Se deseja potencializar sua carreira, criar um curso online pode fazer toda a diferença. E cada vez mais as pessoas buscam por uma formação na internet.
Quando se fala em criar um curso online, você pode pensar em fornecer apostilas em forma de PDF, gravar áudios, ou outras opções. Mas saiba que isso pode não funcionar tão bem!
O vídeo é o “padrão ouro” para o conteúdo do curso online. O conteúdo de vídeo é multissensorial — os alunos veem e ouvem seu conteúdo — tornando-o mais interessante e memorável.
Por isso, preparamos o artigo abaixo com algumas dicas para você criar um curso online e potencializar sua carreira. Confira!
Vale a pena criar um curso online?
Antes de começar a desenvolver o seu curso online, é importante saber para que serve todo esse trabalho duro. A construção de um curso online vale o seu tempo e dinheiro?
Nossa pesquisa e experiência dizem: SIM!
Transformações radicais estão acontecendo na educação hoje. E o seu conhecimento pode ser desejado por dezenas — senão milhares de pessoas — em todo o Brasil.
Aliás, você pode dominar alguma área em particular do conhecimento, e transmitir isso ao criar um curso online e poderá potencializar sua carreira.
E sobre as oportunidades que o ensino online estão proporcionando, vale a pena ver também o que dizem os números.
De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Global Industry Analysts, a indústria de educação online saltará de US$ 107 bilhões em 2015 para US$ 370 bilhões em 2026.
Mesmo antes da pandemia do COVID-19, os cursos online haviam superado a educação tradicional em todos os aspectos.
As pessoas estão buscando cursos online como uma opção viável para outras áreas de ensino.
Até mesmo universidades e escolas em todo o mundo estão começando a oferecer mais recursos de aprendizagem online.
O futuro da educação não está em uma sala de aula tradicional — está no desktop ou dispositivo móvel em que você já passa a maior parte do dia!
Como multiplicar seu conhecimento
Para quem já sabe ensinar algo, transferir isto para o digital não é tão difícil. Mas nossa dica é focar em um nicho.
Por exemplo, se é professor de Língua Portuguesa, pode criar um curso de Revisão Gramatical por exemplo. Se é de Matemática, talvez algo para quem pensa em prestar vestibular ou concurso público.
Se sabe muito sobre design, criar um curso sobre essa área também pode ser um grande diferencial.
Poderíamos listar aqui dezenas e dezenas de possibilidades para você criar um curso online, e que teriam uma grande procura.
Mas acreditamos que você já deve saber qual a sua área do conhecimento que pode se transformar em uma oportunidade online.
Além disso, é preciso elaborar um plano de aula completo, dividir seu curso em módulos, e seguir uma estrutura pedagógica que deixe seu curso online atrativo e que realmente entregue aquilo que se propõe.
Leia também::: Por onde começar a gravar um curso online?
Grave seu curso
Se gravar conteúdo de vídeo parece intimidador, não se preocupe. Você não precisa de equipamentos caros ou anos de experiência na câmera para criar vídeos de alta qualidade para seu curso online.
Inclusive, hoje a grande maioria dos celulares contam com câmeras ótimas e talvez você precise só investir mesmo em um microfone e em uma luz de apoio.
Aliás, o áudio é um dos pontos mais importantes a se considerar. Afinal, se o seu público não puder ouvi-lo ou você tiver muito ruído de fundo, seus alunos provavelmente não o assistirão até o fim e poderão até mesmo devolver seu curso.
Mas lembra que falamos que não basta apenas ligar a câmera e sair gravando? Se você não tiver uma estrutura pedagógica montada previamente, poderá se perder no meio do caminho, ou então perceber ao final que deixou alguma lacuna no processo de aprendizado.
Por isso, planejar o conteúdo do seu vídeo antes de apertar o REC pode evitar que você crie vídeos muito longos, perca horas e horas na edição, ou esqueça de cobrir uma parte importante da sua aula.
Esperamos que você tenha compreendido como criar um curso online e potencializar sua carreira. E para aprofundar ainda mais seu conhecimento, confira o vídeo abaixo!