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Quem nunca passou por um branco criativo? Ficar sem ideias de posts, para que trabalha com produção de conteúdo, é um problema sério!

Você pesquisa no Google como escapar desse branco, e algumas ideias até vem. Mas infelizmente elas não geram o engajamento que você gostaria, não é mesmo?

Aí você digita no novamente na barra de pesquisa como encontrar ideias de posts que sempre funcionam, e felizmente você chegou aqui!

Então confira uma lista com 10 ideias para produção de conteúdo que sempre funcionam quando se quer ter mais engajamento! Bora conferir?

1. Conte uma história

Os humanos contam histórias há milhares de anos. Acontece que histórias bem elaboradas fazem nosso cérebro liberar oxitocina, um poderoso neuroquímico que nos ajuda a nos sentirmos mais conectados aos outros. 

Pegue esta ideia de post e conte a história de como você começou, a jornada para chegar onde está, o que foi necessário para fazer seu negócio decolar e a difícil jornada para arrecadar dinheiro para sua empresa. 

Você estabelecerá uma conexão poderosa com seu público que pode valer a pena nos próximos anos.

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2. Seja você

Apenas seja você! A maioria dos usuários de redes sociais está na plataforma para interagir com sua família e amigos. Então aja e poste da maneira que você faria normalmente na vida real!

Isso pode permitir que sua marca pareça mais pessoal, ao mesmo tempo em que aumenta o engajamento.

Fãs e consumidores provavelmente apreciarão mais postagens com esse tom de voz do que se sentirem que estão interagindo com robôs.

3. Responda perguntas

Todo produtor de conteúdo devem pensar no marketing como uma grande e incrível seção de perguntas frequentes. Pense nisso!

Por exemplo, se você está respondendo a todos os problemas e perguntas que seus clientes fazem de maneira detalhada e criativa, você será a escolha óbvia quando eles estiverem prontos para comprar! 

De um fator de utilidade e também de uma perspectiva de SEO (ser encontrado no Google), responder às perguntas mais comuns feitas em formato escrito ou visual sempre resulta em um ótimo conteúdo.

Literalmente, compartilhe o que você diz às pessoas todos os dias, para que os clientes possam aprender mais sobre o assunto e também sobre o seu negócio. 

4. Aproveite os 2 mil caracteres

A maioria das pessoas dá um pequeno conselho com uma bela foto e, ocasionalmente, direciona para um blog. 

Isso é bom, mas não é incrível. Você quer contar uma história ou adicionar MUITO valor em uma legenda longa, escrita de forma criativa para manter o leitor ligado. 

Por isso, aproveite ao máximo os 2 mil caracteres permitidos na legenda do Instagram para levar o máximo de informação. Isso faz as pessoas se engajarem mais ao seu conteúdo.

O Instagram “também entenderá” que seu conteúdo é relevante — já que as pessoas passaram mais tempo sobre ele, e entregará a mais seguidores!

5. Publique conteúdo nos bastidores

Agora existem mais anúncios do que nunca. As pessoas odeiam anúncios. As pessoas gostam de ver o que está acontecendo nos bastidores e de conhecer as pessoas por trás da marca.

A ironia é que, quando você publica conteúdo casual, divertido, de bastidores e o promove, na verdade obtém mais engajamento porque não “parece” um anúncio. 

As histórias do Instagram são um lugar perfeito para compartilhar esse estilo de conteúdo, mas você pode compartilhar fotos no Instagram, Facebook, YouTube … você escolhe!

6. Estudos e fatos

Pesquise sobre estudos na sua área de atuação, e apresente isso de forma resumida aos seus seguidores. 

Se você trabalha com marketing por exemplo, pode compartilhar estatísticas sobre coisas como um aumento nas taxas de abertura de bots do messenger. 

Se você usa criptomoeda, pode compartilhar estatísticas sobre tendências de mercado.

Faça um criativo que chame a atenção e publique na sua timeline. Temos certeza que sua audiência vai adorar esse tipo de informação.

7. Memes e GIFs

Outra coisa que todo mundo adora são os memes. Eles são uma maneira rápida, fácil e divertida de injetar um pouco de humor no feed. 

Você pode repassar memes populares de toda a web ou fazer o seu próprio. Mas ao usar eles no seu criativo, quem estiver rolando a timeline vai invariavelmente parar no seu post e ler o que você diz sobre o assunto.

GIFs também são uma maneira muito legal de se destacar no feed. O stop motion parece incrível, mas é difícil de fazer, e os GIFs são uma ótima alternativa.

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8. Publique sobre tendências do setor

Fique de olho nas notícias e nos tópicos de tendência para ver como você pode vinculá-los ao seu conteúdo.

Ou seja, se você conseguir fazer uma postagem incrível, com um conteúdo novo, e um criativo de tirar o fôlego, sempre haverá a chance de você se tornar viral.

Os tópicos populares são definitivamente coisas que as pessoas procuram online, por isso, se os apresentar na sua página, é provável que as pessoas se envolvam com eles.

9. Tenha conteúdo inspirador

Ninguém quer entrar em sua conta e ser bombardeado com negatividade! É por isso que sua página deve ser o mais positiva possível.

Há tantas coisas positivas sobre as quais você poderia postar!

Pode ser suas conquistas, enaltecer a conquista de seus clientes ou parceiros, enfim! Ideias não faltam.

Pode até mesmo usar alguma frase famosa e com base nela preparar um texto linkando o que o famoso disse com sua área de atuação.

10. Compartilhe o conteúdo de outras pessoas

Às vezes, o valor pode ser encontrado em postagens que você não criou. Mas a ideia não é plagiar, mas sim postar o conteúdo como #repost e enaltecer o autor.

Você pode não apenas fornecer conteúdo ainda mais interessante e diversificado, mas também construir relacionamentos com clientes e outras empresas, compartilhando o que eles postam.

Se eles virem você compartilhando o conteúdo deles, há uma chance de retribuírem o favor.

Mas lembre-se sempre de que suas próprias publicações nas redes sociais devem ser a prioridade! Por isso, postar muitas coisas de outras pessoas pode ter um efeito negativo em sua própria postagem.

Produção de conteúdo de destaque!

E aí? Gostou das 10 dicas que trouxemos sobre posts que sempre funcionam? Como profissional da área de produção de conteúdo, essas ideias são sempre bem-vindas.

Por exemplo, aqui na Like mantemos um schedule para cada cliente, que é o seu calendário de publicações que permite que ele possa ter sempre conteúdo envolvente e inédito.

Dessa forma, teremos mais engajamento às postagens e permite preparar com antecedência tudo que será compartilhado nas redes sociais.

Portanto, aplique essas 10 dicas que apresentamos acima para a produção de conteúdo. Mas se quiser mais 30 ideias, clique no botão abaixo e confira uma aula gratuita que nossa boss Rejane Toigo preparou também sobre esse tema!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.