Você está visualizando atualmente Como fazer a captura de leads de forma eficiente para a estratégia?

A captura de leads é um dos objetivos das estratégias de inbound marketing e conteúdo.

Dominar todas as estratégias de geração de leads é apenas um dos desafios para ampliar o seu campo de atuação na internet

Para isso deve-se avaliar as necessidades de cada empresa e ou persona para identificarmos qual a melhor opção de canal para cada caso, sendo assim obtendo mais eficiência e captando maior público.

São diversos os canais que podem ser utilizados!

Listamos 7 deles que podem auxiliar nesta jornada:

#1 Produção de conteúdo inteligente

Fazer conteúdo inteligente para as redes sociais é uma excelente maneira de realizar a captura de leads.

Em um post para o Instagram ou o Facebook, podemos incentivar que os seguidores baixem materiais gratuitos, assistam aulas ou inscrevam-se para receber as atualizações da nossa marca por e-mail.

#2 Webinars

O webinar é uma opção que pode ser realizado ao vivo ou gravado, sendo que, na primeira opção, é possível interagir com o usuário, criando ainda mais engajamento.

E a opção gravada continua disponível, podendo atrair mais leads com o passar do tempo.

Este é um canal que gera conteúdo instrutivo tendo como vantagem o baixo custo, e bastante eficiência devido a proximidade que tem com o consumidor. Porém é importante ressaltar que para fazer um webinar, novamente, o tema deve ser relevante para o usuário.

Hoje, temos ferramentas que permitem que o webinar realizado ao vivo seja replicado de maneira automática todos os dias, em um determinado horário. Aqui na Like, utilizamos o Ever Webinar.

#3 Login social ou com e-mail

Este é um canal que possui um grande potencial apesar de não ser mais tão utilizado atualmente. É o famoso cadastro ao entrar em um novo site e/ou aplicativo, que tem como objetivo identificar e até segmentar os tipos de leads para se ter uma melhor base de dados.

Com a difusão de ferramentas sociais, este formulário pode ser reduzido e facilitado para o lead logando com sua conta do Google ou Facebook,  já que essas plataformas contém todos os dados que a empresa solicitaria.

Será possível melhorar os resultados nas páginas com a simplificação para se inscrever no site, havendo maiores conversões.

#4 E-book, check-list ou outro material rico

Que tal criar um material que resolva as dores da persona?

Antes de levá-la à compra, é bem interessante desenvolver materiais que auxiliem a resolver algum problema. Não é porque um e-book ou checklist é gratuito que a sua qualidade fica aquém.

Muito pelo contrário: é o momento certo para encantar a pessoa e transformá-la em um lead muito propenso à compra.

Ao final do seu material, a sensação que fica deve ser: se o conteúdo gratuito é bom, imagine o pago?

#5 Uma aula gratuita do seu curso

Se você é infoprodutor e precisa aumentar sua base de leads, uma solução interessante é disponibilizar uma das suas melhores aulas do seu curso gratuitamente.

Já utilizamos essa estratégia no Curso Criadores de Conteúdo, ao fornecer de forma gratuita as 30 Ideias de Posts que Funcionam.

Qual é a sensação que as pessoas têm? Assim como o e-book, elas tem uma garantia a mais que vale a pena pagar pelo conteúdo.

#6 Tráfego pago

E como distribuir esses materiais ricos, aulas e webinários?

Podemos e devemos utilizar as redes sociais para isso. Mas, se desejamos escalar a distribuição desses materiais e a captura de leads, o ideal é investir em estratégias de tráfego pago.

Quando selecionamos exatamente o público mais interessante para transformar em leads, direcionamos os convites para participar da nossa aula ou baixar nossos materiais exatamente àqueles que podem se interessar pelo que temos.

No vídeo abaixo, mostramos uma introdução ao tráfego pago, essencial para quem deseja escalar a sua estratégia digital e aumentar a captura de leads:

Esperamos que este artigo esclareça sobre as melhores maneiras de realizar a captura de leads.

Até a próxima!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.