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Dicas de livros para mergulhar no neuromarketing

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Qualquer pessoa que lê regularmente as postagens do nosso blog aqui na Like sabe que o neuromarketing e o comportamento do consumidor é nossa verdadeira paixão.

A psicologia do “por quê” as pessoas compram é fascinante. Entender as razões, as motivações, e o que influencia no momento da decisão permite sermos mais assertivos em nossas ações.

Mas para chegar a esse ponto, é preciso estudar muito! A boa notícia é que há muitos livros sobre o tema que podem contribuir com a jornada de todo criador de conteúdo que deseja aperfeiçoar sua escrita.

No artigo abaixo, separamos uma lista com 8 livros para quem deseja mergulhar no neuromarketing. Confira!

1. Cérebro – Uma biografia

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O livro Cérebro — Uma biografia, tem como autor David Eagleman. Nessa obra, o famoso neurocientista desperta as profundezas de sua mente subconsciente para iluminar seus quebra-cabeças inesperados. 

Ele examina vários aspectos de como nosso cérebro funciona e como essas funções se manifestam em nosso comportamento. Em um capítulo, ele examina nossos sentidos e como as ilusões de ótica podem nos enganar. 

Ao contrário de tantos livros populares de neurociência de hoje, porém, Eaglemen não se concentra exclusivamente em como nossos cérebros não funcionam como esperado. 

Em vez disso, ele usa essas falhas ocasionais, como ver gradientes de cor que realmente não existem, para nos levar a uma melhor compreensão de como nosso cérebro realmente funciona. 

2. Profundamente

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Baseado em centenas de estudos acadêmicos e pesquisas realizadas em todo o mundo, Arthur Paredes apresenta em Profundamente o que já se sabe sobre o comportamento humano de consumo do ponto de vista do neuromarketing, conectado a diversos exemplos reais de nosso cotidiano. 

Desde as polêmicas “mensagens subliminares” até as discussões éticas sobre este novo método de estudo, ele apresenta não mais o que o consumidor quer, mas sim o que o cérebro do consumidor quer. 

Nesse livro, você vai mergulhar profundamente no fascinante mundo do comportamento humano e entender de onde surgem nossas motivações e decisões mais inconscientes.

3. Previsivelmente Irracional 

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Previsivelmente Irracional tem como autor Dan Ariely. Apesar de ter formação em pesquisa em neurociência, Ariely se concentra mais no comportamento e na tomada de decisões do que na psicologia ou fisiologia cognitiva. 

Em vez de se sobrecarregar com as explicações para nosso comportamento irracional, Ariely se satisfaz identificando e demonstrando sua (muitas vezes alarmante) presença em nossa vida cotidiana. 

O que se segue é uma lista cuidadosamente considerada de percepções comportamentais, cada uma dissecada e retransmitida perceptivelmente. 

Quando estiver na metade deste livro, você terá novos insights, anedotas e grandes ideias suficientes para arruinar uma vida inteira de jantares. 

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4. Subliminar

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Ao longo das últimas duas décadas de pesquisa neurológica, tornou-se cada vez mais claro que a forma como vivenciamos o mundo — nossa percepção, comportamento, memória e julgamento social — é amplamente impulsionada pelo processos subliminares da mente e não pelos conscientes, como há muito acreditamos. 

Em Subliminar, Leonard Mlodinow emprega sua assinatura, explicações concisas e acessíveis dos assuntos científicos mais obscuros para desvendar as complexidades da mente subliminar. 

No processo, ele mostra as muitas maneiras como isso influencia o modo como interpretamos erroneamente nossos relacionamentos com a família, amigos e colegas de trabalho. 

Como entendemos mal as razões de nossas decisões de investimento, e como não nos lembramos de eventos importantes. Ao longo do caminho, mudando nossa visão de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.

5. Darwin vai às compras

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Em Darwin vai às Compras, Geoffrey Miller — Um importante psicólogo evolucionista investiga os instintos inconscientes por trás da cultura de consumo americana.

