Marketing de conteúdo: o que é preciso saber para começar

Você já ouviu que o marketing de conteúdo é essencial para toda empresa, mas ainda fica confuso sobre esse termo?

Embora não seja uma estratégia nova, esse conceito passou a ser mais conhecido e aplicado a partir de 2010, com a popularização do acesso à internet.

O conteúdo está em todo lugar para onde olhamos: redes sociais, sites, blogs, anúncios, e até mesmo em banners, folderes e outros materiais gráficos.

Para entender o que é marketing de conteúdo, saber como aplicar essa estratégia e quais as principais vantagens, continue até o final deste artigo.

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é a estratégia de criar conteúdos para o seu público alvo que auxilie em todo o processo de compra e o atraia de forma natural e espontânea.

O objetivo é nutrir um relacionamento com os seguidores, até que se tornem clientes.

Sim, é uma relação bem parecida com uma amizade.

Pense naquele seu amigo que vive sumido…

Ele nunca está disponível para um café ou envia uma mensagem despretensiosamente. Se ele só te procura quando precisa da sua ajuda, como você se sente? Não fica aquela sensação estranha?

O mesmo vale para marcas nas redes sociais. Se o seu negócio só aparece com objetivo de vender, sem ajudar ninguém, ele pode ficar ameaçado de extinção em pouco tempo.

A criação de conteúdos deve levar a um fluxo de gerar confiança na audiência.

Ao longo do trabalho com marketing de conteúdo, o seu cliente precisa confiar cada vez mais em sua marca.

O objetivo é que essa confiança seja tão grande que seja entregue em suas mãos a solução do problema do cliente, atribuída ao seu produto ou serviço.

Continue até o final para saber mais sobre marketing de conteúdo.

Vantagens do Marketing de Conteúdo 

Embora hoje ouvimos sobre marketing de conteúdo mais do que nunca, essa estratégia é bem mais antiga. 

Nossas avós e mães certamente colecionaram receitas vindas em rótulos de produtos alimentícios. Afinal, há 20, 30 ou 40 anos, não era simples encontrar uma receita na internet.

Ao manter o rótulo guardado, a marca estampada gerava uma familiaridade. Na hora das compras, aquela marca de farinha de trigo ou de leite condensado seria lembrada.

A internet foi a grande responsável por pulverizar essa estratégia. As pessoas estão no centro das decisões e querem continuar com esse poder em mãos.

Uma comunicação muito invasiva, com palavras imperativas como “compre” e layouts desumanizados geram cada vez mais repulsa. Ninguém mais aceita receber ordens sobre o que fazer. Muito pelo contrário.

Se há 20 anos o ápice da autonomia era mudar o canal de televisão no horário comercial, hoje o acesso ilimitado à internet permite total domínio sobre o consumo dos conteúdos.

Agora mesmo, seu cliente está com o celular na mão. Ele decide em qual rede social vai estar, os perfis que vai acompanhar. Se enjoa de algo, basta deixar de seguir.

Seu cliente quer mais é ser protagonista da sua própria história. Em vez de receber ordens, ele deseja encontrar as próprias soluções. É aí que entra o marketing de conteúdo.

Quando você faz conteúdo focado no que o cliente deseja solucionar – que seja fugir do tédio e ter um pouco de diversão -, coloca um novo elo na corrente de confiança entre ele e a sua marca.

Por isso, o marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente.

Além de melhorar o relacionamento com os clientes, barateia os custos de aquisição de clientes, ao mirar exatamente naqueles que estão interessados na solução proposta.

Fazer conteúdo para a internet é ainda mais interessante, afinal, rompe com as barreiras físicas e faz que mais pessoas tenham conhecimento da sua marca através da sua mensagem nas redes sociais e no site.

Não faltam benefícios no marketing de conteúdo, basta traçar direitinho os objetivos. No vídeo abaixo, listei algumas das tendências mais relevantes para 2020.

Quais os objetivos do marketing de conteúdo?

As empresas podem ter diferentes objetivos. Gerar leads, aumentar a visibilidade e interagir com os seus seguidores até transformá-los em clientes são alguns deles.

Afinal, qual deve ser o seu? É possível manter todos esses objetivos de forma simultânea. No entanto, é aconselhável que você focar em um objetivo específico de acordo com a fase em que o projeto está encaminhado.

Gerar reconhecimento e criar autoridade

Já ouviu aquela frase: quem não é visto, não é lembrado? É a mais pura verdade. Quando um projeto de conteúdo está bem no início, este deve ser um dos principais objetivos.

O conteúdo deve ter foco em ajudar o público a solucionar problemas, conhecer alguma novidade ou aprender novas habilidades ou atividades.

Quando o conteúdo leva o seguidor do ponto A ao ponto B, a pessoa ou a empresa ganha espaço na mente do consumidor. No momento em que esse cliente sentir-se preparado para resolver o seu problema, vai lembrar da pessoa ou marca que esteve ali para na hora de ajudar sem pedir nada em troca.

