Você está visualizando atualmente Dicas importantes para o contrato entre social media e cliente

Um dos pontos mais importantes na relação entre social media e cliente é a formalização dos termos e condições em contrato. 

Deixar de fazê-lo está entre os principais erros que um social media pode cometer e que não lhe dará segurança alguma de receber pelos seus trabalhos. 

E para o cliente também é uma segurança de que o trabalho será executado de acordo com o que foi combinado.

Ou seja, é um documento fundamental para ambas as partes e que, apesar de burocrático, tem um valor inestimável.

No artigo abaixo, damos dicas importantes do que constar no contrato. Bora conferir?

A importância de um contrato

Antes de falar sobre o que deve constar no contrato entre social media e cliente, vamos entender um pouco mais sobre sua importância.

Ao fazer qualquer tipo de trabalho, é importante ter um contrato. Claro, pode parecer um pouco assustador para um iniciante mergulhar no jurídico, mas os contratos não precisam ser assustadores. 

Eles podem ser tão simples quanto um documento em linguagem simples que descreve os negócios gerais entre você e o cliente. 

Entre as razões desse documento, podemos citar:

  • Os contratos fornecem um documento escrito que descreve a compreensão total da relação comercial e o escopo do trabalho, de forma que ninguém possa alegar qualquer mal-entendido no futuro.
  • Eles especificam exatamente quais direitos estão sendo adquiridos e quais direitos você está retendo.
  • São vinculativos e legalmente aplicáveis
  • Protegem você e o cliente.
  • Estipulam como e quando você será pago, o que precisa para acionar esse pagamento e quais recursos você tem se o cliente o endurecer.
  • Eles minimizam o risco.

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O que deve constar no contrato?

Como mencionamos, o contrato é o documento que vai proteger o social media e o cliente caso ocorra uma divergência no futuro. E por isso, é preciso que ele tenha regras claras. As principais são:

Volume de conteúdo a ser produzido

É fundamental que no contrato esteja descrito o volume de conteúdo a ser produzido. Isso inclui quantos posts, quantos stories, quantos Reels, quantos IGTVs, e entre várias outras atividades que você vai desempenhar como social media. 

Data do pagamento

Esse é outro ponto muito importante que deve estar descrita no contrato. E no caso do social media, ele recebe o primeiro pagamento assim que o contrato é assinado. Essa cobrança antecipada tem como objetivo de proteger o social media caso não venha a ser pago, já que ele não apagará posts depois que já produziu. 

Tempo de vigência do contrato

Esse é outro ponto fundamental para constar no documento. Ele determinará por quanto tempo o trabalho será executado. E ele pode ser de três meses, seis meses, e ter como cláusula a renovação automática por igual período. Ou seja, não precisa fazer um contrato longo já de início, basta constar a renovação automática.

Cláusula rescisória

A cláusula rescisória é elencar quais os motivos que o contrato pode ser encerrado antes do tempo. Ele pode ser para ambas as partes, e também permite que tanto o social media, quanto o cliente, tenham segurança para não ficar ninguém na mão, já que é importante deixar claro que a notificação do fim do contrato deve ser feita com 30 dias de antecedência. Isso permite que todos possam organizar sua vida.

Direitos autorais

Uma cláusula bastante importante é sobre a propriedade do conteúdo. E nesse caso, cabe colocar no contrário que a propriedade das imagens e dos textos é do cliente, já que ele contratou o social media para produzir o conteúdo e o pagou por isso, logo ele passa a ter a propriedade total desse material.

Aprovação dos materiais

Determinar em contrato como será a aprovação dos materiais também é um item importante. Ele descreverá como será a aprovação antes do material ser publicado, elencando prazos, número de alterações, entre outros. 

Atualização de valores

E por fim, não pode faltar no seu contrato entre social media e cliente uma cláusula sobre atualização de valores. Ele determina quando os valores serão corrigidos, e por qual indicador. Afinal de contas, atualmente temos a inflação no Brasil e a atualização dos valores faz parte do processo para que o social media siga recebendo um valor condizente pelo seu trabalho.

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Tenha sempre total segurança

Como fica claro no artigo acima, o contrato é mais que um mero documento formal. Ele é uma segurança para garantir seu trabalho, e também ao cliente de o que ele contratou será entregue.

Ou seja, é algo que é essencial para ambas as partes e que dará ao trabalho mais profissionalismo e regras, evitando pedidos inusitados ou que não haviam sido combinados.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.