Você é um profissional que detém um conhecimento específico sobre um assunto e viu no nicho dos cursos online uma boa oportunidade a ser explorada.
Aí você elabora um plano de ação, organiza a metodologia, os tópicos a serem abordados e traz aqui para a agência buscando maneiras de apresentar esse produto para que gere vendas. Até aí OK.
O problema que nós lidamos muito aqui na Like é o seguinte:
Posso vender curso online que não foi gravado ainda?
Poder, pode.
Pode ser que você queira usar o fluxo gerado pelas vendas para investir na produção, ou não quer investir tanto antes de saber se o seu público alvo vai se interessar pelo seu material.
Se for o caso, existem algumas opções de estratégia de venda como criação de anúncios e medição de interesse prévio em relação ao seu curso.
O importante mesmo é a transparência ao fazer isso. Você deve deixar o aluno absolutamente ciente de que está adquirindo um produto que ainda não foi produzido ou testado.
Claro que uma exceção seriam os cursos ao vivo, em que o conteúdo se desenvolve à medida com que as pessoas o consomem, ou seja, que acessam a área restrita e participam da construção da aula.
Mesmo nesses casos, a comunicação deve ser ética e informar corretamente ao aluno o que ele está prestes a adquirir!
Qual o problema, então?
A dificuldade em se trabalhar a comunicação e venda de um produto que não foi montado e testado é o alto risco de erro.
Qualquer modificação feita após a venda, seja no conteúdo ou formato, pode causar uma grande dor de cabeça, incluindo devoluções.
Se não conhecermos a fundo o objeto que estamos anunciando, questões levantadas por possíveis consumidores podem não ser respondidas ou, respondidas de maneira superficial.
A falta de argumento de venda também é um empecilho quando falamos de um curso que não foi assistido na íntegra.
E qual a melhor estratégia para vender meu curso?
O ideal, que é a maneira como trabalhamos aqui na agência, é a de organizar a gravação do curso antes de disponibilizá-lo para venda.
Quando nós assistimos ao material, identificar erros e falhas e corrigi-los se torna muito mais fácil. Sem falar na melhor elaboração dos argumentos e de uma comunicação do produto muito mais precisa.
Se o material já está pronto, conseguimos entender a didática utilizada e definir quais são os pontos fortes que podemos explorar na estratégia de venda.
Organizar um grupo teste de baixo custo ou até de experts no assunto para que deem seu feedback é também muito interessante:
Vai nos dar uma nova dimensão de opiniões quanto à experiência de participar do curso (o que gera mais argumentos de venda) e quanto ao próprio conteúdo sendo ministrado, apontando onde podemos fazer melhorias.
Essas medidas asseguram que teremos um produto final de qualidade, testado, com bons argumentos e, é claro, que vai gerar vendas de maneira ética.
Para você continuar aprendendo, tenho um vídeo ótimo sobre o assunto: Como Produzir um Curso Online!
E, se você assim como eu tem muita fome de conhecimento, inscreva-se no meu canal: tenho um vídeo novo toda semana!
Um beijo!
Rê