Como criar conteúdo compartilhável no Instagram?

Quem não sonha em bombar no Instagram, não é mesmo? Mas para isso, mais que likes e comentários, é preciso criar conteúdo compartilhável.

Se muitas pessoas compartilham seu conteúdo, significa que ele contém muito valor e está alinhado aos desejos e necessidades do seu público-alvo. Na verdade, essa métrica ganhou ainda mais peso quando o Instagram resolveu ocultar as curtidas.

Dessa forma, outras métricas ganham importância, como o compartilhamento e o salvamento de conteúdo do Instagram. Quando alguém compartilha, mostra que seu conteúdo é relevante e permitirá que mais pessoas o vejam.

Por sua vez, quando alguém salva seu conteúdo, também entende-se que seu conteúdo tem valor, tanto que a pessoa o salvou para que ele possa ser visto depois novamente.

E isso é que se chama realmente engajamento. De nada adianta você ter muitos likes e comentários, mas seu conteúdo não ser compartilhado. Mas como criar conteúdo compartilhável?

É sobre isso que abordamos no artigo de hoje. Vamos conferir?

O que faz uma pessoa compartilhar conteúdo?

Antes de aprender a criar conteúdo compartilhável, é preciso entender o que faz as pessoas compartilharem, não é mesmo?

Mas qual é esse gatilho que leva as pessoas a apertarem naquele aviãozinho? 

Os conteúdos viralizados são aqueles que fazem as pessoas sentirem alguma coisa. E isso foi comprovado cientificamente por meio de um estudo publicado em 2011 por Jonah Berger. 

De acordo com o autor, as pessoas costumam compartilhar histórias, notícias e informações com as pessoas ao seu redor. E para isso, é necessário que elas se envolvam emocionalmente com o conteúdo.

Berger sugere que sentir medo, raiva ou diversão leva as pessoas a compartilhar notícias e informações. Esses tipos de emoções são caracterizados por alta excitação e ação, ao contrário de emoções como tristeza ou contentamento, que são caracterizadas por baixa excitação ou inação.

Ou seja, quando as pessoas se emocionam, aquela informação que você passou se torna muito relevante para ela. Aquilo que nos emociona, que nos faz sentir alguma coisa, é o que gravamos na memória e que dividimos com outras pessoas por meio do compartilhamento. 

Por exemplo, se prepararmos um conteúdo com uma história emocionante, é bem provável que você tenha altos índices de compartilhamento. O mesmo vai acontecer se você entregar uma piada, algo engraçado. Ele também tem grandes chances de ter alto índice de compartilhamento.

Ao acharmos algo engraçado nosso organismo produz uma sensação boa. Quando rimos transmutamos, ficamos leves e feliz. E gargalhar promove a secreção de neurotransmissores que nos fazem sentir uma sensação de bem-estar.

Quando sentimos essa alegria, gargalhamos, gostamos de fazer isso com nossos amigos, ao invés de termos esse sentimento sozinhos. E aí que compartilhamos os conteúdos que provocam essa sensação.

Ajude as pessoas

Outra forma de criar conteúdo compartilhável no Instagram são aqueles que ajudam as pessoas. Quando damos uma dica, e essa dica ajuda muito essa pessoa, ela irá querer ajudar outras pessoas também.

Ela vai querer transmitir isso também às pessoas que estarão na sua rede. E quando você dá dicas e um grupo de pessoas compartilha esse seu conteúdo, é alta a probabilidade de que essas pessoas são sua persona.

Logo, esse grupo de pessoas tem alta probabilidade de comprar seu produto ou serviço, que é o que realmente interessa na sua estratégia de marketing para o Instagram. 

Motive sua rede

Outro conteúdo bastante compartilhável são os motivacionais. Por exemplo, quando postamos uma frase motivacional, um conteúdo que inspira as pessoas a tomarem uma atitude, a compreenderem mais sobre elas, ou compreender melhor o mundo que elas vivem, também tende a ser mais compartilhável. 

Dizer que frase motivacional já encheu o saco é relativo. Há aquelas já batidas realmente, mas quando você cria um conteúdo com uma frase de impacto, que inspira quem a lê, isso continua valendo e é altamente compartilhável. 

Vá criar conteúdo compartilhável

Esperamos que esse artigo tenha sido bastante útil para sua estratégia de marketing. E que com ele você comece a criar conteúdo compartilhável também em suas redes sociais, seja nas suas próprias ou nas quais você gerencia.

Mas é importante deixar claro que você não precisa mudar toda sua estratégia. Ao contrário, aplique esses conceitos que passamos acima e também vá analisando as métricas para ver qual causa mais engajamento em sua audiência.

Dessa forma, você consegue direcionar melhor aquilo que cria e passa a ter mais assertividade em sua estratégia. Ou seja, em médio prazo verá seu número de seguidores aumentar exponencialmente.

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Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.