Geração de leads

Chamamos de lead um contato qualificado para tomar alguma ação junto do seu negócio. Normalmente, eles conectam-se à empresa por meio de um canal de comunicação quando fazem download de materiais gratuitos.

Para chegar ao ponto do seu seguidor compartilhar com a sua marca as suas informações de contato, o que te autoriza a enviar materiais e conteúdos para ele, é preciso fazer bons conteúdos que sejam de seu interesse.

Sua empresa pode fazer isso pelas redes sociais. Também é muito interessante estar posicionada nos motores de busca para o caso do seu cliente procurar soluções em serviços como Google e Bing.

Tráfego qualificado

O marketing de conteúdo também é importante para o SEO (Search Engineer Optmization).

Ao produzir artigos de blog atualizados, seu site ganha relevância junto ao Google e atrai exatamente as pessoas que podem se interessar pelo seu conteúdo e pelas soluções oferecidas pela empresa.

Quanto mais relevante for o seu conteúdo, mais posições sobe nos resultados de buscas para os termos que mais interessam.

Engajamento

Quando falamos em redes sociais, o engajamento é fundamental para medir os resultados obtidos com esse trabalho. O conteúdo é o grande responsável por atrair a atenção, gerando comentários, curtidas, cliques e compartilhamentos.

É perfeitamente possível que a sua marca fique conhecida por um único conteúdo que faça sucesso. No entanto, para ter resultados consistentes, é preciso manter as redes atualizadas constantemente com conteúdo de qualidade.

Tornar-se referência

Seu negócio pode ser fonte de informações para um determinado segmento do mercado. Ao publicar tendências e pontos de vista sobre os fatos, seu público nota seu perfil e passa a esperar um posicionamento. Assim, quando essas novidades são publicadas, podem rapidamente se espalhar pela internet simplesmente porque foram muito compartilhadas.

Vendas

Sim! Ao gerar valor à sua audiência com conteúdos de qualidade, o seu negócio cria vínculos com esses seguidores. Quando eles se sentem “encontrando soluções” no seu conteúdo, as chances de fechar vendas com a sua empresa aumentam.

Afinal, a relação de confiança já foi criada.

Fidelização

Mais do que atrair clientes, é preciso fazer que os clientes permaneçam ou voltem em novas oportunidades. É preciso fazer-se presente na vida dos clientes mesmo após a venda.

É possível fazer conteúdos demonstrando como utilizar o seu produto, o que fazer após fechar o serviço ou mesmo comentar notícias sobre o segmento. Assim, o seu cliente vai ficar bem pertinho e fiel ao seu negócio.

Pilares do marketing de conteúdo

Na Like Marketing, trabalhamos com três pilares do marketing de conteúdo. Quando nos perguntam por onde começar, recomendamos a ordem a seguir.

A persona é o centro de tudo

O termo “persona” é comum no marketing de conteúdo. Trata-se da representação do seu cliente ideal, geralmente fictício, com base nas informações dos clientes que você já tem ou naqueles que o seu negócio almeja.

Para entender a persona, é preciso reunir detalhes. Idade, estado civil, profissão, salário, onde vai aos finais de semana, os seus maiores sonhos e onde o seu produto ou serviço pode se encaixar na vida dela.

Tudo isso precisa estar claro em sua estratégia de marketing de conteúdo.

É para essa pessoa que você vai desenvolver cada post. Antes de criar um perfil em rede social para a sua empresa, pergunte-se: minha persona está nessa rede?

Linha editorial ou setup de conteúdo

A sua linha editorial deve ter como horizonte o ponto onde está o interesse do seu cliente e aquilo que sua empresa se propõe a fazer para ajudá-lo. São os universos de assuntos que serão abordados nas redes sociais.

É importante listar os temas que a sua persona pesquisa ao procurar pela sua solução. Produzir conteúdo sobre isso deve ser o elo entre vocês.

Você pode conferir mais sobre linhas editoriais aqui neste artigo.

Calendário de publicações

Depois de definir com quem vai conversar e quais assuntos vão pautar esse relacionamento, é hora de planejar! Defina com detalhes quais temas serão abordados em cada rede social dia após dia.

Aqui na Like Marketing, fazemos calendário para nossos clientes com antecedência mínima de 1 mês.

Quando o cliente solicita algum outro post, remanejamos a programação. No entanto, manter esse calendário em dia é uma garantia que a rede social será atualizada nas datas e horários definidos.

Essa é a garantia de que o conteúdo será distribuído de maneira eficaz pelas redes sociais. Os dias e horários podem sofrer alterações de acordo com os hábitos de consumo de conteúdo da persona.

Quer ideias de marketing de conteúdo para seu calendário?

Espero ter esclarecido com este artigo por que o marketing de conteúdo é um ativo valioso para qualquer negócio. No entanto, sei que muitos empreendedores e profissionais não sabem por onde começar – assim como eu também não sabia no início.

Foi por isso que disponibilizamos uma aula muito amada do Curso Criadores de Conteúdo. A Aula 30 ideias de posts que funcionam está liberada de forma gratuita para você. Basta clicar abaixo:

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.