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Um dos profissionais mais requisitados dentro do marketing digital é o gestor de tráfego. É ele o responsável em desenvolver as campanhas que visam vender um produto no meio digital, ou então dar ao cliente mais visibilidade.

Em linhas gerais, é o gestor de tráfego o responsável em criar as campanhas de anúncio para o Instagram, Facebook, Youtube, Google, entre outras plataformas sociais.

E para entender mais sobre esta profissão, e como se tornar um gestor de tráfego de sucesso, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que faz um gestor de tráfego?

Os gestores de tráfego são normalmente responsáveis ​​por desenvolver estratégias para aumentar os seguidores, criar e supervisionar campanhas sociais, produzir conteúdo, revisar análises e se comunicar com os principais interessados ​​em uma empresa. 

Como gestor de tráfego, suas responsabilidades específicas dependerão do tamanho da sua empresa ou cliente. 

Nesse sentido, suas principais atribuições são: 

Aumentar os seguidores e impulsionar o engajamento

Impulsione o perfil de uma empresa em todas as redes sociais, aumentando o número de seguidores que eles têm e a quantidade de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos) que eles recebem. 

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Estratégias de conteúdo e campanhas

Para impulsionar o engajamento, você será responsável por idealizar (e às vezes executar) campanhas sociais alinhadas às estratégias de conteúdo mais amplas de um cliente. Você também pode gerar ideias para conteúdo oportuno e permanente ou redirecionar conteúdo gerado pelo usuário.  

Análise de dados

Além do trabalho criativo, você também terá que analisar dados para tirar conclusões sobre o desempenho das postagens e do conteúdo de uma empresa. Isso pode incluir escuta social – monitorar o que os usuários das redes sociais dizem sobre uma marca ou concorrentes.

Relatar métricas 

Os clientes querem saber se o trabalho que você está fazendo tem impacto, então você provavelmente deverá relatar suas conquistas — ou quaisquer problemas que surjam. 

Além disso, eles provavelmente estarão olhando para ver como você aumenta os seguidores, aumenta o engajamento, desenvolve conteúdo criativo e campanhas, entre outras métricas. 

Publicação e monitoramento 

Dependendo do tamanho de sua equipe, você pode ser responsável por postar e monitorar todas as redes sociais. Mas nesse caso, talvez seja necessário agendar postagens e observar as respostas dos seguidores. 

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Torne-se um gestor de tráfego

E como mencionamos, a busca por gestores de tráfego é enorme. Afinal, cada vez mais empresas estão apostando na publicidade online, e o gestor é o profissional responsável em entregar mais assertividade em cada campanha.

Mas vamos lançar a real: não basta apenas saber impulsionar anúncios. É preciso também saber pensar em toda a estratégia da campanha.

É aí que entra o grande diferencial dos gestores de tráfego endinheirados. Afinal, eles conseguem ter melhor ROI (retorno sobre o investimento) de suas campanhas: o que todo cliente sonha.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.