Você está visualizando atualmente Como o Social Media deve negociar com o cliente?

Quer aprender como o social media deve negociar com o cliente? Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente para aqueles que estão iniciando na área.

Mas é preciso deixar claro desde já que essa negociação é um fator fundamental para que o profissional possa ser valorizado.

E mais que apenas negociar bem um contrato, é preciso oferecer um produto que seja realmente atrativo, por meio de uma estratégia de conteúdo bem elaborada.

Ficou curioso e quer saber como o social media deve negociar com o cliente? Então o artigo abaixo é para você!

A lição da carta de vinhos

Um dos princípios da negociação podemos aprender com a carta de vinhos. Uma grande parcela de pessoas não entende muito de vinhos.

E quando vai em um restaurante e recebe a carta de vinhos, fica inseguro em fazer uma boa escolha. Para evitar isso, se baseia pelos preços.

Ao olhar a lista, considera os de menor valor como inferiores em termos de qualidade. Acham que é muito ruim, e por isso custam barato.

Em contrapartida, sabem que o de maior valor devem ser os melhores, e por isso possuem o preço mais caro na carta.

Desse modo, optam pelo que estão no meio — nem os mais baratos, nem os mais caros.

Essa é a percepção que muitos clientes têm também num processo de negociação de valor de contrato. Se o valor é muito baixo, consideram que o serviço que será entregue será ruim — e por isso é barato.

Em contrapartida, se o preço é o mais elevado, consideram que será um serviço de excelência, e que se é caro, é porque é muito bom.

Nesse sentido, é fundamental conhecer qual a ancoragem de preço do cliente. Qual valor ele está disposto a pagar para ter a solução que precisa.

Conseguindo essa informação, fica mais fácil elaborar um orçamento que faça o cliente fechar, sem ser o mais barato e permitindo que você possa realmente ter lucro com seu trabalho como Estrategista Digital.

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Tenha confiança no que faz

Outro ponto importante no momento da negociação de valor de contrato com o cliente é ter confiança no que faz. 

Quando se tem essa certeza de que você é bom no que faz, transmite também mais confiança ao cliente de que executará um bom trabalho.

Mas para ter essa confiança, você precisa saber que a estratégia que vai elaborar, o conteúdo que será produzido, vai ajudar o cliente a vender, ou seja, ajudará a pessoa a ganhar mais dinheiro. 

É por isso que quando se vai para uma negociação com o cliente, deve-se ir empoderado de conhecimento. Ter certeza que você é o melhor naquilo que está querendo vender.

Isso proporcionar um fechamento de venda muito mais certeiro!

Quebra as objeções

O próximo passo é quebrar as objeções, explicar o que fazemos, qual será nosso projeto, nossa estratégia, e como vamos resolver os problemas dele.

Se for uma estratégia de conteúdo, vamos explicar cada detalhe que será levantado, o DNA, personas, linhas editoriais, entre outros.

Vamos explicar também quem são seus concorrentes, que são todos que estão no mercado vendendo seu mesmo produto ou serviço. Não importa se é na mesma cidade ou em outra região do país. São seus concorrentes no mercado digital.

Explicamos também como é nosso schedule, como é nosso calendário de conteúdos, qual é a programação de conteúdo que será executada na estratégia dele, e que ele precisará alguém para executá-la.

Na nossa estratégia estarão todos os canais digitais que o cliente queira, com um calendário completo para ele usar.

Além disso, aqui na Like todas as nossas estratégias para médicos — na qual somos referência — são embasados na ciência. 

Todos os conteúdos têm uma base científica, e não são apenas de opinião do médico. Isso gera um diferencial, dá mais autoridade para o profissional e mais credibilidade para aquilo que ele está comunicando.

E mais que isso: nós transformamos aquele estudo científico em um texto numa linguagem de fácil entendimento. 

É por isso que é importante também saber nichar, escolher uma área e se aprofundar na área. E com base nisso, mostrar o seu diferencial.

Dessa forma, chegará mais embasado nas reuniões de negociação e terá mais confiança naquilo que está oferecendo ao cliente.

Tenha uma cereja do bolo

E por fim, para uma boa negociação do valor de contrato com o cliente, tenha uma “cereja do bolo” para conquistá-lo. 

Essa cereja é algo único, que será só dele. Pode ser uma identidade visual, uma organização do feed, um plus na estratégia… E quando há esse apelo visual, você conquista o UAU do cliente e fecha negócio!

Além disso, cada estratégia tem sua individualidade, de acordo com o objetivo único de cada cliente.

Por isso, jamais apresente uma estratégia de outro cliente. Deixe claro a importância da individualidade e do sigilo, e que o próprio cliente não gostaria que sua estratégia fosse mostrado para outros. 

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Se torne um estrategista digital

Como viu, o processo no qual o social media deve negociar com o cliente é complexo, e requer também conhecimento sobre técnicas de negociação.

Ou seja, mais que apenas saber produzir uma estratégia de conteúdo e saber vender, um social media que se destaca no mercado também sabe negociar contratos com o cliente, usando técnicas infalíveis.

E se você quer aprender tudo isso, e saber como o social media deve negociar com o cliente, clique no botão abaixo e se inscreva no nosso curso “Criadores de Conteúdo”. Lá você vai aprender tudo isso, e muito mais!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.