Nichos lucrativos para Social Media: conheça e escolha o seu

Trabalhar com nicho para social media é a melhor forma de turbinar seus ganhos. Afinal de contas, ao invés de atirar para todos os lados, você se especializa em um segmento e passa a ser referência naquela área.

Mas sabemos que nem sempre é fácil escolher um nicho, seja por falta de conhecimento, seja em saber se aquela área realmente é rentável. E para esses casos, temos a grata satisfação de dizer que você chegou ao lugar certo!

Abaixo separamos uma lista com 21 nichos em que você pode atuar como social media. Vamos conferir?

1. Profissionais da área da saúde

Atendimento a médicos, dentistas, nutricionistas é uma excelente oportunidade. Esse é um nicho bastante lucrativo e esses profissionais precisam muito da ajuda do social media. 

É por meio das redes sociais que grande parte desses profissionais capta clientes, capta oportunidades.

O pessoal de área da saúde é um bom pagador, são pessoas éticas que geralmente se comprometem a fazer algo e cumprem. São pessoas que trabalham bastante, que estão sempre bastante ocupadas e que vão valorizar o tempo que você se dedica para produzir o conteúdo deles. 

2. Direito

Escritórios de advocacia e advogados procuram nossa agência com frequência e aqui desenvolvemos estratégias de conteúdo. É também por meio das redes sociais que esses profissionais captam seus clientes e novos negócios para seus escritórios. 

É por meio do posicionamento digital, do conteúdo bem elaborado, que vai colocar esse profissional como autoridade. 

Para desenvolver conteúdo para as classes dos profissionais liberais, é sempre bom conhecer as regras que reguem essas profissionais. E isso a gente obtém nos sites dos conselhos. 

3. Arquitetura, designer de interiores e de produtos

Essa galera também precisa de ajuda de um social media especializado. Se você tem conhecimento, se já trabalhou em escritório de arquitetura, ou mesmo é um arquiteto e não está conseguindo muitos trabalhos na área, você pode se dedicar e ajudar seus colegas com o marketing digital. 

A sinergia, compreender como esses profissionais se comportam, facilita muito o trabalho ao escolher um nicho. Por isso, se gosta dessa área e tem facilidade com o tema, tá aí uma excelente oportunidade para você.

4. Comércio de roupas

Moda, e-commerce, lojas físicas, precisam mostrar seus produtos por meio das redes sociais. Portanto, se você tem algum conhecimento nessa área, você pode ajudar outros lojistas ou donos de e-commerce a buscar seu espaço nas redes sociais, ganhar mais vendas e clientes, por meio de estratégias digitais.

5. E-commerce

Outro nicho importante é o e-commerce em geral. Seja de eletrônicos, de móveis, de utilidades domésticas, de bijuterias, de comida, de café, não importa. 

Todos que possuem seus negócios no meio digital precisam estar bem posicionados nas redes sociais.

E é aí que entra a importância do social media que atue nesse nicho. É preciso criar conteúdo inteligente para que essa loja virtual venda seus produtos. 

6. Gastronomia

A área de restaurantes tem muita coisa a ser feita. Há várias estratégias que o social media pode adotar para atrair mais clientes para os restaurantes e demais espaços gastronômicos. 

Se você tem algum conhecimento nessa área, se já estudou gastronomia, se já trabalhou em restaurante, adora e conhece de comida, pode atuar como social media na área da gastronomia.

7. Atender infoprodutores

Há uma crescente de pessoas que produzem cursos online, que produzem um produto digital. Você pode ajudar essas pessoas com estratégias de conteúdo digital, para vender mais cursos, para ter mais assinantes em suas plataformas.

8. Afiliado

Um parente do infoprodutor é o afiliado, e esse é outro nicho para social media. O afiliado digital é a pessoa que vende o curso para o infoprodutor. Ou seja, ele é uma espécie de representante comercial digital. E ele também precisa do social media. 

Em geral, quando um afiliado está começando ele não contrata, acaba fazendo suas publicações por conta própria, mas a partir do momento que cresce, ele vai precisar de uma equipe e precisará de um social media para fazer parte do trabalho.

9. Palestrantes

Você já percebeu o número de gente que dá palestras, que viaja o Brasil dando treinamentos offline? 

O palestrante também é um profissional que precisa do desenvolvimento de conteúdo nas redes sociais para que ele possa ter mais clientes, mais palestras e com isso, ganhar também mais dinheiro.

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10. Academias e segmentos fitness

Todo lugar tem um estúdio de Pilates. uma academia ou um boxe funcional. E se especializar em uma dessas áreas é uma ótima oportunidade para quem quer ganhar dinheiro como social media.

