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Na produção de conteúdo, o uso de material científico pode representar um grande diferencial no posicionamento do expert. 

Ou seja, produzir um bom conteúdo, embasado em artigos científicos e novas pesquisas, contribui para trazer informações novas e relevantes para a audiência.

Mas é claro que é importante também usar informações claras e acessíveis para quem nos segue. Usar termos técnicos e nada conhecidos pode gerar mais dúvidas do que esclarecer.

No artigo abaixo, explicamos como o uso de materiais científicos pode ser benéfico para uma estratégia de produção de conteúdo, e como tornar isso entendível para sua audiência. Bora conferir?

Importância da produção de conteúdo

O papel da equipe de marketing moderna mudou drasticamente nos últimos anos. Hoje, espera-se que sejam estrategistas, analistas de dados, criadores de conteúdo, designers, desenvolvedores, especialistas em SEO, para citar alguns. 

Não é de se admirar que a maioria das agências se esforce para encontrar tempo para a criação de conteúdo.

O problema nisso é que o marketing de conteúdo é, e sempre foi, a base de qualquer estratégia de marketing. 

Se você não tem conteúdo, não pode gerar leads, não tem material para mídia social, não está respondendo às perguntas do seu público-alvo e, consequentemente, perderá espaço no Google.

A forma de reverter isso é investir na produção de um conteúdo de qualidade. E aqui na Like Marketing, somos especialistas no atendimento de profissionais da área da saúde, que tem grande parte do seu conteúdo embasado nos materiais científicos.

Afinal de contas, quando se trata de saúde, é necessário considerar sempre as pesquisas e estudos que embasam tratamentos, uso de suplementos, abordagens médicas, entre outras.

E quando um expert usa conteúdo científico no seu material, ele também transmite mais credibilidade à sua audiência. Afinal, mostra que não está apenas “falando da boca para fora”: há um estudo por trás daquilo que diz.

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Uma linguagem clara

Partindo dessa abordagem, na produção de conteúdo com fundo científico, o primeiro passo é encontrar estudos e pesquisas relacionadas ao tema abordado.

E aí uma das principais ferramentas é o Google Scholar, que é uma ferramenta fantástica para se encontrar estudos e pesquisas científicas sobre determinado tema.

Encontrado o artigo ou pesquisa, cabe ao produtor de conteúdo ler o material e extrair dele as principais informações que serão uteis no material.

Mas mais que jogar citações científicas, números, percentuais e termos técnicos, é preciso transcrever essas informações para uma linguagem que sua audiência compreenda facilmente.

Dessa forma, independente de quem esteja lendo seu post, conseguirá compreender o que está escrito e assimilar as informações. 

Traga sempre as fontes

Mas é claro que não basta apenas trazer as informações de forma genérica. Dizer que tal estudo descobriu isso, ou que uma pesquisa apontou aquilo. É preciso dar “nome aos bois”.

Por exemplo, uma abordagem que usamos aqui na Like é trazer o link da pesquisa, geralmente indicando qual o DOI  (Digital Object Identifier, ou Identificador de Objeto Digital), quie é um padrão de números e letras que identificam publicações.

Aliás, por meio deles qualquer pessoa que os digitar no Google poderá ser direcionado ao Google e ler o artigo na íntegra, caso queira conhecer o estudo completo.

Ou seja, mais que apresentar o estudo e citar seus dados, é importante também dar à audiência a possibilidade de ler o conteúdo científico completo, para que possa tirar suas próprias conclusões se assim quiser.

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Invista na produção de conteúdo relevante

Portanto, a grande vantagem em se usar conteúdo científico nos seus posts é a possibilidade de trazer algo novo, que ainda não foi abordado, saindo do mais do mesmo.

Dessa forma, quem atua com a produção de conteúdo pode preparar um material mais completo, novo e que de fato agregará algo à sua audiência.

E caso queira saber mais sobre esse tema e como publicações científicas podem ser usados na produção de conteúdo, confira o vídeo abaixo na qual a Rejane Toigo conversa com Leonardo Faria.

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.