O funil de conteúdo é uma parte fundamental em qualquer estratégia digital, e que conduzirá seu cliente ao longo da jornada de compra.
Mas apesar de toda sua importância, é comum vermos ele ser negligenciado por alguns Social Media. Acham que apenas fazer posts, sem estratégia e sem funil, poderá trazer resultados.
É aí que está o erro e que faz muita gente que contrata profissionais assim perderem dinheiro.
No artigo abaixo, explicamos o que é a jornada e também o funil de conteúdo, e como ele se aplica. Siga a leitura e confira!
Jornada de compra
Jornada de compra é o trajeto que a pessoa faz desde que ela tem o primeiro contato com seu produto, até o dia que faz a compra.
E como se faz isso? Se tornando atrativo!
Para isso, devemos conduzir a pessoa por meio de uma jornada para que ela consuma nosso conteúdo e ao final faça a compra.
E isso tem algumas fases, que são:
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Considerações da solução
- Decisão de compra
Ao seguir essa jornada, o cliente fará a compra ao final do processo. Mas é claro que todo o processo ser muito bem estruturada.
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E o que é o funil de conteúdo?
O funil de conteúdo tem o objetivo de conduzir o cliente ao longo da jornada de compra. No Topo, estará o conteúdo que ensinará sua audiência o que você faz, qual seu produto, entre outros.
Na sequência, vem o momento de preparar conteúdo no qual o cliente vai reconhecer seu problema. Ou seja, ele passará a compreender que há algo errado em sua vida, e como isso pode lhe afetar.
A próxima etapa é a consideração da solução, na qual serão apresentadas as soluções que existem para seu problema, e como ela funciona.
E por fim, vem a decisão de compra, onde o cliente já saberá que o seu produto ou serviço é a melhor solução para seu problema.
Ou seja, há várias camadas de conteúdo, que vão variando de acordo com o perfil do cliente, que vai desde sua captação no topo, até chegar ao fundo onde a compra será finalizada.
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Aplique na sua estratégia de conteúdo
É por isso que quando elaboramos uma estratégia de conteúdo, ela precisa considerar também o funil de conteúdo, variando o tema e a forma de abordagem de acordo com o estágio que o cliente estará.
E isso vale para posts das redes sociais, vídeos no Youtube, e também no artigo que você vai publicar no seu blog. Todos os conteúdos precisam ter um funil visando o seu objetivo final, que é vender seu produto ou serviço.
Ao dominar plenamente o funil de conteúdo, é possível ter muito mais assertividade na sua estratégia, ao mesmo tempo que mantém sua audiência engajada.
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