Você está visualizando atualmente Definir a Persona: o primeiro passo para atrair clientes

Muita gente procura a Like Marketing com o seguinte problema:

Rejane, tenho minha marca e vi na produção de conteúdo online uma grande oportunidade para atrair clientes.

Mas, por onde começo?!

Bom, vamos por partes!

Toda estratégia de marketing de conteúdo segue três passos fundamentais que você deve seguir:

  1. DEFINIR A(S) PERSONA(S) ou os compradores do seu produto ou serviço.
  2. DEFINIR A LINHA EDITORIAL, listando e equilibrando os universos de assunto que você vai abordar.
  3. MONTAR UM CALENDÁRIO DE PUBLICAÇÕES para preparar as postagens com antecedência e agilidade.

Vou explicar cada um deles em uma série de posts a partir de hoje:

Aqui você vai aprender sobre o primeiro deles: como definir a persona ideal ou buyer persona para seu negócio.

Público Alvo VS Persona 

Você sabe a diferença?

Enquanto o Público Alvo se refere ao grupo abrangente de pessoas para as quais o seu produto se destina, a Persona é muito mais específica, e tem um papel muito importante no processo de criação de conteúdo.

A Persona é a PERSONIFICAÇÃO do seu cliente ideal. Parte de um conceito de humanização do público alvo, criando um modelo que age, pensa e tem gostos específicos.

 A Persona é um indivíduo fictício, com personalidade bem mais detalhada, gerado a partir do seu público alvo.

Nós nos perguntamos: “Se meu público alvo fosse uma pessoa, quem seria? Que idade teria? Seria um estudante, funcionário, empresário, aposentado? O que gosta de fazer nas horas vagas? Quais seus interesses? Será que prefere assistir TV ou Netflix? O que pensa sobre determinado assunto que é relevante ao meu negócio?”. Nós não conseguimos uma definição de público alvo TÃO detalhada como quando definimos nossa Persona.

Ficou mais claro?

Como definir a persona do meu negócio?

Você vai desenvolver sua persona quando souber o que a motiva a consumir o seu produto. Para isso, se faça as seguintes perguntas:

 

1 – Qual a relação desta pessoa com o meu produto?

2 – Qual o maior benefício que meu produto traz a essa pessoa?

3 – Como essa pessoa consome o meu produto e por quê?

 

Além dessas questões, aqui na Like nós desenvolvemos uma lista de perguntas que também nos auxiliam na tarefa de definir a persona:

  •  Qual seria a idade do meu cliente ideal?
  •  Sexo?
  •  Profissão?
  •  Ele ou ela é pai ou mãe?
  •  Qual a sua orientação sexual?
  •  Grau de Instrução?
  •  Religião que pratica?
  •  Descendência (raça)?
  •  Redes sociais que mais utiliza? Facebook, Instagram?
  •  Qual sua mídia favorita? Será que usa Netflix, por exemplo?
  •  Possui algum hobby? Qual a forma de entretenimento preferida dessa persona?
  •  Que marcas meu cliente ideal usa também?
  •  Que hábitos ela possui? Será que é fumante? Ou adepta do estilo fitness?
  •  Em qual tribo ela está inserida?

 

Analise suas respostas e vá criando o esboço do seu cliente ideal.

Você vai ter uma noção bem mais clara das necessidades, motivações e anseios desse cliente fictício. O que nos leva ao próximo ponto:

 

Qual a importância de se definir a persona?

TODA!

É ela quem vai guiar sua produção de conteúdo! Definir a persona te possibilita a:

# Definir o tipo de conteúdo para atingir objetivos;

# Determinar o tom e o estilo da linguagem que você vai utilizar;

# Desenhar a estratégia de marketing e o que deve ser focado para que você possa atingir essas pessoas;

# Definir os tópicos que serão abordados no seu conteúdo;

# Entender onde essas pessoas buscam a informação e como elas preferem consumi-la – assim você vai saber quais mídias usar para atingir a sua persona;

 

Ficou mais fácil de entender?

Viu por que a definição da persona é fundamental para iniciar a sua produção de conteúdo?

Você também pode assistir esse vídeo sobre COMO DEFINIR A PERSONA, vai te ajudar também!

 

Eu preparei para você um material  gratuito com várias FERRAMENTAS úteis e gratuitas. Ele vai te ajudar a responder algumas perguntas sobre a sua persona, jornada de compra e ainda um Free Trial de uma ferramenta completa de Marketing Digital.

 

 

 

Ah, não esqueça de ficar atento para os próximos posts, onde vou explicar os próximos dois passos que você deve seguir para começar a utilizar o conteúdo como forma de atrair clientes para o seu negócio!

Um beijo!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.