Você já pensou sobre a importância das hashtags do Instagram?
Tem gente que nunca pensou no assunto, e até que nem use. Grandes erros!
Usar hashtags no Instagram da forma correta proporciona para a sua estratégia de conteúdo muito mais que o ganho de seguidores.
Continue até o final para entender como as hashtags ajudam você a produzir conteúdos encantadores.
O que são as hashtags do Instagram?
Hashtags estão representadas pelo símbolo de sustenido – este aqui # – que antecede uma palavra-chave. Eu, Rejane, uso hashtags como #neuromarketing, #neurotudo e #marketingdeconteudo.
As hashtags são o recurso oficial do Instagram para agrupar posts sobre determinados lugares, interesses, entre outros assuntos. Existem tantas delas e são tão diversas que é bastante comum ficar perdido.
Fique tranquilo! Vou explicar brevemente como você usa hashtags de forma inteligente e ainda descobre informações sobre a sua persona com esse recurso.
Como escolher as hashtags?
Se você não usa hashtags em seus posts, está perdendo oportunidades! Claro que não precisa #escrever #desse #jeito.
Você pode selecionar as hashtags mais usadas pelo seu público. Mas, atenção: quanto mais nichada essa hashtag for, melhor. Sabe por que? Quando você usa uma grande hashtag, atrai muitos robôs de perfis com automação mal configurada.
Assim, em vez de usar a hashtag #marketing, use #neuromarketing. Em vez de usar #riodejaneiro, use #feriasnorio ou #medicosrj. Sempre de acordo com o seu objetivo, é claro!
Você pode usar os seguintes critérios para escolher as suas hashtags:
- Localização;
- Segmento;
- Assunto do post;
- Seu próprio nome ou uma hashtag exclusiva sua.
Se você estranhou esse último item, saiba que é bem interessante manter uma hashtag que só você usa para agrupar os seus posts, ou em um assunto específico só seu.
Como exemplo, menciono a Andreia Friques, nutricionista materno-infantil que atendemos aqui na Like Marketing. Todos os relatos relacionados à história de sua filha Marina – que foi um bebê de UTI – podem ser encontrados na hashtag #marinabyandreiafriques.
Você pode usar mais de uma hashtag, sem problemas, mas cuide para que elas não tomem o post todo.
Como usar as hashtags na estratégia?
Quando você acerta o uso de hashtags, provavelmente vai atrair novos seguidores para a sua conta. Pode ser que eles encontrem por você na própria área de hashtags, ou mesmo seu post vá para a linha do tempo deles. Afinal, já é possível seguir hashtags.
No entanto, limitar o estudo das hashtags ao ganho de seguidores é muito pouco. Você pode pesquisar hashtags para descobrir o que as pessoas falam sobre determinados assuntos e, assim, criar conteúdos para elas!
Além disso, ao clicar em uma #, você vê quais as outras hashtags relacionadas àquele assunto. Se você é um dermatologista, por exemplo, pode descobrir quais procedimentos estão bombando e falar sobre eles.
Esses posts não precisam ser apenas pro Instagram, viu? Aproveite para formato de blogs, posts de Facebook, whatsapp, e-mails e até vídeos para o YouTube. Já falei sobre aproveitamento de conteúdos neste artigo.
Isso sem falar que o Instagram é excelente para estudar a sua persona. Com quais posts ela interage, o que costuma seguir, quais posts são replicados na timeline e nos stories…
Preste atenção em tudo! Avalie o que faz sentido para a sua estratégia e aplique!
Cuidado com a quantidade de hashtags
Devido ao ostensivo uso de hashtags no Instagram, a plataforma percebeu que muitas pessoas faziam uso indevido desse recurso em seus perfis.
Por isso, usar uma quantidade muito grande de hashtags, além de poluir o feed, passou a ser visto com maus olhos pelo Instagram. Sobre isso e outras questões relacionadas às hashtags eu comento nesse vídeo mais recente do meu canal do YouTube:
Tenho um presente para você
O uso correto de hashtags traz efeitos apenas quando o conteúdo é valioso. Para te ajudar a ter mais criatividade na hora de fazer o seu calendário de conteúdos, liberei uma aula muito amada do Curso Criadores de Conteúdo: a Aula 30 ideias de posts que funcionam.
Para assistir 100% gráts, basta clicar: aula 30 ideias de posts que funcionam