Tem muita demanda para esse tipo de conteúdo nas redes sociais. E há muitas pessoas que precisam de um social media para melhorar sua performance nas redes e com isso atrair mais clientes para seus estúdios.

11. Atendimento de shopping center

Os grandes é claro que já devem atuar com uma agência de marketing. Mas há pequenos shoppings, galerias, locais que tenham uma praça de alimentação, que precisam melhorar sua presença digital.

E o social media que se especializar nesse tipo de atendimento pode ter grandes chances de sucesso. Ele pode fazer um pacote para todas as lojas, ou uma estratégia digital para trazer mais clientes para consumir nesses shoppings.

12. Estúdios de tatuagem

Esses profissionais possuem dificuldade muitas vezes de parar seu trabalho e fazer um post. Mas eles costumam fazer muitas imagens, já possuem o equipamento necessário devidamente posicionado, fazem fotos do antes e depois dos seus trabalhos, mas falta esse tempo para fazer as postagens.

Ou seja, estúdio de tatuagem são um excelente nicho para social media, que pode permitir que eles tenham cada vez mais clientes com uma boa estratégia digital. 

13. Cantores e artistas

Se você é um social media e está de olho nesse segmento, saiba que está no caminho certo. Esse nicho tem um campo enorme e os artistas e cantores precisam muito dessa ajuda profissional para ter maior visibilidade digital. 

14. Youtubers

Sim, há muitos youtubers que desenvolvem um trabalho excelente no Youtube, mas que precisam de uma mãozinha para as demais redes sociais. Seja para fazer um site, alguns materiais, ter melhor presença digital em outros canais. E o social media pode ajudar esse profissional a atingir seus objetivos de negócio. 

15. Escolas

Maternais, escolas de ensino fundamental, escolas de ensino médio. Essas empresas podem desenvolver um excelente trabalho nas redes sociais de captação das famílias para suas instituições de ensino com a ajuda de um social media. 

É possível ainda fazer um excelente trabalho com a comunidade mostrando o que é feito dentro da escola, qual é seu posicionamento, o que ela faz para inovar no segmento da educação. Por isso, um projeto digital muito bem feito para a área de educação é capaz de modificar sua realidade comercial.

16. Instituições de Ensino Superior

Universidades, faculdades e outras instituições de ensino superior também são um excelente nicho para social media. Com a pandemia esses locais começaram a trabalhar muito por meio das redes sociais. 

Esses negócios que trabalham com a educação precisam ter cada vez mais presença digital é uma ótima oportunidade para quem trabalha como social media.

17. Alimentação natural

Lojas de alimentação sem glúten, sem lactose, sites que se especializam em alimentação natural, são uma tendência. Há também cada vez mais interesse das pessoas por esse tipo de alimentos.

Por isso uma estratégia digital bem elaborada pode trazer grandes resultados. E é aí que entra o papel do social media.

18. Farmácias de manipulação

Esse tipo de negócio está crescendo muito. As farmácias de manipulação e seus suplementos manipulados cresceram muito nos últimos anos. O interesse da população, somada à prescrição médica, fez surgir vários negócios nessa área e com isso também cresceu a concorrência.

Logo, quanto melhor for sua estratégia digital, mais público e clientes elas terão. E aí entra a importância de um social media que compreenda desse tema.

19. Óticas

Outro segmento é o de venda de óculos, seja de grau, de sol ou de armação. As pessoas estão cada vez mais comprando esse tipo de acessório através da internet. Então você pode se especializar como social media para empresas que vendem óculos.

20. Cosméticos

Cremes para pele, batons, rímel, e tudo mais que integra esse universo também vem crescendo muito. Mas as empresas dessa área precisam se destacar dos seus concorrentes também no meio digital. Novamente, uma boa estratégia digital feita por um social media pode fazer esses negócios bombarem!

21. Salões de beleza

Salões de beleza pagam bem para o social media movimentar suas redes sociais. Afinal de contas, é a rede social que traz lucro, que traz cliente para esses negócios. 

Por exemplo, como no caso dos tatuadores, nem sempre eles têm o tempo ou o conhecimento necessário para produzir conteúdo. Aí que entra a importância do social media.

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Não perca mais tempo

Esperamos que esse conteúdo tenha acendido várias luzes na sua cabeça e agora mesmo você já deve estar fazendo uma lista de potenciais clientes que poderá atender.

Afinal de contas, com tantas oportunidades como listamos acima, é praticamente impossível não existir uma que você não veja que se encaixa no seu perfil.

Portanto, se gostou do artigo sobre nicho para social media, confira também o vídeo que a Rejane Toigo preparou sobre o tema. Temos certeza que você vai amar!

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.