Você está visualizando atualmente Como criar um calendário de Reels?

Reels é um formato de conteúdo cada vez mais valioso, tanto para o Instagram quanto para o usuário. Por isso, elaborar um calendário de Reels em sua estratégia de conteúdo é uma parte fundamental para atingir o sucesso.

Com quase 122 milhões de usuários ativos todos os meses apenas no Brasil, não há dúvida: o Instagram está entre as principais redes sociais da atualidade.

E as pessoas adoram por uma razão: é uma plataforma versátil que permite aos usuários compartilhar todos os tipos de coisas… desde as imagens mais simples até obras-primas artísticas completas. 

Por isso, aproveitar o Reels pode ser uma excelente alternativa para destacar seu projeto, ou de seus clientes, nas redes sociais. E no artigo que compartilhamos abaixo, ensinamos como você pode criar um calendário de Reels. Confira!

Frequência de Reels

O primeiro passo na hora de elaborar um calendário de Reels é pensar na sua frequência. E isso vai depender de vários fatores únicos de cada cliente ou nicho de atuação.

E isso o Social Media precisa ter em mente, que nem sempre o seu cliente conseguirá produzir um vídeo diário e de qualidade. Às vezes o Social Media até consegue produzir alguns conteúdos em Reels, mas ele também precisa ser humanizado, e aí entra em cena a importância da participação do cliente no projeto.

Por isso, na hora de elaborar sua estratégia, elabore um calendário de Reels de acordo com a disponibilidade do cliente. Dessa forma será possível atingir o melhor resultado sem exaurir o cliente.

Dessa forma, uma recomendação que damos é que dentro de um calendário de conteúdo com 30 posts por mês, ao menos 12 deles sejam Reels. Isso daria cerca de três por semana, algo plenamente alcançável.

Linhas editoriais

O próximo passo é definir quais as linhas editoriais que você usará em seu calendário de Reels. 

Vale lembrar que as linhas editoriais você deve definir no momento da elaboração da estratégia do cliente, e nem todas será possível transformar em Reels. Algumas exigirão um conteúdo estático, um post carrossel, ou mesmo algo mais aprofundado como um vídeo para o Youtube.

Por isso, o Social Media precisa ficar atento sobre quais das linhas editoriais podem ser usadas no Reels, e preparar o calendário de acordo com elas.

Conteúdo

Por fim, outra etapa importantíssima quando se fala em calendário de Reels é o conteúdo. Afinal, já que a ideia é aproveitar o alto alcance que essa ferramenta proporciona dentro do Instagram, é fundamental que o conteúdo postado seja de qualidade.

Para isso, podemos dividir entre os vídeos do cliente, no qual ele grava de acordo com os assuntos que você elaborou para ele.

É possível também criar Reels usando trechos de vídeos que já postou no Youtube. Ou seja, é pegar pequenos recortes e transformar isso em Reels, podendo usar até mesmo a CTA para que o conteúdo completo pode ser visto no Youtube.

Também podemos usar trechos de palestras, lives ou mesmo stories que o cliente tenha produzido, convertendo elas também em Reels.

Alternativas

Também é possível ter algumas alternativas na hora de criar o calendário de Reels para o cliente. Por exemplo, podemos fazer listas, tutoriais, Reels de fotos e até mesmo os carrosséis podem virar Reels.

Ou seja, como é possível ver atingir ao menos os 12 posts mensais em Reels não é tão difícil, conseguindo ter muito conteúdo de qualidade e que se destacará nas redes sociais.

Como dica, use também as músicas trends, que estão em alta, e que o Instagram faz ter ainda mais alcance.

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Faça seu calendário de Reels

E aí Social Media, conseguiu entender como criar seu calendário de Reels para os clientes? Ficou mais claro para você?

Lembrando que com uma estratégia digital bem elaborada, tudo fica mais fácil. E para lhe ajudar a montar seu calendário de Reels, confira ainda o vídeo que nossa boss Rejane Toigo preparou para seu canal do Youtube. É só dar o play abaixo! 

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.