A importância da análise de desempenho digital (e uma ferramenta)

A última etapa da produção de conteúdo é a análise de desempenho digital.

Mas, não pense que por vir por último ela é a menos importante. Muito pelo contrário. É aqui que você descobre o quanto sua estratégia de conteúdo funciona ou não.

Você fez calendário de publicações, estudou a persona, produziu os posts e publicou. Chegou a hora de descobrir se os resultados chegaram! E que resultados são esses?

Será que a produção de conteúdo corresponde às expectativas suas e do seu cliente?

Continue até o final do artigo para entender como fazer a análise de desempenho digital de forma eficiente e conhecer uma ferramenta que muito ajuda.

Quais resultados devemos analisar?

Quando trabalhamos com redes sociais, existem diversas métricas envolvidas. Algumas das principais são:

  • Visualizações;
  • Curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Comentários;
  • Crescimento do número de seguidores;
  • Taxas de cliques.

É muito importante listar e mensurar quais os posts que mais trazem resultados! É interessante ver o que os conteúdos de melhor performance reúnem em comum.

Existe algum dia ou horário em alguma rede social que o resultado é melhor? Qual tipo de imagem engaja mais? Esses são detalhes que você não pode deixar passar na hora de fazer a análise de desempenho digital.

Leia também: Como aumentar a produtividade no conteúdo?

Ferramenta para dar uma mãozinha

Aqui na Like Marketing, utilizamos a ferramenta Reportei. Essa ferramenta não é gratuita, mas você pode fazer um teste durante três dias sem pagar nada.

Dentro do Reportei, você pode adicionar os clientes que você trabalha e gerar relatórios do tráfego de redes sociais e sites. Logo ao entrar, você pode selecionar a conta que deseja obter relatórios e de qual rede (YouTube, Instagram, Facebook). Além disso, também é possível selecionar qual período você quer analisar.

Assim, o Reportei gera um relatório completo com a quantidade de interações, comentários, reações e compartilhamentos a conta obteve durante as datas selecionadas. O relatório traz, ainda, dados interessantes sobre a audiência. Cidades mais frequentes, gênero, cliques no site, entre outros, podem ser obtidos com a ferramenta.

Considero uma das partes mais importantes desse painel a análise dos posts com maior engajamento. Isso permite que você avalie se o resultado de cada conteúdo bate com a expectativa do projeto.

Os mesmos dados ficam disponíveis para clientes que contam com site no projeto. Na parte de Google Analytics, você confere a quantidade de visitantes e o tempo médio de permanência no site.

Use esses dados para fazer a análise de desempenho digital do seu perfil e melhorar a sua produção de conteúdo!

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.
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