quem tem capacidade de atender diversos projetos simultâneos. O profissional precisa ser muito organizado no tempo e no conteúdo.

Sem um método eficaz, dificilmente o social media será reconhecido pelo mercado. Muito menos vai obter um retorno financeiro.

Já falei sobre isso neste artigo que aborda a produtividade do conteúdo.

8. Entender um pouco de design

Aqui na Like Marketing, dividimos as funções de social media entre redatores e designers. No entanto, quem deseja iniciar como social media de forma autônoma precisa ter uma boa noção de design. Se você pensa que não entende do assunto, busque suas referências.

Atualmente, já existem ferramentas que possibilitam montar artes interessantes sem necessidade de ser expert na área, como o Canva.

De acordo com a minha experiência, essas são as 8 habilidades do social media de sucesso. Nenhuma é mais importante que a outra. Cada uma é fundamental para que o trabalho seja realizado!

Se você deseja se aprofundar na produção de conteúdo e fazer de forma profissional, mas não sabe por onde começar, convido a conhecer o Curso Criadores de Conteúdo.

Nele, eu explico com detalhes como fazer conteúdos que ofereçam reais resultados para você ou seus clientes.

Acesse agora: Criadores de Conteúdo.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

rejane-toig

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.
Fechar Menu