Você está visualizando atualmente Qualidade ou quantidade: o que é melhor na produção de conteúdo?

Em sua estratégia de marketing de conteúdo, já deve ter se perguntado: é melhor quantidade ou qualidade?

Bom, tanto qualidade quanto quantidade são importantes. Ter uma frequência de conteúdos ajuda a engajar mais sua audiência. E ao mesmo tempo, quanto mais profundos eles forem, mais vão prender a atenção.

Sei que ainda não tiramos sua dúvida sobre o assunto, mas é que isso requer uma análise mais aprofundada, que apresentamos no artigo abaixo. Vamos conferir e conhecer a resposta?

No topo das SERPs

A produção de conteúdo tem dois objetivos básicos: responder as questões da audiência, e também buscar sempre o melhor ranqueamento nas SERPs (Search Engine Results Page ou apenas página de resultados dos motores de busca).

Estar na primeira página do Google, e preferencialmente entre as primeiras posições, é o desejo de todo produtor de conteúdo. 

E para conseguir isso, é necessário artigos de muita qualidade, que serão analisados pelo Google sobre o quão bem ele atende as pessoas que pesquisam por conteúdo semelhante.

Logo, é possível dizer que um conteúdo com qualidade é de fundamental importância para ranquear bem nos mecanismos de busca. Também é fundamental que ele responda às questões da audiência. Afinal, um conteúdo raso e vazio ninguém lê.

Mas algo que precisa ficar claro é que nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade! Um conteúdo enorme, mas redundante, sem aprofundar os temas e trazer as respostas também não serve para nada.

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E a quantidade no marketing de conteúdo?

Sim, a quantidade também é um fator que o Google leva em consideração na hora de ranquear os melhores conteúdos. A frequência com que posta também é analisada, já que atrairá mais pessoas para sua página.

Postar apenas de vez em quanto, sem uma frequência mínima, impacta diretamente no seu ranqueamento. Desta forma, é sempre fundamental ter um cronograma de postagens, até como forma de criar um vínculo com sua audiência.

Ela saberá que sempre terá conteúdo novo no seu blog ou nas suas redes sociais, em determinado dia.

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Qualidade e quantidade na dose certa

Ou seja, não há uma resposta exata sobre o que é melhor, se quantidade ou qualidade. Mas o que é fato é que todo conteúdo que produzir precisa ter qualidade máxima!

Apenas produzir por produzir pode ser uma péssima estratégia dentro do marketing de conteúdo, já que textos vagos e rasos vão apenas espantar sua audiência.

Por isso, por mais que não consiga produzir na quantidade ideal, priorize sempre a qualidade do material postado. E se conseguir manter a frequência, melhor ainda!

Mas se você quer aprender a produzir conteúdos com mais qualidade, e estabelecer um calendário editorial para cumprir com a quantidade, conheça nosso curso “Criadores de Conteúdo”.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.