Você está visualizando atualmente Como funciona o gerenciamento de redes sociais?

As redes sociais mudaram as nossas vidas. Você já pensou nisso?

A forma como nos comunicamos, nos divertimos, compramos e compartilhamos as nossas experiências já não é a mesma graças às redes sociais.

Acontece que estamos cada vez mais conectados e fazemos de cada rede um verdadeiro espaço onde recebemos nossos amigos.

Isso se reflete em números.

De acordo com pesquisa da TIC Domicílios, 70% da população brasileira está conectada à internet. Um total que ultrapassa 126 milhões de pessoas.

A média de horas que os brasileiros passam conectados é de 9 horas e 14 minutos por dia, uma das maiores do mundo.

É por isso que, para uma empresa, estar presente nas redes sociais deixou de ser um diferencial e virou uma questão de sobrevivência.

As redes sociais tornaram-se um ambiente de negócio, onde estabelecimentos comerciais, empresas, etc, utilizam dela para impulsionar seu crescimento, realizar mais vendas, aumentar seu faturamento e até mesmo empresas que são 100% digitais e que utilizam a Internet como o pilar principal do seu negócio.

Mas, para uma empresa ter sucesso com as redes sociais, e alcançar os objetivos desejados com a Internet, ela precisa fazer um trabalho digital bem feito, rico, estratégico e eficiente.

E não são todos que conseguem fazer um trabalho bem feito.

Então, surge uma grande nova demanda no mercado, uma nova profissão que é essencial neste ambiente totalmente conectado e que tem muita gente disposta a pagar muito bem por ela:

O Social Media.

É uma profissão nova, com poucas pessoas realmente especializadas e é uma grande oportunidade no mercado, que já tem muitas pessoas e empresas procurando por quem sabe.

Com certeza, a profissão de Social Media é uma das oportunidades do século.

O que faz um social media?

O social media é o profissional responsável por otimizar as redes sociais de acordo com os objetivos de um negócio. Para isso, faz o planejamento e a criação de conteúdos para essas redes.

Sua missão é conectar negócios a pessoas por meio desse conteúdo inteligente. Quanto mais a audiência sente-se atraída por uma empresa, mais bem sucedido é o trabalho do social media.

Por isso, os posts devem atrair, divertir, ensinar, engajar.  Atingir o público certo faz que um negócio atraia clientes qualificados para a sua solução, seja um produto ou serviço.

O trabalho de criação de conteúdo elimina objeções, pavimentando a jornada de compra do cliente. Também evita que pessoas que não entendem bem a solução façam a compra, o que pode gerar reclamações no suporte e devoluções.

Ao final de um ciclo de execução, cabe ao social media medir os resultados para aperfeiçoar ainda mais o planejamento e a produção dos conteúdos.

O que é preciso para ser um social media?

É preciso amar o trabalho com redes sociais. Tem pouca relação com ficar muitas horas por dia navegando pela internet, mas sim sobre entender como funciona cada rede social e o que as pessoas esperam em cada ambiente diferente.

Novas redes sociais surgem todos os dias. Por isso, é fundamental estudá-las e entendê-las. Da mesma forma, o social media precisa estar por dentro das tendências de mercado e de comunicação. Essas informações são muito importantes para a estratégia e para a produção do conteúdo digital.

Estudar muito é requisito fundamental. Independente da formação acadêmica, ou da falta dela, é preciso dedicação para despertar o interesse do público pelas páginas administradas.

Como é a rotina de gerenciamento de redes sociais?

Assim como em qualquer trabalho, o social media conta com uma rotina de tarefas que deve ser executada todos os dias.

Todo projeto de gerenciamento de redes sociais conta com diversas etapas. Cada etapa conta com diferentes tarefas a serem encaixadas na rotina.

Aqui na Like Marketing, temos a etapa zero, que é a criação do DNA do conteúdo e da linha editorial. Com base nessas informações é que damos sequência ao projeto.

A primeira etapa é fazer o calendário de conteúdo. Definir quais assuntos serão postados em cada dia do mês ou, pelo menos, da semana, é um passo importante para garantir uma organização e que nenhum dia fique sem post.

Ao longo dos dias, esse conteúdo também precisa ser produzido e programado. Independente se estamos falando de produzir imagens ou textos.

Também é preciso manter o relacionamento com os clientes. Alguns gostam de manter um ciclo de aprovação dos posts. Outros, apenas gostam de dar sugestões sobre quais temas postar. Tudo isso pode ser conversado antes entre vocês, afinal, o combinado não sai caro.

Acompanhar o desempenho dos posts também é muito importante.

Tanto para saber os melhores horários, entender o que funciona ou não para aquela rede e compreender o gosto do público. Esses dados, inclusive, podem auxiliar o seu negócio a se aperfeiçoar, identificando pontos de melhoria e potencializando o que já funciona bem.

Como posso me tornar um social media?

O profissional de social media encontra grandes oportunidades. Tanto que encabeçou a lista das 15 profissões em alta para 2020 do Linkedin, com a demanda mais crescente do mercado.

Você pode começar hoje, com o que você tem em mãos. Se você é um redator, eu recomendo que busque um designer parceiro. Se você é designer, essa parceria também é válida.

E agora, pode ser que você venha dizer:

“Mas, Rejane, aqui na minha cidade já temos muita gente que faz conteúdo para redes e a briga é por preços”.

É que existe uma coisa que ninguém conta ao social media em começo de carreira. Mas, eu te conto!

A maior demanda é pelo social media estratégico. É esse o profissional que estará preparado para as melhores oportunidades do mercado.

Provavelmente, o que você chama de “grande concorrência” são os fazedores de post. Se você for estratégico, não terá por que se preocupar com eles.

Podem até conquistar muitos clientes devido aos preços baixos no início…

Mas somem com a mesma força e velocidade que surgiram.

Isso porque ninguém mais aceita pagar por um serviço que não traz resultados, por mais que seja barato. Em muitos casos, o barato sai caro.

Se você deseja ser um social media, prepare-se desde já. Não espere que as oportunidades batam à sua porta. O mercado vai precisar de profissionais que saibam entregar resultados aos seus clientes.

Você não precisa fazer milhares de trabalhos. Um único case de sucesso é suficiente para chancelar a sua autoridade. Portanto, estude!

A falta de Social Medias estratégicos no mercado é temporária. 

Logo veremos muitas pessoas dentro deste ramo, e ai, será tarde demais para entrar neste mercado um passo na frente dos outros.

Portanto, o momento de agir é AGORA!

No combo Criadores de Conteúdo + Profissão Social Media, ensino você a criar conteúdos e encontrar as melhores oportunidades como gestor de redes sociais.

Vem comigo que eu te garanto que você vai se tornar um dos melhores Social Medias do mercado inteiro!