Você está visualizando atualmente Conheça 10 funções do marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma oportunidade da era digital.

É a chance que empresas, marcas e negócios têm para chamar a atenção das pessoas de forma não invasiva, agradável e interessante e com isso transformar usuários da internet em fãs e fãs em clientes.

A produção de conteúdo de valor, interativo, relevante e informativo é a chave para ampliar audiência nas redes sociais, visitantes no site e vendas recorrentes.

E para explicar o que é esse tal de marketing de conteúdo uma comparação bem pertinente de David Meerman Scott:

“VOCÊ PODE COMPRAR ATENÇÃO
(propaganda)

VOCÊ PODE IMPLORAR PELA ATENÇÃO DA MÍDIA
(relações públicas)

VOCÊ PODE ENCHER O SACO PARA GANHAR ATENÇÃO
(vendas)

OU VOCÊ PODE GANHAR ATENÇÃO DAS PESSOAS CRIANDO ALGO REALMENTE INTERESSANTE E COM VALOR AGREGADO E PUBLICANDO ISSO DE GRAÇA NA WEB.”
(marketing de conteúdo)

Marketing de conteúdo não é sobre fazer anúncios ou propaganda.

É sobre disseminar de forma gratuita na internet informações valiosas para o publico alvo e com isso obter engajamento voluntário e relacionamento.

É todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um futuro cliente.

Funções do Marketing de Conteúdo:

1. Atrair a atenção das pessoas através de informação relevante:

O usuário está na internet buscando basicamente 2 coisas: informação e/ou entretenimento. Se o conteúdo for capaz de fornecer informações e ainda entreter o usuário: BINGO. A empresa vai chamar a atenção e ainda conquistar fãs.

2. Identificar  interesses  do consumidor

O conteúdo pode ter um papel importante para avaliar os interesses do consumidor e com isso obter elementos para investir em novos produtos. Por exemplo, uma empresa que fabrica chocolates, ates de iniciar investimentos em uma linha de chocolate sem açúcar,  pode utilizar conteúdos sobre o tema para avaliar o interesse dos clientes e dos usuários da internet. Dessa forma, é um elemento a mais a observar para decidir os investimento em novos produtos.

3. Educar, esclarecer com relação ao universo dos produtos ou serviços da empresa

Conteúdo tem o dever de educar, e com isso promover uma experiência de utilização dos produtos mais valiosa para seus consumidores. Uma vez que os clientes conhecem todas as particularidades e aplicações dos serviços ou produtos, há a ampliação da sua eficácia. Por si só, isso pode determinar a compra, a recompra, a fixação da marca e a indicação da empresa trazendo novos clientes.

4.Cativar as pessoas, valorizando a imagem da empresa

Quando usuários recebem informações que são capazes de resolver seus problemas e acrescentar novas habilidades em suas vidas, o sentimento de reciprocidade e agradecimento são despertados em relação a fonte desse conhecimento. Se a empresa desenvolve habilidade de se tornar essa fonte de informações para o usuário, automaticamente ele vai passar a valorizar a imagem da empresa e por consequencia seus produtos e serviços.

5. Aumentar a interação e promover o relacionamento com a marca ou empresa

O conteúdo relevante e interessante tem o poder gerar interatividade com os usuários da internet, selando o inicio um relacionamento duradouro com o cliente. Promover o conteúdo também envolve responder às demandas por ele gerada. As pessoas vão reagir ao conteúdo publicado, e a empresa deve estar pronta para transformar reações e relacionamento. Essa é a grande chance de fazer amigos e transformar amigos em clientes.

6.Transformar usuários da internet em propagadores da marca ou negócio

O conteúdo relevante, interessante e acompanhado de mídia cativante ( fotos e vídeos) têm mais chance se ser compartilhado pelos usuários e atingir mais pessoas com perfil do cliente ideal. Quando usuários percebem o valor das informações, naturalmente se sentem compelidos a dividir essas informações com a sua rede de relacionamento digital. É o que chamamos de moeda social, ou seja, aquilo que a pessoa considera tão importante e agradável que não resiste a oportunidade de se fazer querido pelos amigos dividindo a informação, e com isso propagando a empresa que gerou o conteúdo.

7. Gerar o aumento do número de visitantes no site

Conteúdo no site gera cliques no site, tanto provenientes das procuras dos usuários nos buscadores como google, quanto provenientes das postagens nas redes sociais. E vc já sabe, quanto mais visitantes no seu site, maiores as chances de vender produtos e serviços que estão disponibilizados nele.

8. Reduzir o custo de aquisição de clientes

Quando os clientes têm contato com o conteúdo que apresenta o seu produto, muitas vezes ele entra em contato com a sua empresa. Dessa forma, seus clientes vão encontrar o seu negócio e não o contrário. Você não precisa investir tempo e dinheiro para encontrar e convencer o cliente, o conteúdo já fez isso por você e quando isso se torna escalável, o custo de aquisição de clientes se torna bem menor do que aqueles obtidos com abordagens comerciais tradicionais.

9. Melhorar a experiência de compra

A experiência do cliente é o que fica na memória dele sobre o seu produto ou serviço e é o que pode influenciar de maneira decisiva a recompra ou a recomendação do seu negócio. Então, o conteúdo disponibilizado no pré-venda pode contribuir e muito para que a experiência do seu cliente seja realmente diferenciada.

As soluções que seu conteúdo apresentar e a forma como se comunicar com o usuário irão influenciar a percepção desse usuário em relação ao seu negócio, marca ou empresa. O conteúdo pode deixar o seu cliente propício a amar o seu produto, e com isso transforma a experiência de compra em algo transformador e único.

10. Para otimizar a experiência do pós-compra

Olha só, quem já comprou merece conteúdo que auxiliem na evolução do consumo. A esse conteúdo pra quem já é cliente Neil Patel chama de “Conteúdo Customizado”, customizado deriva de customers que significa cliente.

A experiência no pós compra é muito importante para fixar a imagem da marca na mente do consumidor e o conteúdo bem arquitetado para essa finalidade pode ser muito eficiente na estratégia de crescimento das vendas.

E eu tenho um vídeo sobre isso que pode ser muito útil pra você!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.