You are currently viewing Qual a quantidade ideal de tempo de vídeo no YouTube?

Existe um tempo ideal para um vídeo no Youtube? E como você já imaginava, não há uma resposta exata para esta pergunta.

Afinal, a duração dos seus vídeos é importante porque os espectadores têm uma ampla gama de intenções no YouTube. 

Alguns estão procurando respostas rápidas para perguntas cotidianas, como dar um nó na gravata. 

Outros querem saber coisas que levam vários minutos para serem explicadas. Eles assistirão a um vídeo de 30 minutos sobre a construção de um PC para jogos e ainda não terão resistência para ver mais conteúdo.

É por isso que a quantidade ideal de tempo de vídeo no Youtube é algo que pode variar de acordo com sua estratégia. E é sobre isso que explicamos no artigo abaixo!

Quem é seu público?

Saber com que tipo de espectador você está lidando faz toda a diferença. Você pode planejar melhor conteúdo que sejam longos o suficiente para agradar seu público.

Ou precisa ser rápido e entregar a solução em alguns poucos segundos para conseguir reter a atenção daquele seu público-alvo.

Por isso, o primeiro passo é definir qual é o seu público e o que você deseja transmitir a eles por meio dos seus vídeos no Youtube.

Além disso, pesquise o que outros profissionais da sua área estão fazendo, qual o tempo médio de seus vídeos e quais possuem maior número de visualizações. Isso já lhe dará uma boa ideia de quanto tempo usar em seus vídeos.

Por exemplo, faça uma pesquisa por “como dar nó em gravata”. A duração média dos vídeos com melhor desempenho é de 3 minutos e 10 segundos. Por quê? Porque é uma tarefa de 30 segundos e as pessoas que pesquisam essa consulta desejam uma solução rápida.

E sobre “como construir um PC para jogos?” A média é de 26 minutos. Por quê? Os espectadores sabem que a tarefa é complicada e assistirão a um vídeo mais longo para obter as informações.

Leia também::: Social media: seja autêntico na produção de conteúdo!

Analise seus dados

Se você já vem criando conteúdo para o Youtube, pode usar suas próprias métricas para avaliar qual o tempo que sua audiência permanece em seus vídeos. A grande maioria fica até o fim? 

Veja qual o tempo médio que as pessoas ficam no seu vídeo e comece a usar isso como base para estimar o tempo que usará em suas produções.

E também é preciso considerar qual o conteúdo que você está produzindo. Se as pessoas estão saindo antes do fim, talvez não seria mais interessante passar a informação que deseja de forma mais prática?

Ao ir ajustando sua performance, você conseguirá reter melhor seu público e garantir que eles assistam seu vídeo até o fim.

Fique atento às plataformas concorrentes

Outro ponto que merece reflexão é a concorrência das plataformas de vídeo. Hoje o Instagram, o Tik Tok, o Kwai, estão se tornando também plataformas de vídeo.

Mas nelas o grande diferencial são os vídeos curtos, rápidos, com no máximo 1 minuto. Mais que isso não funciona lá.

Em contrapartida, o Youtube segue como a principal plataforma para vídeos mais longos, explicativos. É onde as pessoas assistem quando querem algo mais aprofundado.

Logo, se você deseja produzir conteúdos em vídeo bastante curtos, seria o Youtube o local ideal para postar? Nós acreditamos que não. Deixe o Youtube como estratégia para seu material rico e profundo.

Leia também::: É possível ganhar dinheiro com lives no Instagram?

Invista em seus vídeos

A duração do seu vídeo no Youtube desempenha um papel importante no crescimento do seu canal. Tenha isso em mente para criar conteúdo de acordo com ele. 

Além disso, você não precisa estar preso a um determinado comprimento. Seja mais flexível em relação à duração do seu vídeo e você prosperará!

E lembre-se sempre de ter um planejamento de conteúdo com o que irá apresentar em seus vídeos. E também procure seguir um calendário, para que seu público já crie a rotina de voltar sempre ao seu canal.

Gostou do artigo sobre qual a quantidade ideal de tempo de vídeo no Youtube? E para saber mais, confira também nosso artigo “Social media: conteúdos em vídeo também precisam de estratégia!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.