Se você trabalha com as redes sociais, precisa de organização de conteúdo e interação para que sua criatividade possa fluir livremente e seu trabalho ser eficiente.
Mas, a verdade é que não é tão simples otimizar o tempo, principalmente sem o auxílio de ferramentas para ajudar nesses processos.
Afinal, quem trabalha com redes sociais e quer fazer o seu negócio ter mais visibilidade, acaba dedicando bastante tempo do seu dia a esta tarefa nada fácil.
Para te ajudar, listamos as ferramentas que o time de Social Medias da Like Marketing utiliza para otimizar a produção e agregar em qualidade aos posts.
1 – Canva
É uma ferramenta online e gratuita que tem como principal função a criação de imagens para as mídias sociais. O seu uso é bem fácil e intuitivo. Também há muitas opções de formatos e tipos de letras para estimular a criatividade na sua criação.
Tem imagens na própria ferramenta que você pode comprar, mas também pode baixar de outros sites que disponibilizam de graça e utilizar na ferramenta.
O mais incrível é a variedade de layout prontos que esta ferramenta te oferece, fazendo qualquer designer ficar para trás!
Com o Canva, é extremamente fácil de criar qualquer tipo de arte para qualquer rede social. Depois, é só salvar em PDF, PNG ou até GIF.
Nosso time de design faz uso da família Adobe para a criação de imagens. No entanto, em situações em que uma simples correção é solicitada, o Canva muito nos auxilia.
Se você quer saber como utilizar esta ferramenta incrível, assiste ao tutorial abaixo!
2 – Mlabs
O Mlabs faz o agendamento de postagens em contas do Instagram (para feed, stories e IGTV) e Facebook diretamente do seu computador e planejar todos os posts de perfis que são administrados por você.
Além disso, também conta com funcionalidades que envolvem Twitter, YouTube, Whatsapp, Google Analytics, Pinterest e Linkedin.
A ferramenta está em constante atualização, de acordo com as necessidades do Social Media. Se você quer experimentar o Mlabs por 30 dias gratuitamente, basta ir até o site do Mlabs por esse link e seguir as instruções:
✅Faça seu cadastro (com nome, email e senha);
✅Selecione a opção que melhor descreva sua função;
✅Selecione o número de contas que deseja gerenciar (o cupom libera todas por 30 dias);
✅Digite no campo o código do cupom de desconto CRIADORESDECONTEUDO e confirme.
3 – Facebook Insights
O Facebook Insights fornece informações de como a rede de suas páginas estão contribuindo para conversões, quais conteúdos agradam os usuários e quais os períodos que mais acessam os visitantes.
Essas informações permitem que você compreenda qual é o público alvo de cada página sua.
4 – Inshot
Aplicativo que permite uma edição de vídeos avançada. Com ele você pode adicionar títulos, legendas, músicas, emojis e pode também adaptar para o tamanho da rede social que será postado.
A ferramenta é gratuita e muito fácil de mexer. Com o Inshot e um celular com uma boa câmera você pode criar vídeos, teasers e até chamadas para posts novos do seu blog em poucos minutos.
5 – Sites de Imagens Gratuitas
Uma imagem com qualidade e profissional faz sim toda a diferença para posts nas redes sociais. Utilizar imagens disponíveis no Google pode não ser um bom negócio se aquela imagem tiver direito autoral, por exemplo, e pode dar dor de cabeça. Por isso sempre que utilizar imagens de outras pessoas nas redes sociais, busque sites de imagens com alta resolução mas que sejam gratuitas. Sim, estes sites existem e tem imagens incríveis sem você precisar pagar nada por isso!
Quer saber quais sites são esses? Acessa o material completo no botão abaixo:
6 – Google Alerts
Como forma de prospecção de conteúdo a partir do que as pessoas estão buscando no Google, esta ferramenta trata-se de uma solução de escuta, útil para entender aquilo que tem sido mais falado nos últimos tempos.
A plataforma te dá acesso a decidir qual a periodicidade dos alertas, o tipo de fonte de dados utilizados (blogs, notícias, etc.) e o país a ser consultado.
7 – Sticker Mule
Sabe aquelas imagens que queremos retirar o fundo? Isso é possível com o uso da ferramenta Sticker Mule.
Você consegue fazer o recorte de até 5 fundos de imagens por dia. Funciona muito bem principalmente se for relacionado ao recorte de imagens de pessoas.
8 – Reportei
Essa dica vem para otimizar o tempo gasto na coleta de dados. O Reportei permite que você integre diversas redes sociais e o Google Analytics para gerar um relatório completo com uma sacada: você pode adicionar uma análise ao relatório e enviar tudo diretamente ao cliente via PDF ou link.
Se você quiser testar o Reportei por 30 dias de forma gratuita, basta clicar aqui e fazer seu cadastro: TESTAR REPORTEI POR 30 DIAS.
Expliquei mais sobre o uso dessa ferramenta em meu canal do YouTube. Basta dar um PLAY para conferir:
9 – Veed.io
Utilizamos essa ferramenta para legendar os nossos vídeos, em especial os nuggets. Sabe aqueles vídeos pequenos, de até 1 minuto, no feed do Instagram ou até nos anúncios?
Conseguimos reter muito mais a atenção das pessoas quando legendamos os nossos vídeos. Possibilitamos que pessoas que não podem ouvir o áudio naquele momento sejam impactadas pela nossa mensagem em vez de seguir rolando o feed rumo ao próximo post.
10. Answer the public
Nossa ferramenta queridinha para pesquisar ideias de conteúdo!
A partir da pesquisa de uma palavra-chave, o Answer The Public abre um leque infinito de sugestões de conteúdo sobre aquele determinado assunto.
Essas sugestões vêm da busca que as pessoas fazem e pode nos auxiliar a criar conteúdos que nos diferenciam no ambiente da rede social.
Gostou dessas super dicas de ferramentas para redes sociais?
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E agora, que tal criar o seu calendário de conteúdo?
Com todas essas ferramentas, a sua produtividade como criador de conteúdo ou social media tende a melhorar muito.
No entanto, é preciso que você organize as suas demandas. Para te ajudar, e devido a muitos pedidos que foram feitos, disponibilizei uma aula exclusiva do meu Curso Criadores de Conteúdo: a aula 30 ideias de post que funcionam, 100% gratuita, para assistir agora por este link.