Se você está acompanhando o blog, sabe que esse é o segundo post de uma série que vai te esclarecer a como começar a usar o Marketing de Conteúdo para atrair clientes para o seu negócio.
No nosso último post, te ensinei como e porquê Definir a Persona ideal para seu negócio, mas foi apenas o primeiro degrau da jornada de Produção de Conteúdo Inteligente.
Vamos para o segundo passo da nossa jornada de Produção de Conteúdo: criar a linha editorial!
O que é linha editorial e por que ela é importante?
Ela é o guia de assuntos que serão trabalhados pelos seus posts.
É nela em que você organiza por tópicos o que será abordado – e o que não será – para atingir sua persona da melhor maneira possível.
Vou dar um exemplo: pense num blog que tem como público alvo empresários e gestores. O que você acharia de um post sobre “Os benefícios do Agrião” dentro desse blog?
Olha, certamente dentre os leitores existem algumas pessoas interessadas em saber sobre os nutrientes e propriedades dessa planta, mas concorda que não é o foco desse portal? Destoaria da mensagem central que desejam passar: que é informar/educar administradores.
É por isso que é fundamental desenvolver logo cedo a sua linha editorial:
Ela vai assegurar a coesão do seu conteúdo, ajudando a reforçar a mensagem que você deseja passar ao seus clientes.
Escolha temas que sejam interessantes ao seu leitor e que tenham uma relação entre si (e o seu produto!)
Além disso, é uma ótima ferramenta para se ter à mão na hora de produzir novos posts, porque você terá listado previamente todos os possíveis assuntos que você pode explorar e que são relevantes para o seu público, economizando tempo.
Viu como é importante? Agora vamos para a prática:
Como criar a linha editorial?
Independente do setor em que você atue, o processo é muito similar para criar uma linha editorial que cubra uma boa quantidade de tópicos:
#1 Comece centralizando a sua área de atuação/marca/negócio.
#2 A partir dela, pense nas atividades que fazem parte do universo que a cercam e comece a esboçar os tópicos que irão fazer parte do seu conteúdo.
#3 Em seguida, faça um levantamento dos interesses da sua persona para expandir um pouco a sua linha e torná-la atrativa aos seus leitores – Sempre buscando uma relação entre os assuntos.
Quando falamos de criação de conteúdo, o céu é o limite! Fiz um vídeo sobre 10 fontes INESGOTÁVEIS de conteúdo, clique aqui para assistir.
Cada tópico tem a possibilidade de se abrir para sub-tópicos e mais sub-tópicos…e por aí vai. Você pode explorar infinitamente um assunto, sempre tentando trazer um olhar novo e que desperte a curiosidade da sua persona.
O ideal é ORGANIZAR tudo isso dentro de um esquema, onde você possa visualizar suas ideias facilmente.
Uma dica que te dou pra organizar esses tópicos é usar a ferramenta MindMeister. Ela te permite criar mapas mentais, onde você pode adicionar tópicos, sub-tópicos e criar relações entre eles.
Nós usamos bastante ela aqui na Like pra criar exatamente Linhas Editoriais e é uma super aliada.
Depois de desenvolver os assuntos, aí então você vai descrever o que será dito sobre cada um deles e a forma como isso será feito: você define para seu conteúdo uma personalidade. Pense no tom da sua fala e no que quer que seus leitores sintam ao ler seu material.
Será um material mais didático? Ou voltado a especialistas? Qual a linguagem que você vai usar para se conectar melhor ao seu público?
Ter isso planejado antes de partir para a produção fará toda a diferença.
Elaborei esse material que conta com planilhas iguais as que utilizamos aqui na agência e que vão te ajudar a criar a linha editorial do seu conteúdo:
Espero que você tenha gostado!
Fique ligado para o próximo post onde vou explicar o terceiro e último passo da nossa jornada de criação de conteúdo inteligente.
Um beijo!
Rê