Se você não conhece a diferença entre persona e público alvo, pode ser que a sua estratégia de conteúdo não seja tão eficiente. Os termos são erroneamente usados como sinônimos, quando são conceitos bem diferentes.
A definição da persona e do público alvo são a primeira etapa para uma estratégia de conteúdo eficaz. Já falei aqui como criar conteúdo inteligente. Então, você sabe que antes de fazer o melhor texto, a melhor imagem ou o melhor vídeo, é preciso entender de que forma será útil para o seu público e para a sua persona.
Mas, qual a diferença entre persona e público alvo? Como definir cada um deles?
Persona X Público alvo
Sim, você precisa definir cada um deles. Comece pelo público alvo pois é um pouco mais abrangente. Ao definir idade, gênero, localização geográfica, profissão, entre outros detalhes, você já tem uma boa noção sobre o público que busca atingir. Exemplo:
Homens, entre 35 e 60 anos, que moram em São Paulo, são engenheiros e tem renda entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.
Após conhecer o seu público alvo, chega a hora de delinear a persona. A persona é a representação do cliente ideal de forma mais humanizada, com mais detalhes sobre o seu perfil. Para definir a persona, é preciso fazer as seguintes perguntas:
- Qual a relação desta pessoa com meu produto?
- Qual é o galho que meu produto quebra na vida desta pessoa?
- Como a pessoa consome meu produto e por que?
A partir da definição da persona, você está pronto para definir a sua estratégia de conteúdo.
Como falar para a sua persona?
Toda a sua comunicação deve falar exatamente o que a sua persona quer ouvir. Ao ter contato com o seu conteúdo, ela deve sentir que é acolhida, compreendida e que os seus problemas podem ter uma solução que não exige esforço.
Para atingir este objetivo você deve:
- Determinar qual o melhor tipo de conteúdo;
- Definir o tom e o estilo da linguagem;
- Qual o ponto central que deve ser abordado;
- Definir os tópicos sobre os quais você vai falar e escrever;
- Entender em quais redes sociais a sua persona está e quais delas são utilizadas para obter as informações necessárias.
Quem é a persona?
Se o público alvo é uma fatia bem ampla da sua audiência, a persona é o cliente ideal. Ao fazer o raio-X da persona, você deve ter em mente não apenas onde mora e com o que trabalha, mas também outros detalhes. Exemplo:
- Marcas que admira;
- Estado civil;
- O que faz para se divertir;
- Quantos filhos tem;
- Qual o cargo ocupa na empresa;
- Orientação sexual;
- Religião;
- Ascendência;
- Artistas preferidos.
Essas características podem variar de acordo com o produto ou serviço que você está vendendo. O mais importante é contextualizar a maneira como o seu produto ou serviço ajuda a sua persona, bem como a forma que ela pode te encontrar e em que ponto ela vai comprar de você.
Espero ter ajudado você a entender a diferença entre persona e público alvo e qual a sua importância em uma estratégia de marketing.
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