Julga-se essencial a uma empresa o seu nome, marca e imagem passadas ao público.
O sucesso de uma organização está diretamente ligado a forma como suas ideias e conceitos são transmitidos para seus clientes.
Esta comunicação precisa ser explorada, principalmente, na identidade visual o empreendedor deve compreender a importância de uma marca bem feita para o êxito do empreendimento.
A identidade reproduz a realidade.
É através dela que a empresa mostra quem é e como ela atua.
Já a imagem, por sua vez, realça como a empresa é percebida no mercado. O manual da identidade visual informa aos clientes, fornecedores e parceiros como a marca deve ser aplicada em peças de comunicação, criando uma agradável marca corporativa, mencionando a imagem que a organização deseja transmitir.
Sendo assim, lidar com comunicação visual deve ser bastante expressivo, pois exerce um impacto repentino por trabalhar diretamente com o ponto de vista do ser humano.
É a primeira impressão passada para seu público e influencia na opinião que o mesmo formará a respeito da empresa.
Portanto, se o visual da organização estiver mal formulado, certamente não transmitirá a credibilidade necessária para conquistar o mercado.
Os componentes da identidade visual podem ser classificados como:
Primários
Fundamentais para que o processo funcione, sendo eles o símbolo (sinal que substitui o registro de nome da empresa), e/ou logotipo (forma privada e diferenciada com a qual o nome da instituição é registrado nas aplicações) e a marca (conjunto formado pelo símbolo e logotipo).
Secundários
São as cores e o alfabeto que predominam nas peças de comunicação da empresa.
Esses componentes são pouco explorados, mas requerem atenção tanto na hora da escolha, quanto no momento em que forem utilizados no projeto, pois colaboram para o procedimento de avaliação e fixação da marca no intelecto dos consumidores.
Terciários
Envolve os acessórios e elementos complementares, como por exemplo, grafismos e mascotes.
Diante de todos os aspectos vistos, compreende-se que a marca é o elemento principal para diferir e classificar empresas, funcionando como uma maneira de o consumidor identificá-la e ainda reúne valores emocionais e psicológicos que acabam influenciando o cliente a optar pela marca por conta desta identificação.
Sabemos que isso não é um fator isolado, obviamente o consumidor pesquisará a qualidade do produto, o preço, a distribuição e sofrerá influencia de suas estratégias de marketing.
Assim, a identidade visual deve ser normatizada, pois não tendo um padrão, a empresa passará ao público, tanto interno como externo, um conceito de desorganização e ineficiência.