Você está visualizando atualmente Perda de seguidores: por que as pessoas deixam de seguir?

Você sofre com a perda de seguidores nas redes sociais?

A maior parte dos produtores de conteúdo, independente do assunto abordado ou nicho, percebe que perde seguidores em determinado momento.

Essa é a hora em que pode bater a insegurança. Afinal, o que está errado com o perfil?

A perda de seguidores não deve desanimar ninguém! Já vi essa situação com diversos perfis grandes, inclusive aconteceu comigo.

Leia este artigo até o final para entender as razões para esse comportamento e o que cabe a você fazer diante dessa situação.

Expectativa X Realidade

Entre as principais razões para a perda de seguidores do Instagram, está a quebra de expectativas que o seu seguidor cultivou sobre você. Todos somos seres humanos e, portanto, nutrimos expectativas em nossos relacionamentos.

Quando você, produtor de conteúdo, não corresponde a alguma dessas expectativas, pode perder seus seguidores. Isso pode acontecer quando você revela alguma opinião muito pessoal que o seu seguidor não conhecia, por exemplo.

Então, o caminho é nunca expor o que você pensa? Depende!

Você precisa estar ciente de que, sim, perder seguidores após revelar opiniões em esfera política, religiosa ou social é uma possibilidade.

Seus fãs, até mesmo aqueles mais fervorosos, podem ficar frustrados com alguma verdade que venham a ouvir.

Por outro lado, caso seja importante a você se posicionar em relação a algum assunto polêmico, perder seguidores que não tenham nada a ver com o seu estilo pode te poupar de outros incômodos.

Se essa pessoa não se conecta com o que você coloca nas redes, talvez seja melhor deixá-la seguir sua vida.

Insistência com fórmulas ultrapassadas

Gosto de dizer que estratégia para criação de conteúdo é igual alimento: conta com prazo de validade. Muitos produtores de conteúdo começam a fazer imagens e textos em um estilo que engaja os seguidores até aquilo parar de funcionar.

Parece que a audiência some de uma hora para outra. No entanto, isso acontece porque você não prestou atenção na forma como entrega seu conteúdo.

Conforme aderimos a um estilo de comunicação e conquistamos resultados com ele, nossa tendência é repeti-lo à exaustão. O problema é quando não percebemos que essa estratégia deixa de dar resultados.

Marketing não combina com fórmulas. Marketing é inovação e tem a ver com surpreender as pessoas!

É por isso que atrair a atenção das pessoas já não basta. Para transformar a atenção dessa pessoa em encantamento e conduzi-la até o objetivo final (download de materiais, venda, etc), é preciso reter e manter essa atenção por muito tempo.

Produzir conteúdo apenas para uma etapa do funil

Conteúdo é o resultado da informação unida ao formato. Isso gera ao nosso seguidor uma experiência. Lembre-se: quem te segue deseja aprender algo com você!

Sabendo disso, há quem foque apenas em conteúdos de topo de funil. Conforme sua audiência consome esses conteúdos e aprende sobre o seu assunto, passa a pedir informações mais aprofundadas.

Assim, insistir apenas em conteúdos básicos já não satisfaz! Se você deixa de entregar conteúdos mais robustos para essa audiência já formada, perde seguidores que passarão a procurar outros perfis em busca de matar a sede de conhecimento.

Então, como manter a atenção das pessoas?

É preciso prestar atenção no mundo digital! Tudo que costuma dar certo é rapidamente copiado por diversos perfis do mesmo segmento. Acompanhe seus concorrentes e, caso identifique que todos estão usando as mesmas táticas, você precisa criar novas.

Mas, por que criar novas maneiras se aquilo está dando certo? Porque as maneiras de se comunicar caem muito rapidamente em um senso comum.

Então, como manter a inovação em nossa comunicação? Com um método de produção de conteúdo. Esse método precisa garantir avanços de criatividade, continuidade de pesquisa e produção de conteúdo inovador e transformador.

Desenvolver um método assim requer tempo, muito estudo e testes. Ao longo uma década produzindo conteúdo para mim e para meus clientes na Like Marketing, criei e validei o meu próprio método de produção de conteúdo.

Percebi que diversos dos meus seguidores sentem dificuldades em montar uma estratégia de conteúdos e colocar em prática. Por isso, criei o Curso Criadores de Conteúdo.

Trata-se de um método que pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio, independente do seu nível de conhecimento. Além dos módulos, você tem acesso a aulas complementares e diversos bônus.

Conheça agora: Curso Criadores de Conteúdo.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Não perca seguidores por falta de bom conteúdo

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.