You are currently viewing O que é copywriting?

Você já ouviu falar em copywriting? Não, não tem nada a ver com direitos autorais, estamos falando da incrível arte de produzir textos persuasivos dentro do marketing digital.

Basicamente, copywriting é o processo de escrever materiais promocionais e de marketing persuasivos que motivam as pessoas a realizar alguma forma de ação, como fazer uma compra, clicar em um link, fazer uma doação para uma causa ou agendar uma consulta.

O texto nesses materiais é conhecido como “copy”, daí o nome “copywriting”. E você pode não perceber, mas os copywritings estão em toda parte.

Para falar mais sobre o que é o copywriting, confira o artigo que preparamos abaixo!

Está em toda a parte

Sim, como mencionamos acima, o copy está em toda a parte. Na verdade, se você apenas começar olhando em sua caixa de email, encontrará alguns exemplos óbvios de copywriting. 

Promoções para restaurantes locais, catálogos, posts em redes sociais, landing pages, para vários produtos e serviços são todas formas de copy.

Aliás, cada vez mais essa escrita persuasiva vem ganhando espaço no meio digital e hoje a redação se tornou uma parte fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

Aliás, o que você ouve também tem copywriting em ação.

Ou seja, comerciais de televisão, análises de produtos no YouTube e até vídeos curtos de “como fazer” sobre o uso de um produto são exemplos de copy falada.

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Quem é o profissional da área?

Um redator — chamado de copywriter —  é um redator profissional responsável por escrever o texto, ou copy, usado em materiais de marketing e promocionais.

E aqui na Like temos um dos melhores times de copywriters do mercado, que fazem com que os materiais dos nossos Experts se destaquem em meio à multidão!

Os redatores são profissionais que aprenderam e praticaram seu ofício. Nenhum de nós nasceu sabendo escrever textos excelentes.

Mas é definitivamente uma habilidade que quase qualquer pessoa pode aprender com um pouco de persistência.

É claro que estudar, fazer cursos e aprender novas técnicas é essencial para que os profissionais da área se destaquem, criando copys cada vez mais extraordinárias!

Essencial para o marketing de conteúdo

Dentro do marketing de conteúdo — um dos principais braços do marketing digital — o copywriting é essencial.

É por meio dele que serão produzidos os conteúdos para que os clientes se conectem com sua audiência. Além disso, farão a chamada CTA (call to action / chamada para ação) para que o leitor tome uma decisão ao final do texto.

Pode ser entrar em contato, assinar a newsletter, agendar uma consulta, ou mesmo fechar uma venda. Mas quanto melhor a copy, mais resultado essa CTA terá.

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Como posso começar?

A coisa mais importante a saber primeiro é que você NÃO precisa ter experiência em copywriting para começar — você só precisa ter vontade de aprender. 

Mas lembre-se de que ninguém, nem mesmo o redator profissional mais bem pago, nasce sabendo escrever um texto. Todos nós aprendemos como fazer isso, e você também pode!

Então, se você gostaria de saber mais, você vai adorar nosso curso “Criadores de Conteúdo”, onde apresentamos algumas técnicas que vão fazer sua copy subir de nível.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre copywriting e, para se inscrever no curso “Criadores de Conteúdo”, basta clicar no botão abaixo!

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.