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O sonho de todo Social Media é criar um conteúdo que funciona no Instagram. E neste caso, há sim uma fórmula mágica!

Nos aqui na Like chamamos de modelo Problema-Causa-Solução. Nele, você vai criar um carrossel seguindo esses três pontos.

E garantimos: ele funciona muito bem e vai proporcionar excelentes resultados para sua estratégia.

Então, se quer conhecer esse modelo de conteúdo que funciona no Instagram, confira o artigo que preparamos abaixo!

A estratégia por trás do carrossel

Este modelo de conteúdo que funciona no Instagram se baseia na elaboração de um carrossel, seguindo o conhecimento que você tem da persona do seu projeto.

Ou seja, conhecer a profundamente quem é seu cliente, suas dores, desejos, objetivos, e o que a fará comprar seu produto ou serviço. 

Com base nisso, você vai pensar qual é o problema que essa pessoa tem, e vai colocar no segundo carrossel, já que no primeiro vai a headline para chamar a atenção da sua audiência.

No segundo carrossel, vamos colocar o que chamamos de Apresentação do Problema. Aqui vamos usar um exemplo de post que foi veiculado no Instagram da nossa boss Rejane Toigo:

  • 1. A maior parte do Social Media do mercado não conseguem cobrar do cliente o quanto vale o seu trabalho.

Temos certeza que todo Social Media se identificaria com este problema, de não saber quanto cobrar pelo seu trabalho, não é mesmo?

Em seguida, vamos apresentar a Causa do problema:

  • 2. Isso acontece devido as duas principais razões principais: O Social Media não trazer resultados para seu cliente, e o Social Media não sabe perfilar o cliente que vai ter retorno com o digital.

Na terceira imagem do nosso carrossel com conteúdo que funciona no Instagram, você ainda pode colocar um terceiro problema, como por exemplo:

  • 3.  Outra razão que impede o Social Media de receber o que vale pelo seu trabalho é não saber se posicionar como um estrategista de conteúdo. Ao invés de vender a inteligência, tenta vender serviços operacionais.

Identificação com a persona

Já a próxima imagem desse carrossel, indicamos que você encontre um ponto de identificação com sua persona, conforme esse modelo: 

  • 4. Isso acontece com você? Sabe que o seu trabalho vale mais do que consegue cobrar? Mas não sabe como chegar lá? Então saiba que isso já aconteceu comigo antes de eu encontrar essa solução.

E por fim, você vem com a microssolução para a sua audiência, como neste exemplo que compartilhamos:

  • 5. Eu descobri que formatar a Estratégia de Conteúdo em um material elegante é prático e apresentar ao cliente antes de começar a produzir o conteúdo dele foi a chave para poder cobrar mais. E depois descobri que a estratégia formatada era mais valiosa que a própria execução. Então comecei a ganhar mais dinheiro vendendo estratégia de conteúdo.

Então você coloca, como card final, uma CTA, que é a chamada para ação para aquilo que você deseja que sua audiência faça. Mas atenção: precisa ser APENAS uma chamada para ação, e não várias, combinado?

Por colocar por exemplo:

6. Acione a notificação da live. Assista a aula gratuita (link da BIO). Baixe um e-book (link da BIO). Assista um destaque no Stories. Comente o Post.

E por aí vai! O que entra em cena aqui é seu objetivo e qual o propósito do seu post.

Leia também::: Como o Social Media pode ter mais clientes?

Use também em outros conteúdos

O bom dessa dica do PCS ( Problema-Causa-Solução) é você pode produzir conteúdo que funciona no Instagram, mas também para o Youtube, para o blog, e para o que mais quiser. 

Ela é infalível! Quando você fala para uma pessoa sobre o problema que ela tem, certamente ela prestará atenção e entender que você pode realmente entregar a solução. 

Quando você fala da causa,  quando você dá uma microssolução, essa pessoa te reconhece como expert nesse assunto. 

Por isso que este modelo de template, que é na verdade é um modelo de raciocínio, você deve usar sempre na sua produção de conteúdo.

Por fim, esperamos que este artigo explicando um modelo de conteúdo que sempre funciona no Instagram seja útil para você e que possa colocá-lo em prática hoje mesmo.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.