A última etapa da produção de conteúdo é a análise de desempenho digital.
Mas, não pense que por vir por último ela é a menos importante. Muito pelo contrário. É aqui que você descobre o quanto sua estratégia de conteúdo funciona ou não.
Você fez calendário de publicações, estudou a persona, produziu os posts e publicou. Chegou a hora de descobrir se os resultados chegaram! E que resultados são esses?
Será que a produção de conteúdo corresponde às expectativas suas e do seu cliente?
Continue até o final do artigo para entender como fazer a análise de desempenho digital de forma eficiente e conhecer mais sobre o Reportei, uma ferramenta que muito ajuda.
Quais resultados devemos analisar?
Quando trabalhamos com redes sociais, existem diversas métricas envolvidas. Algumas das principais são:
- Visualizações;
- Curtidas;
- Compartilhamentos;
- Comentários;
- Crescimento do número de seguidores;
- Taxas de cliques.
É muito importante listar e mensurar quais os posts que mais trazem resultados! É interessante ver o que os conteúdos de melhor performance reúnem em comum.
Existe algum dia ou horário em alguma rede social que o resultado é melhor? Qual tipo de imagem engaja mais? Esses são detalhes que você não pode deixar passar na hora de fazer a análise de desempenho digital.
Leia também: Como aumentar a produtividade no conteúdo?
Reportei: uma ferramenta muito útil
Aqui na Like Marketing, utilizamos a ferramenta Reportei. Essa ferramenta não é gratuita, mas você pode fazer um teste durante 30 dias fazendo a sua inscrição pelo nosso link: Desconto da Like no Reportei.
Mesmo que na tela apareça que o teste é de apenas 3 dias, ao se inscrever pelo link acima, você garante o teste por 30 dias sem pagar nada.
Dentro do Reportei, você pode adicionar os clientes que você trabalha e gerar relatórios do tráfego de redes sociais e sites.
Logo ao entrar, você pode selecionar a conta que deseja obter relatórios e de qual rede (YouTube, Instagram, Facebook). Além disso, também é possível selecionar qual período você quer analisar.
Assim, o Reportei gera um relatório completo com a quantidade de interações, comentários, reações e compartilhamentos a conta obteve durante as datas selecionadas.
O relatório traz, ainda, dados interessantes sobre a audiência. Cidades mais frequentes, gênero, cliques no site, entre outros, podem ser obtidos com a ferramenta.
Considero uma das partes mais importantes desse painel a análise dos posts com maior engajamento. Isso permite que você avalie se o resultado de cada conteúdo bate com a expectativa do projeto.
Todos os finais de mês, nosso gestor de tráfego retira os relatórios das redes sociais e encaminha ao cliente para que ele também possa acompanhar os reflexos do investimento que faz na equipe e em seu tempo.
Os mesmos dados ficam disponíveis para clientes que contam com site no projeto. Na parte de Google Analytics, você confere a quantidade de visitantes e o tempo médio de permanência no site.
Use esses dados para fazer a análise de desempenho digital do seu perfil e melhorar a sua produção de conteúdo!
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.