Você está visualizando atualmente Influência digital: como fazer conteúdo para quem influencia o cliente?

Vamos falar de influência digital?

O ambiente de redes sociais propicia que as informações sejam compartilhadas com facilidade.

É o chamado boca a boca digital, onde uma postagem de um gatinho dançando pode atingir milhares de pessoas graças ao poder do “compartilhe”.

Um dos segredos para ter sucesso com as campanhas no Facebook é mirar o conteúdo nos INFLUENCIADORES do seu público alvo.

As campanhas em redes sociais geralmente são dirigidas aos prováveis consumidores de um produto. Contudo, estratégias para influenciar aqueles que influencima o público alvo podem ser muito valiosas!

Pensa comigo…

Se algum amigo recomendar a você uma postagem no Facebook através do compartilhamento na sua linha do tempo ou inbox, ou ainda citar você nos comentários? Obviamente você vai ler com muito mais atenção do que um anúncio patrocinado que aparece em sua timeline.

Para isso, é preciso uma estratégia de conteúdo inteligente.

E, hoje, vamos falar sobre esse conteúdo voltado à influência digital.

O influenciador pode ser mais poderoso do que pensamos.

Descobrir qual é o comportamento das pessoas que influenciam outras pessoas a comprar um produto é uma forma inteligente de usar o conteúdo como moeda social, estimulando o compartilhamento e a recomendação.

Pessoas gostam de recomendar, de dar conselhos de apresentar uma solução a quem elas querem bem. E em tempos de redes sociais bastam 2 cliques e um smartphone para fazer isso.

Então, que tal fornecer o substrato para o influenciador do seu cliente influenciá-lo de verdade? Forneça conteúdo ao influenciador e ele vai fechar a venda por você.

Na prática: A quem um fabricante de ternos e gravatas finas deve fornecer conteúdo? Ele deve falar somente com homens e excluir mulheres do seu target de campanha pois elas não compram ternos e gravatas?

Obviamente que não. Em especial para esse produto, mulheres podem influenciar a compra de forma decisiva.

A marca que cair nas graças da mulherada vai vender muito mais, pois a maioria dos homens sofre grande influência de esposas e filhas para decidir o que vestir.

Vamos falar de carros? Você sabia que adolescentes são grandes influenciadores do modelo e marca de carro que a família escolhe? O fenômeno acontece nas famílias de todas as rendas!

Imagine um produto que é curso de vídeo, destinado a ensinar profissionais da saúde como médicos, dentistas, nutricionistas a produzir vídeos com dicas de saúde em seus consultórios e com isso aumentar a clientela.

Quem pode influenciar o comprador do meu produto? As secretárias de consultório e as técnicas em instrumentação e higiene oral e informações sobre esse público estão disponíveis no Facebook!

O Facebook Audience fornece informações sobre qualquer público alvo.

Isso é relativamente básico. Você pode ir fundo no Facebook Audience para saber mais sobre peculiaridades do público influenciador do seu público alvo.

Sabendo quem é o público alvo e quem pode influenciar o público alvo, aqui vão três dicas para ajudar a produzir um conteúdo que converse com essas pessoas e seja mais facilmente compartilhado em forma de indicação:

#1: Falar a língua da “galera”

Os grupos usam palavras específicas, gírias ou expressões de palavras não-típicas que os diferenciam dos outros. Se você está tentando se conectar com os introvertidos, descolados, ou fãs estilo de vida saudável, é importante falar a mesma língua que eles falam.

Para examinar a linguagem específica de um grupo, você pode usar o Google para pesquisar frases como “gírias do nerd” ou “gírias de skatista”.

Além disso você pode acessar páginas no Facebook que provavelmente sejam seguidas pela tribo que você quer atingir, como arquitetos seguem a Arquitetura e Construção,  empresários costumam seguir páginas de empreendedorismo e finanças.

Entre nas páginas e hackeie a linguagem e o tipo de conteúdo mais engajado!

Faça uma lista das palavras usadas pelo grupo que você deseja alcançar e usá-los para construir posts no Facebook que refletem um modo particular e estilo que vai apelar para o grupo social que você está mirando.

Depois de publicar as suas mensagens, você pode aumentar a taxa de engajamento e de conversão, respondendo aos comentários e perguntas com as mesmas palavras que seus visitantes usam.

#2: Usar humor e Interesses

Postando fotos e citações que apelam para a mentalidade única do público que você mirou pode ser especialmente eficaz, porque eles são atraentes e compartilháveis.

Certifique-se as imagens e citações que você usa são relevantes para o seu público , porque caso contrário o efeito é um mico daqueles.

Incluir uma pergunta que seja irresistível não responder, ajuda a compreender a opinião da sua audiência sobre determinado assunto e aumenta as chances de envolver mais usuários nessa conversa.

#3: Manifestar-se sobre assuntos polêmicos

Se uma empresa alinha-se abertamente com uma audiência que se posiciona de uma maneira específica sobre um assunto polêmico, você pode publicar posts que apoiam esse posicionamento.

Por exemplo, se o seu produto atende ao público GLS, promova conteúdo que apoia a causa e provoca discussões e polêmica sobre o assunto.

A segmentação de grupos de influenciadores do público alvo no Facebook pode ajudar muito a criar novos canais de tráfego e conversões.

Use as dicas acima para envolver o  público de forma eficaz e ver o seu conteúdo compartilhado muitas vezes, levando a sua marca junto!

Estruture seus posts com cuidado lembrando que as pessoas permanecem em média por 8 segundos em um mesmo post.

Capriche na primeira frase, para levar o usuário a querer ler a segunda!

Nesse vídeo, eu falo mais coisas sobre influenciadores de compra!

 

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Espero que contribua para você fazer ainda mais conteúdo que exerce influência digital nas redes sociais!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.