No livro, ele ilumina as razões ocultas pelas quais compramos. Geoffrey Miller começa com a teoria de que compramos coisas para nos anunciar para outras pessoas e, em seguida, examina outros fatores que determinam em que gastamos dinheiro. 

Com humor e percepção, Miller analisa uma série de escolhas de produtos e decifra o que nossas decisões dizem sobre nós mesmos, dando-nos acesso a uma nova forma de compreender — e melhorar — nossos comportamentos para nos tornarmos consumidores mais felizes.

6. A lógica do consumo

A lógica do consumo

Martin Lindstrom começa A lógica do Consumo com a ideia de que algo não é inerentemente certo — ou podre — no campo da publicidade.

Os métodos tradicionais de pesquisa de marketing não estão funcionando. Por quê?

Porque estão desatualizados e baseados em fatos que não são fatos reais. Na verdade, o livro está centrado no fato de que o neuromarketing é o casamento de marketing e ciência.

As ideias de Lindstrom abrangem como seu cérebro reage subconscientemente à colocação de produtos, publicidade e marketing de produtos tornou-se um limite para como os consumidores veem e absorvem a mensagem e as informações da publicidade na sociedade.

Ao longo de cerca de três anos, Lindstrom estudou o poder da publicidade inconsciente. Olhando não para o que relatamos de que gostamos, mas sim para o que nossos cérebros respondem de maneira mais favorável.

No geral, Lindstrom pinta uma imagem da publicidade de uma maneira única em A lógica do consumo. A verdade por trás do que motiva nossas decisões de compra está puramente na capacidade da empresa de publicidade de relacionar seu produto a uma necessidade, um desejo.

Os dados de Lindstrom e o uso do neuromarketing mostram que, ao criar essas conotações, não depende de nós por que compramos o que compramos — depende dos anunciantes.

7. Contágio 

Contágio 

Contágio é um livro sobre o que torna algo viral. Por que algumas coisas pegam em vez de outras? 

Jonah Berger acredita que existem 6 princípios básicos: moeda social, gatilhos, emoção, público, valor prático e histórias. 

Em cada capítulo, ele explica um princípio e dá ao leitor um conjunto de exemplos para ajudá-lo a compreendê-lo e como fazê-lo funcionar. 

Este livro é um guia interno para tornar qualquer coisa viral. Se você seguir os princípios, terá sucesso. 

Achamos que este livro é uma leitura obrigatória para todo criador de conteúdo que queira saber mais sobre neuromarketing, especialmente se você quiser que sua mensagem se torne viral. 

8. Neurônio da leitura

Neurônio da leitura

Em Os Neurônios da Leitura, o renomado neurocientista cognitivo Stanislas Dehaene fornece uma descrição altamente acessível do circuito do cérebro em funcionamento por trás da leitura. 

Ele lança luz sobre as principais questões relacionadas ao “paradoxo da leitura” — nosso córtex é o resultado de milhões de anos de evolução em um mundo sem escrita. 

Então, por que ele pode se adaptar aos desafios específicos colocados pelo reconhecimento de palavras escritas? 

Stanislas Dehaene propõe uma poderosa hipótese de “reciclagem neuronal”, que postula que as invenções culturais invadem circuitos cerebrais evolutivamente mais antigos e, ao fazê-lo, herdam muitas de suas restrições estruturais.

Colocando a ciência de ponta no contexto do debate cultural, Neurônio da leitura é um guia incomparável para uma capacidade exclusivamente humana.

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Estude sobre neuromarketing

E aí? Gostou das dicas de livros sobre neuromarketing? Essa é uma área muito interessante para todo criador de conteúdo que queira dar um passo além na sua produção e conseguir se conectar cada vez melhor com sua audiência.

Esperamos que tenham gostado do artigo e, caso queiram saber ainda mais sobre neuromarketing, clique no botão abaixo!