You are currently viewing Profissional da saúde precisa ter blog?

Será que vale a pena ter um blog para profissional da saúde? Essa é uma pergunta que recebemos muito aqui na Like, e nossa resposta é: vale e muito!

As redes sociais são fundamentais, para mostrar o que o profissional sabe, quais suas técnicas e qual visão ele tem em sua área de atuação. Nas redes ele pode mostrar sua conduta por meio de cards, vídeos, entre outros.

Mas um blog tem uma conotação diferente, no sentido literária. É lá que ele publicará artigos mais longos, com exemplos, casos clínicos, e sua experiência. Aliás, nos blogs é possível até mesmo falar sobre o antes e depois, coisa que nas redes sociais nem sempre os conselhos de classe permitem.

E para detalhar se vale a pena ter um blog para profissional de saúde, e suas vantagens, preparamos o artigo abaixo. Confira!

O que é um blog?

Em 1994, quando os blogs começaram, um blog era mais um diário pessoal que as pessoas compartilhavam online. 

Neste diário online, você pode falar sobre sua vida diária ou compartilhar sobre coisas que estava fazendo. 

Então, as pessoas viram uma oportunidade de comunicar informações de uma nova maneira online. Assim começou o belo mundo dos blogs.

Atualmente dentro do marketing digital o blog é uma das ferramentas mais importantes para posicionar o expert diante de sua audiência. 

É lá que estarão estudos aprofundados, temas relevantes e sua atuação clínica, coisa que nem sempre é possível postar de forma completa nas redes sociais.

Além disso, é por meio do blog que é possível fazer o chamado SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca). Ou seja, é quando alguém digita algo no Google e aparece seu site como resultado para a pergunta.

E novamente, dentro de uma estratégia de marketing, estar bem posicionado nas ferramentas de busca é essencial.

Leia também::: Estratégia de marketing para área da saúde: como funciona?

Importância para posicionamento

O blog para profissional da saúde varia em conteúdo e estilo. Eles variam de comentários sobre um assunto atual a pacientes compartilhando a experiência vivida de uma doença.

É também o espaço onde os profissionais de saúde educam seus pacientes sobre o manejo de uma doença. 

Blogs escritos por médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas entre tantos outros profissionais da área adicionam muito à riqueza e diversidade da conversa on-line sobre saúde. 

Muitos desses blogs são amplamente lidos e compartilhados nas mídias sociais, estabelecendo seus escritores como autoridades e especialistas em uma determinada doença.

Aumenta sua visibilidade online

Além disso, ter um blog aumenta a visibilidade online do expert. Inclusive, de acordo com o mais recente pesquisa da Pew Research, 72% dos usuários da Internet dizem que procuraram informações de saúde online no ano passado.

Ademais, 77% dos usuários de saúde online usaram um mecanismo de pesquisa para saber mais sobre determinada doença, tratamento ou na busca por um profissional para atendimento. 

No entanto, a maioria dos usuários da Internet não passa da primeira página dos resultados de pesquisa. Ou seja, é fundamental que, mais que ter um blog, ele precisa usar todas as boas práticas de SEO para estar bem posicionado.

O Google usa uma variedade de fatores de classificação em seu algoritmo e, embora alguns sejam controversos, as evidências mostram que conteúdo de boa qualidade com referências e links confiáveis ​​e palavras-chave apropriadas em um blog atualizado regularmente é um fator de classificação comprovado.  

Leia também::: O principal erro que os profissionais da saúde cometem nas redes sociais (e como fugir dele)

O blog para profissional de saúde

Se você já é um profissional de saúde que bloga, espero que este artigo tenha feito você refletir sobre sua própria motivação para escrever. 

Se você ainda não iniciou um blog, mas este artigo despertou seu interesse, então é hora de rever sua estratégia e passar a ter este espaço seu na Internet.

Inclusive aqui na Like somos especialistas em Marketing Médico e contamos com uma equipe altamente qualificada. Esse time é o responsável pela redação dos conteúdos de blog para nossos clientes.

Por fim, espero que tenham gostado do artigo sobre blog para profissional de saúde e, para aprender a criar um conteúdo incrível, clique no botão abaixo e conheça nosso curso “Criadores de Conteúdo”.

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.