You are currently viewing Como se livrar do bloqueio criativo?

Só tem bloqueio criativo, quem é criativo! Ou seja, se você trabalha com produção de conteúdo e está com bloqueio criativo, é sinal de que você também usa muito sua criatividade.

E se você está no meio de um bloqueio criativo, não se desespere! Por exemplo, nossa equipe de conteúdo aqui da Like se reúne regularmente para compartilhar ideias para encontrar inspiração, incluindo conteúdos quentes para compartilhar nas redes sociais e tópicos para inspirar uma postagem de blog.

Portanto, saiba que o processo de produção de conteúdo é assim mesmo. Nem sempre é apenas sentar na frente do computador e começar a digitar milhões de palavras e tudo fluirá naturalmente.

Às vezes bate esse bloqueio, mas saber como lidar com ele, e como superá-lo, fará você superá-lo mais rapidamente. Quer saber como? Confira o artigo abaixo!

O que é bloqueio criativo?

Os sintomas de bloqueio criativo podem incluir lutar com novas ideias para tópicos de conteúdo e sentimentos de frustração ou desconexão com um projeto quando o poço de “grandes ideias” está seco.

Isso não significa que você se preocupa menos com o projeto ou cliente. Às vezes, é simplesmente estar tão perto de um projeto que você aparentemente esbarra em uma parede invisível. 

Mas em algum momento, essa imposição afeta a todos que têm uma função no marketing — designers gráficos, produtores de conteúdo, a equipe de análise, desenvolvedores e estrategistas.

Então, como você derrota essas paredes que o impedem de sua próxima grande ideia de conteúdo ou projeto de design? 

Mudando o foco ou revisitando tudo aquilo que você já fez!

Leia também::: Produzir conteúdo de auto-ajuda vale a pena?

Primeiro, não entre em pânico!

O bloqueio criativo é natural, apesar de assustador! Não existem criativos por aí que podem simplesmente criar montanhas de trabalho sem encontrar obstáculos. 

Todo profissional de marketing de conteúdo passa por essa luta existencial.

Olha, se o que quer que você esteja fazendo agora não está funcionando, você obviamente não está chegando a lugar nenhum. Então você precisa limpar sua cabeça.

Se o bloqueio o incomoda, respire fundo, afaste-se do computador / bloco de notas / pena e pergaminho. 

Dê um pequeno passeio. Quando você voltar para sua mesa, estará pronto para trabalhar.

Empurre a página vazia

Pode ser assustador olhar para uma página em branco e não saber o que fazer com ela. Ou seja, transformar nada em algo incrível é uma tarefa desafiadora. Costumamos chamá-la de alquimia!

Para nossa sorte, existe uma maneira melhor de escrever: faça com que você nunca precise olhar para uma página em branco vazia. 

O trabalho na produção de conteúdo não é apenas escrever, escrever, escrever, mas sim garantir que as palavras certas cheguem ao lugar certo com a mensagem certa.

Por isso, reveja artigos que já escreveu anteriormente, posts já publicados. Veja se faltou alguma informação, se há algo novo a ser abordado, se na linha editorial do cliente tem algum ponto pouco explorado.

E já jogando essas percepções na página. Logo, isso transforma uma página vazia em uma página meio cheia. 

Leia também::: Como adquirir o hábito da leitura?

Consuma bom conteúdo

A maneira mais rápida de estagnar na produção de conteúdo é não ler nada. O mesmo vale para qualquer meio, realmente.

Se você quiser escrever milhares de palavras por dia, precisará ler milhares de palavras por dia. Simples. Conteúdo dentro, conteúdo fora.

Leia blogs, estudos de caso. Leia romances, anúncios, poemas, descrições de produtos, a bula de remédios! Quanto mais você lê, mais ideias e palavras terá para gastar.

Se você não lê, não pode escrever. Portanto, essa é uma lei imutável e se você está procurando evitar o bloqueio criativo, leia o máximo que puder.

Preveja seu conteúdo

Igualmente, construir um calendário editorial robusto é um golpe preventivo contra o bloqueio criativo na produção de conteúdo. É também um passo crucial para evitar a luta de pensar em tópicos de última hora. 

Se o conteúdo for mapeado com semanas (ou meses) de antecedência, você terá semanas (ou meses) para planejar a próxima onda. 

Também o ajuda a controlar os tópicos que você cobriu recentemente e quais áreas de negócios ou personas de público poderiam receber atenção em seguida.

Faça uma auditoria de conteúdo

Uma auto-auditoria pode revelar conteúdo que precisa de revitalização, bem como lacunas em suas mensagens. 

Reciclar o conteúdo dá a você a chance de dar um novo fôlego a velhas histórias na forma de mensagens, vozes ou dados atualizados da marca.

Além disso, uma análise competitiva do conteúdo de seus concorrentes também pode ser proveitosa. 

Eles estão abordando questões que você não está? Decerto não existem lacunas gritantes em sua estratégia de conteúdo que você poderia capitalizar? 

Saber o que seus oponentes estão (ou não) fazendo pode ser uma grande fonte de inspiração.

Avante!

Com essas dicas, você conseguirá matar o dragão sentado sobre seu bloqueio criativo e verá as ideias fluindo novamente.

Além disso, é claro que aquelas técnicas clichê do dar uma volta, ouvir música, aproveitar o melhor horário do dia, entre outras, também são uteis.

Mas cada um consegue superar o bloqueio na produção de conteúdo de uma forma diferente e o importante é sempre ver qual melhor funciona com você!

E aí? Curtiu o blog sobre bloqueio criativo na produção de conteúdo? Então, vai lá e arrasa naquela folha em branco que está lhe esperando!

Também já clique no botão abaixo e conheça nosso curso “Criadores de Conteúdo”. Lá também tem muitas dicas e informações para que o bloqueio criativo nunca mais afeta sua produção de conteúdo!

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

rejane-toig

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.