You are currently viewing Por onde começar a gravar um curso on-line?

Você tem uma ideia para o seu curso on-line. Você é apaixonado pelo assunto e mal pode esperar para começar a ensinar novos alunos e compartilhar seus conhecimentos com o mundo.

Mas eis que surge uma dúvida: por onde começar a gravar um curso on-line?

Afinal, não basta apenas saber muito sobre um assunto, ter desejo de ensinar, ligar a câmera e sair falando!

Se fizer isso, as chances de dar errado é enorme e provavelmente você terá apenas um amontoado de vídeos, sem ligação entre um e outro, e quem assistir dificilmente conseguirá por em prática aquilo que ensinou.

Portanto, para responder a pergunta sobre por onde começar a gravar um curso on-line, preparamos este artigo com algumas dicas para você. Confira!

O vídeo como ferramenta

Quando se fala em curso on-line, você pode pensar em fornecer apostilas em forma de PDF, gravar áudios, ou outras opções. Mas saiba que isso pode não funcionar tão bem!

O vídeo é o “padrão ouro” para o conteúdo do curso on-line. O conteúdo de vídeo é multissensorial — os alunos veem e ouvem seu conteúdo — tornando-o mais interessante e memorável.

Se gravar conteúdo de vídeo parece intimidador, não se preocupe. Você não precisa de equipamentos caros ou anos de experiência na câmera para criar vídeos de alta qualidade para seu curso on-line.

Inclusive, hoje a grande maioria dos celulares contam com câmeras ótimas e talvez você precise só investir mesmo em um microfone e em uma luz de apoio.

Aliás, o áudio é um dos pontos mais importantes a se considerar. Afinal, se o seu público não puder ouvi-lo ou você tiver muito ruído de fundo, seus alunos provavelmente não o assistirão até o fim e poderão até mesmo devolver seu curso.

Leia também::: 5 sinais de que você está apto a criar seu curso on-line

Tenha uma estrutura pedagógica

Mas lembra que falamos que não basta apenas ligar a câmera e sair gravando? Se você não tiver uma estrutura pedagógica montada previamente, poderá se perder no meio do caminho, ou então perceber ao final que deixou alguma lacuna no processo de aprendizado.

Por isso, planejar o conteúdo do seu vídeo antes de apertar o REC pode evitar que você crie vídeos muito longos, perca horas e horas na edição, ou esqueça de cobrir uma parte importante da sua aula.

Além disso, quando você delineia seu conteúdo, é muito mais fácil criar uma estrutura clara. Um começo, meio e fim. Humanos gostam de estrutura, especialmente quando estão tentando aprender novos conteúdos.

Quando seus vídeos são estruturados e claros, é mais fácil para o aluno absorver as informações e se manter engajado.

Depois de concluir sua estrutura pedagógica, decida se deseja escrever um roteiro completo para cada vídeo ou apenas usar alguns marcadores. Um script ajuda você a evitar usar palavras sem sentido ou divagar sobre um ponto e pular outro.

Além disso, se você está nervoso por estar na frente da câmera, ter um roteiro fora do quadro ou em um teleprompter pode ajudar a aumentar sua confiança e evitar que você congele.

Apenas certifique-se de não estar olhando diretamente e lendo claramente um script. As pessoas querem ver sua personalidade real, não um robô! Seu tom e linguagem também desempenham um grande papel em parecer autênticos.

Leia também::: Conteúdo Gratuito x Curso Pago: qual a diferença?

Participe da Oficina do Curso On-line

Ao seguir as dicas acima, você pode começar a gravar seus vídeos para seu curso on-line. Mas saiba que esta é apenas uma parte do processo! É preciso também aprender a transformar seu conhecimento em um curso on-line.

Ademais, você pode precisar aprender como melhorar sua estrutura pedagógica, a como atrair uma audiência interessada no que você está ensinando, e por fim, saber como vender seu curso on-line.

A boa notícia é que tudo isso e muito mais será apresentado na Oficina do Curso On-line, que acontece nos dias 17, 18, 19 e 20 de janeiro de 2022 e será conduzida pela Rejane Toigo.

As aulas serão totalmente GRATUITAS e AO VIVO, com início sempre às 20h30. E para garantir sua participação na Oficina do Curso On-line, clique no botão abaixo e se inscreva agora mesmo!

Como transformar conhecimento em

Método de Ensino On-line

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

rejane-toig

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.