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Independentemente do tipo de projeto, há uma coisa que todas as novas entregas têm em comum: o briefing com o cliente.

Pode ser para construir uma casa, fazer um vestido de noiva, ou preparar a estratégia de conteúdo para as redes sociais.

Saber o que o cliente quer é o primeiro passo a ser dado antes de iniciar qualquer projeto. É pedir para que ele fale sobre seus objetivos, desejos e resultados esperados.

Abaixo, preparamos um artigo onde explicamos melhor como fazer o briefing com o cliente e ter mais assertividade nos seus projetos!

O que é briefing?

Um briefing é o ponto crucial de qualquer projeto, não importa o quão grande ou pequeno seja, e é responsabilidade do cliente e da agência igualmente garantir que ele esteja certo. 

Embora seja improvável que um cliente saiba exatamente o que deseja no primeiro dia, é importante começar a definir os parâmetros do projeto desde a primeira reunião.

E isso é feito por meio do briefing com o cliente, ou como costuma ser usado, é brifar o cliente.

O objetivo do briefing é entender a visão e os objetivos do cliente para o projeto, discutindo questões importantes como orçamento, prazo e objetivos. 

O briefing pode ser muito formal e detalhado — por meio de um formulário a ser preenchido —, ou pode ser informal, com uma reunião ou videochamada onde serão discutidos os pontos. 

O importante é que isso seja feito!

Frequentemente, você encontrará um cliente que não sabe ao certo o que deseja. No entanto, quando você envia um briefing para ele, ele geralmente fornece uma boa orientação.

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É preciso sinergia

Um bom briefing inclui todas as informações críticas em torno de um projeto, mas um ótimo brief inclui a contribuição total das partes interessadas e se cria por meio de uma forte parceria entre cliente e você. É 50% para cada lado!

Mas do ponto de vista tático, um briefing com o cliente deve se concentrar em fornecer a você informações claras, precisas e completas sobre o seu projeto.

Com isso, eles entendem sua visão, expectativas e o que eles devem trazer de volta para você. 

Sem informações claras, um briefing pode ser deixado aberto à interpretação e pode levá-lo a errar o alvo.

Sabemos que pode ser muito fácil se deixar levar ao escrever um briefing e tentar colocar tudo o que está em sua cabeça no papel. 

Mas lembre-se de que informações em excesso podem confundir o processo e confundir seu propósito e objetivos. 

Portanto, ficar atento à relevância e ao contexto é muito mais importante do que muitas estatísticas e dados.

Como elaborar um briefing com o cliente

Não importa como será o briefing com o cliente, o importante é que ele seja feito no estágio zero de qualquer projeto.

Escrever um briefing deve ser a primeira etapa de qualquer projeto. Você prospera com briefs e os melhores que você pode fornecer são escritos. 

Sim, isso parece simples e um pouco óbvio, mas é uma atividade importante para você e sua equipe.

Portanto, escrever um briefing irá enfocar o pensamento especificamente nos resultados, realizações e métricas e fornecerá a oportunidade de compreender totalmente o seu projeto ou fazer o acompanhamento com uma reunião para fazer perguntas e preencher as lacunas que faltam.

Não subestime o poder de quem, o quê, onde, quando e como. Este é um ótimo lugar para começar ao criar seu briefing e irá gerar conversas pertinentes para fazer você pensar sobre seu projeto de forma holística.

Lembre-se de que você provavelmente tem pouco ou nenhum conhecimento a empresa, produto ou serviço que atenderá. 

Por isso, durante o briefing tire todas as suas dúvidas. Pergunte, questione e tenha certeza de não ter ficado nenhuma lacuna.

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Coloque a mão na massa

Por meio do briefing, você pode elaborar a estratégia de conteúdo, o conteúdo, e também desdobrará outros materiais em busca de mais resultados para seu cliente.

Ou seja, ele será um guia para toda sua estratégia e, por isso, quando melhor elaborado, mais fácil e assertivo serão suas entregas.

Esperamos que este artigo sobre a importância do briefing com o cliente tenha sido útil para você. E caso queira uma profissão de futuro, conheça nosso curso “Criadores de Conteúdo”. É só clicar no botão abaixo e saber mais!

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.