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Tendências de marketing digital para 2021

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Pra quem é do meio já deve ter se perguntado: quais as tendências de marketing digital para 2021? E como o ano já começou, quem deseja surfar a crista da onda não pode perder mais  tempo!

Mas o que como elaboramos uma lista de tendências? Observando o que está acontecendo, o que tem dado certo, e como isso tem impacto a vida das pessoas. 

E no marketing digital tudo é muito dinâmico. Por isso, ficar atento a tudo é essencial para aproveitar ao máximo cada oportunidade que surge a nossa frente.

Mas chega de enrolação e vamos direto ao ponto: quais são as tendências de marketing digital para 2021? Confira o conteúdo que preparamos abaixo e não perca mais tempo para colocar isso em ação!

Social media

Uma das principais tendências é a necessidade de profissionais em social media. E isso se explica muito com tudo aquilo que passamos ao longo de 2020, com a pandemia. 

Ela foi sentida principalmente por quem trabalhava offline e viu no digital uma oportunidade para não ter tantas perdas.

Nesse sentido, a busca por profissionais da área se tornou uma necessidade enorme, já que não basta apenas anunciar seu produto na internet. Com uma concorrência tão grande, se destaca quem tem a maior estratégia.


E quando falamos em social media não são apenas os fazedores de post. Mas sim aquele profissional que acrescenta ao cliente uma estratégia digital e que maximiza seus resultados.

Conteúdo Coparticipativo

Aqui na Like observamos muito que, cada vez mais, o conteúdo é uma via de mão-dupla. Quer dizer que ele é produzido não só pelo emissor da informação, mas também por quem é impactado por ela. Ou seja, quem é seguidor dessas redes sociais, quem é fã dessas empresas, marcas ou pessoas.

E como funciona isso?

Na verdade, são esses seguidores postando em suas redes os produtos, falando das maravilhas ou soluções que encontraram. E isso é uma tendência que vem com tudo em 2021. 

Funciona como o velho boca a boca, mas agora com toda a projeção que os meios digitais proporcionam. Ou seja, quando vemos um amigo postando algo sobre determinado produto ou serviço, são muito maiores as chances de fazermos também a compra.

E quem souber aproveitar isso que chamamos de conteúdo coparticipativo de forma mais estratégica, seja em suas redes sociais, em seu site, mais irá se destacar frente à sua concorrência.

Lives

Elas explodiram em meio à pandemia. Com as restrições e distanciamento social, vemos lives pipocando nas redes sociais. E gostando ou não, elas são sim uma tendência de marketing digital para 2021.

E a virada de chave foi que as pessoas passaram a valorizar mais as transmissões ao vivo. Grande parte pela possibilidade de interagir com o conteúdo.

Mas claro que não basta apenas ligar a câmera, é preciso planejar antes, criar um roteiro do que vai apresentar. Com uma estratégia profissional por trás, é possível ter grandes resultados também com as lives.

SEO

Essa é uma tendência que já vem de anos anteriores, e que está mais forte para 2021. Vemos as pessoas buscando cada vez mais respostas às suas necessidades na internet.

E se destaca quem surge entre os primeiros colocados nas SERPS (Search Engine Results Page, ou página de resultados de um mecanismo de busca). E para estar entre os primeiros, é fundamental usar uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Quando a pessoa busca algo, e encontra você oferecendo a solução que ela procura, é muito maior a possibilidade que a compra seja fechada. Por isso, saber posicionar seu conteúdo nas mais variadas plataformas, pode ser seu site, seu canal do Youtube, seu LinkedIn, ou até mesmo seu perfil no Airbnb, o segredo é o SEO.

E SEO é entender o mecanismo de busca do usuário em qualquer plataforma. E entender essas estratégias de busca em outros microuniversos é também um grande diferencial para as tendências do marketing digital para 2021.

Aplicativos de mensagem

Não importa se é WhatsApp ou Telegram, os aplicativos de mensagem estão ganhando um espaço enorme para que as empresas possam se comunicar diretamente com seus consumidores.

Criar listas de transmissão com seus leads pode ser uma excelente forma de fechar uma nova compra. E para isso, novamente vem a estratégia por trás. Afinal de contas, não adianta você entupir o celular do seu receptor com dezenas de mensagens por dia. Com certeza você vai ser bloqueado.

É preciso que cada mensagem enviada seja aberta e lida. E para isso, entra a importância de saber fazer um conteúdo que converta. Ao encontrar esse ponto de equilíbrio, você verá seus resultados dispararem.

Conteúdos rápidos e de baixo custo

Os conteúdos rápidos e de baixo custo são outra tendência de marketing digital para 2021 que não devem ser deixados de lado. Mas o que é isso? É basicamente os close-friends, que estão se popularizando no Instagram.

Por exemplo, nesses espaços, as pessoas pagam uma assinatura e recebem conteúdo diário ou semanal sobre o assunto que desejam. Dessa forma, saber aproveitar essa tendência pode ser um grande diferencial para quem quer bombar em 2021.

Personalização do atendimento

Foi-se o tempo em que as pessoas iam tomar o café — pelo café. O que as pessoas buscam nos dias atuais é a tão falada experiência. Aliás, ela envolve o ambiente, o atendimento, e tudo que o cliente tem contato, seja no ambiente offline, seja no ambiente online.

E dito isso, essa tendência do marketing digital para 2021 chega com tudo. Por isso, aqueles que souberem entregar mais valor aos seus clientes, terão pessoas mais fieis a sua marca. E a recorrência de compra é excelente!

E no marketing digital, quando mais pessoal for o conteúdo direcionado, melhor taxa de abertura ele terá.

Vídeos curtos

Os Reels do Instagram, ou mesmo os vídeos do Tik Tok, são uma tendência que precisam ser aproveitadas para quem quer se diferenciar da sua concorrência. E não basta somente ligar a câmera: assim como as lives que falamos ali em cima, nos vídeos curtos o planejamento prévio é essencial. 

Por exemplo, as pessoas adoram o vídeo curto, que entrega uma informação rápida, e melhor ainda quando ele é bem feito. Mas saber identificar o que sua audiência quer, entregar isso a eles, é a grande jogada. 

Tik Tok

E claro, não tem como não falar dele. O Tik Tok é uma nova tendência, é uma rede social que cresceu muito já em 2020 e que chega em 2021 de forma surpreendente. 

Tem quem gosta, tem quem não, mas o fato é que ela vem atraindo cada vez mais seguidores e saber aproveitar essa rede para se comunicar com sua audiência, direcionando o tráfego para seu site, pode ser a grande sacada. 

Não perca mais tempo!

Já estamos no final de janeiro e, na tecnologia tudo é muito rápido. Por isso, não perca mais tempo e aproveite ao máximo essas tendências de marketing digital para 2021 para turbinar sua presença no mercado.

E como detalhamos em vários dos tópicos acima, não basta apenas postar, é preciso ter estratégia. Mas sobre esse tema, aproveite e confira um super material gratuito que preparamos sobre os 3 pilares da estratégia.

Temos certeza que ao aliar esse material, com as tendências de marketing digital para 2021, seu ano será surpreendente!