Você está visualizando atualmente Como criar conexão com o público através da produção de conteúdo?

Para ter sucesso na produção de conteúdo, o segredo é conexão! Você deve se conectar ao seu público, entregar um conteúdo que realmente prenda a atenção deles. 

É aqui que entra a estratégia de conteúdo: com a combinação certa de táticas e canais, você será capaz de se conectar com seu público-alvo em um nível mais profundo e ajudá-lo a se sentir valorizado. 

Mas é claro que esse processo não nasce da noite para o dia. Requer observação, estudo, conhecimento do seu público, definição de personas, entre muito mais.

Mas para lhe ajudar nesse processo, e permitir que você crie conexão com seu público por meio da produção de conteúdo, preparamos o artigo abaixo. Confira!

Rede social é relacionamento, não números

Quanto mais seguidores você tiver, mais oportunidades terá de construir relacionamentos melhores. 

Se você se concentrar apenas nos números do seu público, e não nos indivíduos reais por trás deles, perderá muitas chances de se aproximar de seus clientes e fãs. 

Pense na contagem de seguidores como uma espécie de métrica de vaidade: é um bom número de se ter, especialmente à medida que cresce, mas significa apenas o valor que você atribui a ele. 

Ou seja, uma contagem de público menor e mais engajada é sempre mais poderosa do que uma contagem alta de seguidores que não se importam com o que você publica.

Mostre que você se importa

Outra forma valiosíssima de criar conexão com seu público é mostrar que você se importa com eles. 

Agradeça-os por seguir você, crie conteúdos valiosos e com links para artigos que acha que eles vão gostar.

Responda a comentários, mesmo os mais genéricos. Os relacionamentos podem evoluir com o tempo, mesmo se começarem com algo tão pequeno como seguir e um “obrigado!”

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Humanize seu conteúdo

Mesmo que você gerencie o perfil de uma empresa mais tradicional, não precisa se comunicar com seus seguidores como se fosse um robô sem personalidade. 

Pense em como você falaria com um amigo e, em seguida, incline-se ou diminua a casualidade da maneira que achar melhor. 

Por exemplo, se o perfil é de empresa de finanças, pode querer ser um pouco menos casual, embora ainda seja caloroso e amigável.

Se você gerencia um perfil de uma empresa de skate, pode ser muito mais engraçado e ousado. 

Mas de qualquer forma, você sempre deve ser genuíno. Além disso, seja qual for o tom que você escolher, tente mantê-lo em todos os níveis — faz parte da sua marca e tornará sua conexão mais reconhecível.

Entregue conteúdo valioso

Nem todo conteúdo precisa ser um momento de narrativa, mas pense neles como uma forma de seus seguidores conhecerem você ou sua marca um pouco melhor.

Estudos têm mostrado que conteúdos mais longos bem pensados podem ser ótimas maneiras de se conectar com seus seguidores e promover um nível mais alto de envolvimento.

Os seguidores que provavelmente lerão seus conteúdos mais longos também podem deixar um comentário respondendo às suas questões.

Novamente, isso não precisa ser feito em todas as postagens, mas um momento agradável e ocasional de contar uma história pode ser um grande trunfo para impulsionar sua conexão com seu público através do conteúdo.

GIFS e emojis liberados

Nunca tenha medo de usar GIFs e emojis em suas postagens. Aliás, em 2021 a forma como nos comunicamos mudou drasticamente, mesmo em comparação com apenas 10 anos atrás.

Usar GIFs e emojis (se fizerem sentido à sua estratégia) ajudam a trazer um elemento humano para seus canais. 

Além disso, os emojis dão uma nova vida ao seu conteúdo e à voz da sua marca, ajudando a captar a atenção do público à medida que percorre a linha do tempo.

Use emojis, GIFs ou mesmo memes que sejam relevantes para sua marca e setor. Pesquise como seu público se comunica com seus seguidores. 

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Tenha amor e empatia na produção de conteúdo

Rede social é relacionamento, é carinho e empatia. E por isso, sempre que produzir algo, tenha isso em mente.

Ou seja, o bom conteúdo é aquele que abraça a audiência, que se mostra preocupado com suas dores e que quer entregar solução. Esse é o maior segrego para a conexão.

E você, como tem atuado na produção de conteúdo? Essas dicas são válidas para você? E para aprofundar um pouco mais no tema, confira o vídeo que a Rejane Toigo explora ainda mais essa conexão!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.