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Influenciadores digitais são os grandes embaixadores das marcas na internet. Contam com acesso instantâneo a milhares (pra não dizer milhões) de seguidores, que fazem fila para consumir tudo o que é compartilhado por eles.

Claro que esse alcance todo tem um custo, e dependendo do influenciador, não é nada barato.

 

“Rê, então influenciador digital é só pra grandes empresas com montanhas de recursos?”

 

Claro que não!

 

Na verdade existe uma categoria de influenciadores bem abrangente (usuários que tenham entre 1.000 e 100.000 seguidores) conhecidos como Micro Influenciadores Digitais.

São pessoas dos mais diferentes estilos e nichos que construíram um following considerável que partilha dos mesmos interesses.

E o melhor: costumam voar fora do radar das grandes empresas, que priorizam os Top Influencers. Por isso o custo que podem gerar caso fechem uma parceria com você é significativamente menor.

 

 

Achou interessante? Veja essas dicas para encontrar os Micro Influenciadores e como se conectar a eles:

 

 

#1 Eles podem já estar entre os seus seguidores

 

Você já experimentou dar uma olhada na sua lista de seguidores? Existe uma boa chance de um micro influenciador JÁ seguir sua marca. 

Promover seu negócio através de alguém que já tenha o interesse genuíno no seu produto será  mais eficaz: sua parceria será muito mais autêntica e tomará menos esforço convencê-los a trabalhar com você.

Uma pessoa que não conheça seu negócio vai tomar tempo e esforço, além do risco de ficarem receosos em formar uma parceria com algo que mal conhecem.

Por outro lado, um fã do seu produto já conhece suas qualidades, e chances são de que ficará animado em participar!

Vamos usar um exemplo de um cliente nosso, a Powerlight Surfboards, para mostrar como você pode encontrar micro influenciadores que já conheçam sua marca:

Primeiro vá até a sua conta e abra sua lista de seguidores. Procure por perfis que te chamem a atenção. O objetivo é achar usuários na faixa dos 1.000 a 100.000 seguidores.  

A foto de um usuário nos chamou a atenção por sugerir que seja um surfista, extremamente relevante para o nosso cliente.

Analisando seu perfil, descobrimos que ele é sim um surfista profissional e tem um following de mais de 4.000 seguidores, além de postar fotos de um lifestyle que tem tudo a ver com a Powerlight.

 

#2 Pesquise nas Hashtags

 

Pode ser que os micro influenciadores nunca tenham ouvido falar da sua marca. Isso não quer dizer que eles não estarão interessados em promover seu negócio, principalmente se fizer parte do leque de interesses deles. 

Você pode identificar possíveis influenciadores através de uma pesquisa de hashtags: isso vai revelar quem já está interessado em produtos ou serviços similares ao que você oferece.

A probabilidade desses usuários estarem abertos a uma parceria com seu negócio é bem maior, além de provavelmente terem acesso à audiência certa, tornando sua campanha muito mais efetiva.

Quando você for pesquisar pela hashtag, use um termo específico. Por exemplo, se você quer atingir uma audiência interessada em alimentação saudável, não procure por “#comida”. Isso vai gerar resultados muito genéricos. Tente “#comidasaudavel” ou “#comidadeverdade”. Assim você limita os resultados e encontra quem é realmente relevante.

A busca vai gerar uma lista com os Top Posts relacionados à hashtag, que normalmente são os posts com mais likes.

Clique em qualquer um e veja quem é o usuário responsável por sua postagem. A ideia é encontrar qual usuário seria um perfeito micro influenciador para sua marca. 

Você consegue isso analisando o número de followers e o tipo de postagens que os usuários encontrados normalmente compartilham.

 

#3 Encontre Blogueiros Locais

 

Essa dica é boa especialmente se seu negócio é limitado a uma certa área ou localidade.

Realize uma busca no Google com os termos “blogueiro(a)” + o nome de sua cidade ou área. 

Se você quiser uma busca mais específica e relacionada ao seu negócio, adicione uma palavra chave. Se você possui uma loja de roupas femininas, tente pesquisar por “blogueira de moda”, por exemplo.

Olhe através dos resultados e entre nos blogs mencionados. Analise se o conteúdo é compatível com o que você deseja promover para sua audiência alvo. Se encontrar algum que você ache que tem tudo a ver com sua marca, entre em contato!

Se o seu negócio não atinge um público de outras áreas, engajar com um micro influenciador de fora da sua localidade não será muito efetivo, pois seus leitores dificilmente terão acesso aos seus produtos.

Por outro lado, um blogueiro local que atinja pessoas que convivem ao redor de seu negócio torna todo o processo de promoção muito mais eficaz.  

 

#4 Use Ferramentas Online

 

O processo de buscar por usuários relevantes pode ser bem longo e cansativo, além de ser baseado apenas na observação: o que pode não ser muito confiável. Também omite outras informações que podem ser importantes, como número de replies que um usuário gera, por exemplo.

 

 

Existem ferramentas que podem otimizar esse passo e nos dão uma visão muito mais ampla dos usuários, como o Buzzsumo, Klear e o Ninja Outreach. Cada uma dessas ferramentas pode salvar um tempo valioso que pode ser empregado em outros aspectos da sua estratégia de marketing.

Com o Buzzsumo, por exemplo, você pode pesquisar influenciadores por palavras chave e classificar os resultados de acordo com o que você procura: pessoas regulares (micro influenciadores), influenciadores, blogueiros, por alcance (número de seguidores) ou por engajamento com seu público (replies).

O legal é achar um equilíbrio entre alcance e engajamento. Usuários com um número de followers considerável e que incentivem a interação dentro dos seus canais = bingo!

 

E como me conecto a eles?

Quando tiver os contatos dos micro influenciadores, parta para a mão na massa. Você precisa construir um relacionamento com eles. Para isso:

  • Não envie mensagens genéricas. Demonstre que você realmente se interessou pelo seu perfil ou blog.
  • Deixe claro por que você acha que ele tem tudo a ver com a sua marca

Se você for do ramo de restaurantes, por exemplo, pode convidá-lo a conhecer o local, oferecendo um free drink ou sobremesa. Se for dono de uma loja de produtos naturais, por que não enviar algumas amostrinhas de produtos? Ou quem sabe divulgue o trabalho do influenciador em sua página, linkando ele ao seu produto.

Independente do seu setor, existe uma maneira de se conectar. Solte a criatividade!

E para descobrir que existem formas de influenciar o seu cliente a comprar o seu produto, assista esse vídeo!

 

 

 

Se as dicas foram úteis, compartilhe com quem vc acha que vai gostar de saber disso também!

Um beijo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.