Quando se fala em quanto cobrar como Social Media, é preciso entender que não há fórmula mágica, nem se tira esse valor da cartola! Ele precisa ter um embasamento.
E isso vale para quem tem agência, quem trabalha sozinho, ou para quem tem parceiros. Para todos os casos, é preciso ter uma base que vai servir para precificar seu serviço.
Ou seja, ao se criar tais estratégias, é possível definir quanto cobrar como Social Media e, para lhe ajudar neste processo, confira o artigo que preparei abaixo! Siga a leitura e tire suas dúvidas!
Quanto cobrar?
Saber quanto cobrar como Social Media é um dos maiores dilemas que quem está entrando na área enfrenta. Afinal, a precificação precisa considerar vários fatores, e o mesmo acontece para quem é Social Media.
E chegar ao valor não pode ser algo que caia do céu, ou que surge na sua mente de repente. O valor que você cobra é algo que precisa aprender a calcular. Não é chute. É cálculo!
Não importa se você tem agência, se trabalha sozinho ou como freela. Saber precificar é algo que todo Social Media precisa aprender a fazer, para não ter prejuízo e conseguir ganhar dinheiro.
Aqui na Like mesmo temos uma análise financeira constante, para saber sobre nossos gastos, quais os custos envolvidos e qual a margem de lucro esperada. Caso contrário, já teríamos falido faz tempo.
O primeiro passo é analisar quais seus custos, quais as horas que você dedica para cada projeto, e também quais seus objetivos financeiros, ou seja, quanto quer ganhar hoje, e também no futuro.
Inclusive meu pai, contador, sempre me orientou muito na área financeira e uma das frases que ficou marcada quando conversávamos sobre meus trabalhos era essa:
“Quanto tu quer ganhar?”
Saber quanto você quer ganhar é um dos pontos de partida que todo Social Media deve ter quando começa a botar preço no seu trabalho.
E pense também no seu futuro como profissional, que suas expectativas serão de sempre querer ganhar mais. E isso é extremamente saudável, de querer mais sempre.
Quantas horas você quer trabalhar?
Para saber quanto você deve cobrar pelo seu trabalho, além do valor que deseja ganhar todos os meses, é preciso determinar também quantas horas por semana você quer trabalhar.
Pode ser um dia por semana, pode ser três, ou pode ser cinco. Não importa, o que precisa saber é quantos dias por semana irá trabalhar, para saber quantas horas você dedicará para obter seus ganhos.
Com base nisso, você vai calcular quantas horas dedicará para cada projeto, e com base nisso, estipular qual o valor da sua hora trabalhada.
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Quanto dinheiro quero ganhar?
A resposta óbvia para esta pergunta seria: o máximo de dinheiro!
Mas no início é preciso estabelecer algumas metas, para então chegar ao valor que deseja ganhar.
Vamos estimar que você deseja ganhar R$ 5 mil hoje. É claro que, quando você atingir esse valor, vai querer ganhar o dobro, e assim sucessivamente.
Por isso você precisa estabelecer essas metas e criar o planejamento necessário para atingir tais valores.
Para calcular o que você precisa fazer para ganhar os R$ 5 mil por mês, vamos considerar o seguinte cálculo:
Quantas horas vamos trabalhar na semana?
40h/s => 160h/mês
Ou seja, se trabalhar 5 dias por semana, 8 horas por dia, daria 40 horas por semana, que totalizam 160 horas por mês.
Neste cenário, minha recomendação é que você dedique 4 dias da semana à produção, o que daria 128 horas trabalhadas por mês.
No 5º dia da semana, você vai se dedicar à criação de estratégias e à prospecção de novos clientes. Ou seja, vai dedicar 8 horas por semana para este trabalho.
Seguindo esta estratégia, para ganhar R$ 5 mil por mês, você vai dividir o valor pelas horas trabalhadas por mês:
5.000/128 = 40/hora
Ou seja, para ganhar R$ 5 mil por mês, você deve cobrar R$ 40,00 por hora trabalhada dos seus clientes. Dessa forma, você saberá quanto terá que cobrar para cada projeto, considerando o tempo que se dedicará a ele por semana.
A importância da estratégia
Quando você vende uma estratégia para um cliente, e também a executa, tudo se torna muito mais rápido e prático.
Afinal, a estratégia já direciona o Social Media sobre qual conteúdo irá produzir, quais fontes de pesquisa usar, e qual é o objetivo de cada publicação no funil de vendas
Desta maneira, o Social Media consegue otimizar seu tempo de produção, mantendo um nível de qualidade elevado, e poderá inclusive atender mais clientes e com isso maximizar seus ganhos.
É por isso que a estratégia é tão importante e que é fundamental que o Social Media aprenda a elaborar e vender isso aos clientes.
Outros custos
É claro que não é apenas suas horas trabalhadas que precisam entrar na conta na hora de saber quanto cobrar como Social Media. Outros itens também precisam entrar na conta, como:
- Ferramentas
- Equipamentos
- Internet
- Aperfeiçoamento
- Colaboradores
Esses custos que estarão envolvidas no atendimento do cliente também precisam ser calculados.
Fique atento a quais ferramentas poderá usar gratuitamente, se precisará equipamentos extras ou novos, ou se o que tem supre suas necessidades.
Também se precisará de ajuda de outras pessoas, como redator ou designer, para atendimento dos clientes. Tudo precisa ser calculado para determinar quanto você está ganhando realmente.
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Torne-se um estrategista digital
Por fim, o que recomendo a todo Social Media é que se torne um estrategista digital. Ao saber elaborar estratégias, poderá receber mais por elas e com isso ganhar mais dinheiro.
Além disso, com uma estratégia conseguirá executar seu trabalho de Social Media mais rapidamente, e com qualidade, melhorando sua entrega e tendo mais tempo para ganhar ainda mais dinheiro.
Espero que tenham compreendido quanto cobrar como Social Media e, para aprofundar mais seu conhecimento e se tornar também um profissional completo, clique no link abaixo e conheça meu curso “Formação em Social Media”.